Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
Volkswagen34.3
SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA

Volkswagen - Alteração de performance do carro após acção de campo 23R7 na Caetano Setúbal

Ana Catarina Vicente
Ana Vicente apresentou a reclamação
11 de maio 2018

Gostaria de saber se a SIVA vai dar alguma resposta..
É uma vergonha os vossos serviços, já faz dois meses e tal que fiz a reclamação, pediram a matricula num email e até hoje não obtive resposta e o carro continua nas condições que mencionei...

Volto a fazer a reclamação e para a semana volto a OFICINA, para reclamar diariamente no livro até ter uma resposta.

Venho por este meio apresentar uma queixa que visa a entidade SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA

No dia 16/10/2018 meu Volkswagen Polo 1.6 TDI de 90cv com 175389km poucos dias depois de ter sido submetido à acção de campo 23R7 para regularizar as emissões de Óxidos de Azoto (caso popularmente conhecido com Diesel Gate) na Caetano Drive em Setúbal.

O veículo em questão foi comprado em 2010 novo e nunca teve outro proprietário. As revisões foram sempre feitas dentro do tempo estabelecido pelo plano de assistência da Volkswagen. Até à data da referida acção de campo, a performance do veículo manteve-se constante em termos de ruído, vibrações, potência e tempo de resposta de aceleração, estando por isso plenamente satisfeita.

Após a acção de campo 23R7 noto diferenças abruptas no comportamento e performance do carro, que passo a descrever:
1- Ruído do motor mais elevado e com um som mais metálico.
2- Logo após a ignição (estando o motor à temperatura ambiente), a vibração do motor em ralenti é inconstante. O motor vibra com maior amplitude. Esta vibração transmite-se para dentro do habitáculo. Este estado do motor mantém-se durante aproximadamente 2 minutos, voltando depois ao estado normal.
3- O motor perdeu potência. Tal é claramente notório a baixas rotações (abaixo de 2000 RPM). A aceleração decresceu drasticamente notando-se com evidência que o tempo de resposta ao comando do acelerador diminuiu. Isto acontece de tal forma que é difícil progredir em plano inclinado e realizar ultrapassagens em segurança.
4- Consumo mais elevado.
5-O Carro a trabalhar parado, apresenta consumos de 29l/100km que posso comprovar com vídeos de depois da intervenção, ele apresenta um aumento de consumo constante e só reduz quando arranco.
6- Já me desloquei seis vezes ao STAND Caetano Setúbal e que o carro foi ligado a maquina e comunicaram com Vocês, e voçês dizem que os valores estão normais como tal pode ser possível se o carro apresenta os problemas que antes descrevi e continua na mesma.

No certificado que me foi entregue pela Volkswagen após a acção de campo pode ler-se: “Para além disto, a Volkswagen AG assegura que não se verificarão quaisquer consequências negativas a nível do consumo de combustível, das emissões de CO2, da potência e do regime do motor e que todos os valores do automóvel relevantes para a Homologação tipo se manterão inalterados.”

Considero que, conforme já mencionado, ocorreram alterações na performance do veículo em questão após a acção de campo 23R7. Considero também, que aquilo que a Volkswagen AG assegura no parágrafo supracitado não se verificou no meu caso. Assim sendo, pelas referidas razões sinto-me lesado pela SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA e pretendo que ao meu veículo seja restituída a performance e comportamento que o mesmo apresentava antes da acção de campo.

Data de ocorrência: 11 de maio 2018