SIC
SIC Marca do Mês
Marca do Mês
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
99,8%
Taxa de Solução
70,9%
Média das Avaliações
41,1%
Taxa de Retenção de Clientes
42,6%
Prémios e distinções
Marca do Mês
Ranking na categoria
Sociedade Independente de Comunicação, SA

SIC - Informação transmitida de forma incorrecta

Sem resolução
Paulo Lopes
Paulo Lopes apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2019

Na peça apresentada no jornal da tarde de 07-02-2019, em que tratava o assunto da realização das queimadas, chamo a atenção à designação que é dada às práticas de queimada e de queima, pois não significam o mesmo e diferem muito na forma em como estas podem ou devem ser feitas e na necessidade de cedência de autorização das respectivas autoridades competentes.

Em toda a peça as imagens apresentadas estavam associadas à praticada da queima, identificando-a, no entanto, como queimada, de forma escrita e verbal.

Por favor, peço que atentem às respectivas definições identificadas no diploma legal associado (DL 124/2006):

«Queima» o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração, cortados e amontoados;

«Queimadas» o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho, sem que os mesmos tenham que estar amontoados.

No essencial e em relação a este ponto, o que alterou com este novo de diploma (DL 14/2019, que altera o DL 124/2006), foi a obrigatoriedade de se proceder a uma mera comunicação prévia à autarquia local para a realização da prática da queima, enquanto que as obrigações associadas à prática da queimada mantiveram-se praticamente inalteradas, como seja, necessidade de comunicação, aprovação e de acompanhamento de pessoa competente durante a realização da queimada.

Em suma e dado o elevado impacto que a comunicação social tem sobre a forma em como a informação é transmitida à população, estes tipos de lapsos praticados de forma constante não podem ser aceitáveis, pelo que devem utilizar o termo de queimada de forma correcta e assertiva, pois leva a confusão sobre a sua aplicabilidade e à criação de falsos juízos de valor sobre esta prática por toda a comunidade.

Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2019
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.