Automóveis - Marcas

Volkswagen - Ação de chamada

Rui Lousão
Rui Lousão apresentou a reclamação
23 de agosto 2022
No passado dia 26 de julho deixei a minha viatura na oficina Santiago de Alfragide para a realização da ação de chamada 23R7, depois de receber uma carta da Siva para a realização da mesma. No mesmo dia, depois de concluírem a ação, fui buscar o carro e dirigi-me para casa, que fica em Alfragide. No dia 27 de manhã quando sai com o carro noto que ele liberta muito fumo branco e acendeu a luz da resistência por algum tempo e não voltou a acender. Dia 28 dirigi-me novamente á oficina Santogal em Alfragide, para questionar o porquê disto estar á acontecer, visto o carro estar a funcionar sem problema e depois da ação de chamada acontecer o carro estar com fumo branco a sair do escape, o funcionário, que era chefe de oficina, diz-me que o problema que o carro tem não tem a ver com a ação e que o mais provável é a avaria ter surgido depois do carro sair da oficina, dando como exemplo uma pessoa ir ao médico e ter um avc depois de sair do médico, ora a probabilidade de o problema se dever á ação em meu ver é clara, o carro funcionava na perfeição e sai da oficina numa situação que não tinha antes, é fácil para a oficina dizer que o problema surgiu depois de sair da oficina. Dizem ainda que eu não era obrigado a fazer a ação, ora se recebo uma carta a dizer que o carro podia não passar na inspeção se não fizesse a mesma, parece-me óbvio que qualquer pessoa o faria.
Disseram-me para deixar a viatura para verem o que se passava mas insistindo sempre que o problema surgiu depois de o carro sair da oficina, dizem-me ainda que para a realização do teste na máquina o carro não podia estar com o gasóleo na reserva pois a máquina exigia um mínimo de gasóleo, concordei que na oficina colocassem gasóleo para a realização do teste. Deixei a viatura e passadas algumas horas ligam-me para ir buscar o carro e que o problema é do turbo, diz-me o senhor que ligou, que ao colega “parece-lhe” ser problema do turbo sem mais explicações da oficina. Perguntei quanto tinha de pagar pelo gasóleo que meteram para a realização do dito teste, e dizem que não foi preciso fazer o teste e insistem que o problema surgiu depois de o carro sair na oficina e que é coincidência ser depois de fazer a ação de chamada.
Dia 30 levei o carro a uma oficina e paguei para fazerem um teste de diagnóstico ao carro, e o resultado não foi problemas no turbo mas antes nos injetores.
Parece claro que o problema se deve á ação de chamada realizada pela Santogal, o carro antes não tinha qualquer problema e sai da oficina com uma situação nova que é a saída de fumo branco pelo escape, o que se espera quando o carro sai da oficina é que saia pelo menos como entrou e não com problemas novos. Também me parece pouco provável fazerem a ação de chamada e o sistema nem antes nem depois, alertar para problemas que o carro tenha.
Data de ocorrência: 26 de julho 2022