Loja Online de Moda e Casa Decoração

Showroomprive - Cobrança indevida de custos de devolução

Patrícia Alexandra Conceição Dinis
Patrícia Dinis apresentou a reclamação
14 de janeiro 2022
No dia 02/11/2021 realizei uma encomenda de roupa da marca SMF pela empresa Showroomprive. Recebi a encomenda a 27/11 de 6 artigos e verifico que dois conjuntos encomendados tinham sido enviados de forma incompleta, uma vez que apenas vieram as blusas (faltava uma saia e uma calça) e uma terceira peça encomendada era um body em vez de uma blusa encomendada. Peço no mesmo dia a devolução, dando o motivo (de acordo com a lista pré-definida da showroomprive) de que me tinham enviado artigos incompletos e um artigo diferente do que tinha encomendado. A devolução foi aceite sem custos de devolução, uma vez que existiam artigos não conforme/incompletos.
No dia 27/12 solicitei um ponto de situação da devolução à showroomprive, pois já tinham passado mais de 14 dias sem qualquer resposta. Após várias emails enviados, recebo resposta no dia 06/01 informando que descontariam os portes de envio ao valor de reembolso uma vez o meu motivo não era válido e que teria de enviar fotos a comprovar. Eu enviei vários comprovativos para a Showroomprive, que foram todos ignorados. E nem previsava de o fazer, porque declarei e declaro que prestei informação verdadeira, não admito que invoquem que prestei informação falsa sem qualquer explicação ou comprovativo. No entanto, apenas responderam que não podiam fazer nada, que não podiam reencaminhar o processo para a verificação para me ser dada uma explicação porque precisam de fotografias dos artigos, mas eu enviei várias fotografias a comprovar o que digo e a showroomprive tem as peças devolvidas onde pode comprovar que estão incompletos os conjuntos e que é um body e não uma blusa. Sinto-me enganada, porque a showroomprive demorou muito a dar resposta da devolução, eles próprios indicaram que não teria custos da devolução, o reembolso foi efetuado após 5 semanas e o pior não são os 6,5 € descontados, mas estarem a dizer-me que prestei informação falsa, sem comprovarem, nem considerarem o contraditório. Não admito, não posso aceitar. Devia ter recebido a devolução passados 14 dias, esperei e questionei. Sou cliente há alguns anos e agora estão a enganar os clientes porque motivo? Por causa da concorrência? Por causa da crise? Se eu tivesse a indicação de que a devolução seria paga, teria feito o cancelamento de toda a encomenda em tempo útil e acabava-se a questão. A Showroomprive não pode transferir para o cliente os seus erros, fazer acusações infundadas e descontar dinheiro desta maneira, porque não fazem o seu trabalho atempadamente e com rigor. Pretendo que me seja devolvido o montante total das peças devolvidas, porque não têm qualquer motivo válido para alegar que fiz declarações falsas. Não reconhecia na Showroomprive esta falta de profissionalismo, rigor e verdade. Apelam ao consumidor na televisão e não deviam pautar-se por estes princípios e falta de transparência.
Data de ocorrência: 6 de janeiro 2022