Automóveis - Marcas

Emanuela Pires Alves
Emanuela Alves apresentou a reclamação
3 de abril 2018

Boa tarde

Eu, proprietária do veículo Golf 1.6 Trend 77 fTDIM5F, venho por este meio apresentar queixa contra a Volkswagen por danos na minha viatura após atualização de software.
Tenho o carro desde 2013 e para mim era "perfeito" nunca me deu problemas, nunca avariou, nunca esteve envolvido em nenhum sinistro, só fez as revisões previstas, na altura da aquisição fazia grandes distâncias mensalmente mas depois de me mudar passou a ser um carro de "cidade" com apenas algumas viagens mais longas pontuais.
Recentemente dirigi-me à Car W (Volkswagen de Castelo Branco) para realizar a atualização "legalmente obrigatória" (entre aspas porque estou a citar o que me disse um representante da marca após contacto telefónico), na altura não fui informada de qualquer contra-indicação com esta operação ou para estar atenta a sinais de alarme.
Depois desta intervenção o carro rodou dentro da cidade, notei que havia barulhos estranhos no motor (que anteriormente o carro não tinha) e a ventoinha ligava após pequenas distâncias e ficava ligada após desligar o carro durante alguns segundos (coisa que antes não acontecia). Como não aparecia nenhuma luz de aviso no tablier esperei pela próxima revisão do carro, que iria marcar na Car W, ficou posteriormente agendada para dia 03.04.2018, às 8:30.
No dia 11.03.2018 o meu carro realizou viagem na A23, na zona do Fundão, encontrava-me na faixa da esquerda, em ultrapassagem, quando o carro começa a perder potência, tentei desviar o carro para a berma mas não consegui, o carro ficou na diagonal, na faixa da direita, de notar que nenhuma luz de aviso acendeu no tablier, o carro ligava, mas não "puxava", ou seja, o motor ligava mas o carro não andava. Foi confirmado pelo trabalhador da assistência em viagem nesse dia que o "carro ligava mas não puxava apesar de não ter nenhuma luz de aviso ligada". Foi pedido reboque, mas como estava a demorar bastante tempo, liguei o automóvel, passados cerca de 40 minutos, e como que por magia o carro já funcionava, aparentemente dentro da normalidade.
No momento do evento, em que o carro estava parado, contactei a Car W a explicar o que tinha acontecido e se podiam aceitar o carro na garagem, responderam-me que não tinham vaga, nem horário para reparações naquela altura, que teria que agendar.
Cheguei a Castelo Branco e marquei com a Car W para a data que eles tinham disponível, dia 3 de Abril de 2018. Neste período andei com o automóvel em cidade, com receio que pudesse voltar a acontecer.
No dia 03.04.2018 às 8:30 encontrava-me na Car W para a revisão do automóvel, mudança de óleos e filtros, expliquei o que me tinha acontecido. No final o funcionário diz que não foi encontrada nenhuma anomalia com o automóvel.
A seguir a sair da oficina fui para a autoestrada com o automóvel, A23.
Aparentemente tudo normal, até que chego perto da saída de Alpedrinha, e numa ultrapassagem a um pesado, quando vou regressar à via da direita (após realizar a manobra), o carro deixa de "puxar", começa a "soluçar" e desta vez consigo parar na berma da estrada. O carro ligava mas não desenvolvia quando metia a 1º e tentava andar o carro ia abaixo. Ainda fiquei parada cerca de 10 minutos na esperança que o carro voltasse a andar como da última vez, mas nada, ligava mas ia abaixo logo de seguida. Pedi reboque. Contactei a Car W, informei que me dirigia às suas instalações e expliquei o que tinha acontecido. O automóvel foi avaliado e testado pela equipa, aparentemente sem resultados, não foram detectadas anomalias que possam estar relacionados com estes incidentes.

Por tudo isto, por possuir um automóvel em que atualmente não confio para me deslocar, quando antes era "perfeito", um automóvel que eu paguei como estando dentro das normas legais, por ser "obrigada legalmente" (volto a usar as aspas aqui) a atualizar o sistema (dispondo do meu tempo), por não ter sido informada das queixas nem dos sinais de alarme sobre esta intervenção que na altura já se ouviam e que agora já foram confirmadas pela própria marca, e acima de tudo por ter colocado a minha vida em risco aguardo por parte da Volkswagen uma resposta. Informo que é minha intenção agir judicialmente contra a marca se não obtiver resposta adequada ao caso porque é minha convicção que estas intercorrências decorreram da atualização imposta.

Data de ocorrência: 3 de abril 2018
Emanuela Pires Alves
Emanuela Alves avaliou a marca
28 de março 2023

Não recomendo a ninguém fazer a atualização de software.

Uma semana após a actualização do software, agora tenho um dano total no motor +7000 EUR
5 vezes :-( :-( :-( :-( :-( para VW