Automóveis - Marcas

Exposição e reclamação SKODA

Tiago Martins
Tiago Martins apresentou a reclamação
22 de junho 2017

Eu sendo proprietária de uma viatura de marca Skoda Octavia 1.6 TDI, venho por este meio, mui respeitosamente expor a Vcª Exª o seguinte:

Sou proprietária da viatura supramencionado desde que a mesma saiu do stand, uma vez a ter comprado nova, pelo que sempre efectuei todas as revisões e manutenção necessária e atempadamente na marca, conforme pode ser constatado na ficha de cliente Skoda.
Recentemente e mais precisamente no mês de Março do presente ano, quando realizei a revisão dos 120.000km, fui informada que a minha viatura estava englobada nas viaturas com necessidade de efectuar actualização de Software, pelo que no pretérito dia 9 de Junho de 2017 (sexta-feira), no período da tarde, foi efectuada a acção de chamada e a respectiva actualização de Software.

É de salientar que a segundo me foi informado na oficina, a actualização ocorrera sem qualquer incidente e estaria apta a circular, normalmente.

Qual o meu espanto que durante o exercício da condução de imediato me apercebi que a viatura deixara de se comportar como era normal, mais precisamente: Deixou de responder quando o acelerador era calcado, principalmente em rotação mais baixa, perdia força e potencia constantemente principalmente em estradas com declive, mesmo este não sendo acentuado e ainda com engasgos repetitivamente.

De imediato imobilizei a viatura junto a minha residência durante todo o fim de semana e no dia útil seguinte (12 Junho 2017), desloquei-me ao concessionário onde expus toda a situação e me foi informado que provavelmente a viatura ainda não teria assumido completamente as alterações sofridas e o respectivo sistema de regeneração ainda estaria assimilar as novas funções.

Realço ainda que a viatura foi testada na via pública pelo respectivo responsável de mecânica, constatando alguns dos factos anteriormente narrados.

Uma vez eu ter informado que no dia 16 Junho 2017 ir fazer uma viagem de aproximadamente 250 km, o funcionário da oficina, salientou que era o ideal e dessa forma a viatura iria assimilar todas as alterações efectuadas com a respectiva acção à qual tinha sido sujeita.

No dia 16 de Junho de 2017, quando me encontrava em viagem, a viatura para alem de se manter com as mesmas anomalias já anteriormente detectadas e transmitidas á oficina oficial, desligou-se em pleno exercício da condução, pondo em perigo a minha integridade física, bem como de todos os utentes da via pública.

De imediato consigo imobilizar o carro em segurança junto à berma da estrada e acciono assistência em viagem afim da viatura ser removida e transportada para a oficina.

Dando entrada em oficina a viatura foi analisada, tendo eu sido informada que se tratava de uma anomalia já detectada aquando da actualização segundo informação SIVA, avaria essa do RADIADOR da EGR.

Agora eu SOLICITO A SEGUINTE RESPOSTAS A MINHA QUESTÃO?

SE A AVARIA JÁ TINHA SIDO DETECTADA, NÃO DEVERIA EU TER SIDO INFORMADA DESSE FACTO IMEDIATAMENTE PELA OFICINA?

Sim deveria ter sido informada de imediato!

Provavelmente porque não fui informada?

Não o fui informada porque essa avaria não foi detectada em oficina quando a actualização foi efectuada, sendo agora de uma forma astuciosa e enganosa para o cliente assumir os custos que a respectiva marca descarta de todos os efeitos/defeitos e consequências desta pouca vergonha da acção de chamada para a actualização.

A minha viatura sempre foi seguida e acompanhada atempadamente na marca, nunca me dando qualquer tipo de problema, sentindo-me assim completamente satisfeita com a viatura por mim adquirida, certo é que após as alterações já não posso dizer o mesmo e inacreditavelmente vejo a SKODA a descartar-se de todas as responsabilidades, não assumindo as mesmas.
Sei através de terceiros, da comunicação social e de fóruns oficiais SKODA, nacionais e internacionais de que estas anomalias estão mais que sinalizadas e são do conhecimento do grupo VW, estando a existir enumeradas queixas sobre essas anomalias.

Peço desta forma um devido esclarecimento de todos os factos.

Data de ocorrência: 22 de junho 2017
12 de setembro 2017

Olá a todos os consumidores que possam ler esta reclamação e estar a passar pelas consequências da suposta atualização.

Somos muitos...
Junte-se ao grupo "Clientes do Grupo Volkswagem Diesel - Escandalo das emissões" e à página "Volkswagen Dieselgate - Fraude Emissões"
Pode ver o testemunho de outros consumidores afetados e soluções alcançadas.
Existem garantias que o Grupo Volkswagen está a omitir nas reparações efetuadas, incutindo ao proprietário, ilegalmente, os custos das mesmas.