SIC

André
André apresentou a reclamação
17 de fevereiro 2019

Boa Noite

Queria mostrar o meu enorme desagrado pela reportagem que acabo de ver no jornal da noite de dia 17/2 sobre vegetarianismo e veganismo.
Após ver esta reportagem, as minhas grandes reclamações passam pela falta de contraditório com que este assunto foi abordado e logo uma consequente perda de impacialidade, pois o que poderia ser uma excelente reportagem de esclarecimento sobre este fenómeno tratou-se de apenas de mais uma campanha pró-vegetariana/vegan.

Tendo a SIC como um modelo de meio de comunicação independente e tentando ser o mais concreto na minha análise, pretendia o vosso esclarecimento sobre os pontos abaixo:

1) Se pretendiam apresentar esta nova forma de alimentação, porque não foram validados os pressupostos em que a mesma assenta? Não devia para isso terem sido usados dados das organizações mundiais de saúde (que continuam a recomendar o consumo de carne e lácteos), em vez de dados facultados pela Associação de Vegetarianos?

2) Foram referidos sempre como factos os "estudos", os "documentários" e as meras opiniões dos entrevistados mas não houve nada de verdadeiramente cientifico sobre as questões dos impactos na saúde humana, no meio ambiente e da tão falada busca pela ética; Como órgão isento, penso que o tema tinha a obrigação de ter sido mais analisado e aprofundado nestes campos, pois todas estas áreas são bastante discutiveis do ponto de vista cientifico e têm vindo a sofrer fortes campanhas de desinformação nas redes sociais.

3)Questiono também qual a razão porque não foram chamados a esclarecer os espectadores alguns elementos da produção animal profissional em Portugal, dando assim a possibilidade de mostrar a real forma de trabalhar destes sectores, de forma a esclarecer e desmistificar algumas questões de saúde, ambientais e de ética; Desde da produção de lácteos à carne.

4) Por fim, seria também importante apresentar o que são os "lobys das sojas" nos mercados mundiais e perceber também qual o seu impacto para o planeta, os impactos que teriam as suas importações massivas, mostrar todos os quimicos envolvidos no processo da "alimentação saudável" e apresentar questões como a real pegada de carbono destes produtos que em 90% das vezes vêm do outro lado do mundo.

Contando com a vossa melhor atenção sobre este assunto e na certeza que os vossos principios são por certo informar de forma isenta e clara toda a opinião pública, fico à vossa disposição para o que entenderem necessário e com a esperança que esta reportagem possa ter um 2ºcapitulo que esclareça estas questões.

Obrigado

Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2019