Carlos Manuel da Silva Rosa

Silverland - Artigo com defeito

Sónia Cristina Louzeiro da Palma Raposo
Sónia Raposo apresentou a reclamação
2 de janeiro 2023
No dia 11 de Dezembro, foi comprada nesta loja uma pulseira da marca Nomination. Como foi prenda de natal, so comecei a usar dia 24. Apos 5 dias de utilização, esta começou a perder em algumas peças o banho que tem.
Dirigi-me á loja para efetuar a troca da mesma, uma vez que a lei prevê, que dentro dos 30 dias o bem/artigo caso apresente defeito, que seja feito de imediato a troca ou a devolução do dinheiro. No meu caso apenas queria a troca.
Tenho outra igual, com mais tempo de uso que esta "impecável"
No entanto a loja recusou-se a fazer a troca. dizendo que a mesma tem de ir para analise, para Itália.
Que é o procedimento deles! Negando-me assim um direito que tenho por lei
Ao contrário do previsto no Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de abril, na sua redação atual, que não estabelecia qualquer hierarquia de direitos em caso de não conformidade dos bens - reconhecendo ao consumidor um direito de escolha entre a reparação do bem, a substituição do bem, a redução do preço ou a resolução do contrato - o presente decreto-lei incorpora a solução da Diretiva que aqui se transpõe, a qual prevê os mesmos direitos, embora submetendo-os a diferentes patamares de precedência. Trata-se, pois, de matéria sujeita ao princípio da harmonização máxima, que impede o legislador nacional de divergir da norma europeia.

Neste enquadramento, em caso de não conformidade do bem, o consumidor tem o direito à «reposição da conformidade», através da reparação ou da substituição do bem, à redução do preço e à resolução do contrato, estabelecendo-se as condições e requisitos aplicáveis para cada um destes meios.

No quadro de um novo mosaico da UE de proteção dos direitos do consumidor, consagra-se, no presente decreto-lei, a possibilidade de o consumidor optar diretamente entre a substituição do bem e a resolução do contrato, sem necessidade de verificação de qualquer condição específica, quando esteja em causa uma falta de conformidade que se manifeste nos primeiros 30 dias a contar da entrega do bem.

Eliminou-se ainda a obrigação que pendia sobre o consumidor de denunciar o defeito dentro de determinado prazo após o seu conhecimento, restabelecendo-se a inexistência de obstáculos ao exercício de direitos de que o consumidor dispõe durante o prazo de garantia dos bens.

Por outro lado, estabelecem-se obrigações a cargo do profissional quanto ao prazo de reparação, à recolha e remoção dos bens para reparação e à devolução do preço pago em caso da resolução do contrato.
Data de ocorrência: 30 de dezembro 2022
Silverland
19 de janeiro 2023
Posto isto, irá ser enviado orçamento para a devida reparação.

Mais informamos que:

Segue transcrição da informação da marca:
“Os trabalhos que prevêem revestimento em ródio, douramento e revestimentos PVD são exclusos da garantia, ... Portanto, não deve ser considerado defeito de fabricação a perda de cor derivante da utilização não apropriada de produtos caracterizados dos trabalhos supramencionados…”

Cliente dirigiu-se a loja no dia 30/12/2022 a exigir a troca do artigo adquirido pela sua filha, para oferta de Natal. Apos analise da peça verifica-se que a mesma apresenta manchas bastante acentuadas como se tivesse estado em contacto com produtos químicos. A cliente foi informada de que não procedemos à troca de artigos já usados e danificados, tendo sido também informada dos cuidados a ter com este tipo de peças. Foi ainda informada que a loja iria proceder ao envio da peça à assistência técnica da marca para verificação da causa (defeito de fabrico ou má utilização) do problema apresentado. A confirmar-se defeito de fabrico, a peça seria então trocada. A cliente recusou a solução que lhe foi apresentada e continuou a exigir a troca imediata do artigo, dando origem à presente reclamação.
Cabe á marca, apos testes á peça, confirmar/decidir se a mesma foi utilizada em contacto com alguma substância que a danificou ou se a mesma tem algum defeito de fabrico.
Não estando a loja provida dos equipamentos necessários para fazer essa mesma análise não nos é possível confirmar se a mesma tem defeito pelo que a peça foi encaminhada para os seus representantes para a dita analise.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Resposta da Assistência técnica da Marca Nomination.
"Após análise do artigo e de acordo com as diretrizes/procedimentos instituídos pela marca Nomination, os danos apresentados na pulseira são decorrentes da sua utilização e não defeito de fabrico.
Posto isto, irá ser enviado orçamento para a devida reparação.
Mais informamos que:
A marca NOMINATION disponibiliza ao consumidor toda a informação necessária relativamente à garantia e cuidados a ter com as joias. www.nomination.com/pt_en/guarantee-and-care-instructions"
Segue transcrição da informação da marca:
Sónia Raposo
3 de fevereiro 2023
Se fosse ma utilização, estaria nas peças todas, não é o caso!
Acho inacreditável, que para reparação, cobrem 38 euros, quando a pulseira custou 36euros.
O problema, não é má utilização, porque não teve. O problema foi o banho que lhe deram, que não foi bem feito.
Porque desde que fui levantar a minha pulseira, tenho feito tudo com ela, ou seja o que não tinha feito ate aqui, tomar banho, ate perfume já pus. E as peças que estavam boas, continuam boas! Estranho, mas enfim! Estamos em Portugal onde as leis não servem para nada, nem as garantias. Perdem um cliente, mas deve ser uma coisa que não incomoda, pois devem ter muitos.
Sónia Cristina Louzeiro da Palma Raposo
Sónia Raposo avaliou a marca
2 de abril 2023

Nao recomendo, pois a forma como o cliente é tratado….. a peça claramente tinha defeito, e não quiseram assumir, pois já comprei outra igual noutro lado e está perfeita. Não devem precisar de clientes, é a conclusão que chego.

As lojas que vendem a marca nomination nunca se responsabilizam pelas peças.
Também reclamei uma pulseira dentro da garantia e informaram logo que era desgaste.
Acho que não têm formação para tratar de outros assuntos que não seja vender. A loja em questão é "Beloura" no Oeiras Park.
É não comprar mais este tipo de artigo e voltarmos a comprar ouro ou prata que nunca perde valor.