Automóveis - Marcas

Volkswagen - Diesegate e problemas associados

Ricardo Jorge Lima Figueiredo Oliveira
Ricardo Oliveira apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2020
A 26/4/2010 comprei um VW Golf 1.6Tdi. Veículo que anunciava consumos combinados de 4.5 l/100Km e emissões que cumpriam as normas europeias.
Cedo reparei que os consumos eram cerca de 3 l/100kms acima dos anunciados, pelo que reclamei informalmente com o vendedor da AutoMaran. O mesmo justificou a diferença com o estilo de condução.
Efectuei todas as revisões periódicas na marca, pelo que estaria coberto pela assistência em viagem da mesma, a qual foi usada uma vez por avaria da bateria.
A 29/10/2015 fico a saber que o meu carro estava incluído no grupo de motores com adulteração propositada de emissões de NOx. Confirmava-se que os valores de teste e os cumpridos na realidade eram discrepantes, e confirmava-se a minha desconfiança inicial de que os valores anunciados para aliciar a venda do carro não eram fidedignos.
Solicitei nesse dia à SIVA (apoio.clientes@siva.pt) solução célere da situação, mostrando o meu desagrado por ter sido enganado no momento da compra, em termos económicos e ecológicos.
Não só não houve por parte da Volkswagen qualquer compensação pela venda de um artigo adulterado (ao contrário da atitude de marca que, noutros países e também com alguns clientes portugueses, procedeu a indemnizações ou à opção de devolução do artigo) como o "FIX" (actualização do software) apenas me veio a ser disponibilizado a 29/05/2017.
Aquilo que deveria resolver o problema tornou-se um pesadelo! O carro foi-me entregue com a oficina a fechar. Apercebi-me logo que a potência do carro não era a mesma, mas regressando à garagem da Auto Maram já ninguém estava disponível para reavaliar o carro.
Na semana seguinte o carro foi reavaliado e, supostamente, já estaria tudo bem. Pedi que me fornecessem os dados que demonstrassem que as emissões já estariam em conformidade com o anunciado e que a potência não teria sido afectada pelo "FIX". O gerente da oficina negou-me tal direito e sugeriu que eu o fizesse noutra oficina, suportando os custos de tal operação. Reclamei oficialmente nesse dia na Auto Maran, mas a resposta da SIVA foi vaga e desajustada.
Curioso foi verificar ainda que, apesar do "FIX" ter sido gratuito, o valor das revisões periódicas da marca disparou: em 3 episódios, o mais barato foi 389€ e o mais caro foi 1373€ (revisão + substituição de 1 par de discos de travão e pastilhas), a 8/7/2019.
A 14/08/2019 (cerca de 1 mês após esta onerosa revisão) o meu carro acedeu a luz de avaria de motor em pela auto-estrada e cortou a potência do motor. Contactei a Assistência em Viagem, que segundo o site "é gratuito, caso sejam cumpridos os serviços recomendados". Foi informado que o mesmo serviço não estaria activo pois teria que ter tido uma revisão oficial nos 2 últimos anos. Ora, nesse período tinha tido 2 revisões, a última com cerca de 1 mês. Fui informado que por já passar das 20h, não seria possível contactar a oficina dessas revisões, que não teria registado as mesmas, impedindo-me de ter acesso à assistência em Viagem!
No dia útil seguinte contactei o responsável pela ARAL, (*), a contar toda a situação. Ele negou erro no registo das revisões VW, pelo que o direito à assistência em Viagem não me deveria ter sido negado. Agendou ainda para 21/8/2019 uma avaliação de avaria em que ele próprio estaria presente, que custou 19,68€, e que não detectou qualquer avaria.
A 15/9/2019 o carro parou, novamente na auto-estrada, com o mesmo problema, mas já sem possibilidade de progressão. O resultado seria uma avaria num injector, e a reparação custou 860,74€. Achei uma avaria pouco admissível, mas não houve qualquer sensibilidade da parte da ARAL em relação à mesma, pelo que tive que suportar a despesa.
Pouco mais tarde, consulto um grupo de lesados da VW, percebendo que esta avaria pouco frequente num automóvel, é bastante frequente em VW que tenham feito o FIX, tendo acontecido mais do que uma vez em alguns carros, e sempre suportada pela VW.
Se a minha confiança já estava abalada, depois de ter gasto mais de 2250€ em 2 meses e meio, verificar que a VW assumiu a sua responsabilidade para com os restantes clientes, discriminando-me negativamente, o descrédito ainda foi maior.
Contactei o Responsável pela ARAL, (*), que me informou que a VW estava a suportar a reparação dos injectores, mas que havia um limite de kms. Questionei qual seria esse limite, mas a resposta foi-me negada.
Ora, se um carro é vendido com defeito, o "FIX" para esse defeito está na origem de avarias nos injectores (sucessivas em vários carros), então tal deverá ser considerada defeito de origem, pelo que a sua reparação gratuita não poderá estar associada a um tal limite de kms!
É de salientar que, quando a SIVA me informou que o meu carro estava incluído no "dieselgate", salvaguardou 2 coisas:
. "Lamentamos ter quebrado a sua confiança e estamos a trabalhar a toda a velocidade para encontrar uma solução técnica." - o FIX viria 1,5 anos mais tarde;
. "A Volkswagen vai suportar o custo de todas as medidas de reparação e fará tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar a sua confiança." - parece tê-lo feito para outros clientes, mas não para mim.
É óbvio que, tendo vendido um artigo propositadamente com defeito, a VW, deveria dar a hipótese da devolução do artigo. Fê-lo com poucos clientes em Portugal!
Mas mesmo não permitindo a devolução, deveria, pelo menos, suportar as despesas inerentes a esse defeito e às consequências do FIX, bem como compensar os clientes pela desvalorização evidente do bem adquirido.
Note-se que adquiri um veículo VW num stand oficial da marca.
Fiz todas as revisões em oficinas VW e teria direito à Assistência da Marca gratuita, mas esta foi-me negada quando precisei dela, por erro de registo (2 vezes) na oficina oficial da marca.
Segundo a DECO os danos provocados pela atualização do software intervenções incidem maioritariamente sobre: a válvula do sistema de recirculação dos gases de escape (34%), os injetores (23%) e o filtro de partículas (22%). Ou seja o meu carro já teve um destes problemas pela actualização obrigatória do software (e poderá vir a ter outros) mas a VW não está a "suportar o custo de todas as medidas de reparação" como advogou quando anunciou que o meu carro necessitaria do FIX.
É difícil circular tranquilo com um carro que foi fabricado com defeito e que ficou ainda mais defeituoso com a sua "correcção"! Além da despesa evidente que já tive com o mesmo nos últimos meses, ando em risco permanente de parar com avaria, com os custos laborais e pessoais que tal acarreta.
Solicito resolução deste problema que se agiganta!
Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2020
Volkswagen
Exmo.(a) Senhor(a) Ricardo Oliveira,

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que a mesma foi encaminhada para o respetivo departamento, pelo que brevemente será V.Exa. contactada com os esclarecimentos devidos.

Apoio a Clientes

SIVA, SA
Apartado 9
2054-909 Azambuja
Tel.: 263 407 001/2
E-mail: apoio.clientes@siva.pt
12 de fevereiro 2020
Espero então que, desta vez, cumpram a vossa palavra!
12 de fevereiro 2020
A Resposta enviada por e-mail privado por Ângela Pereira (Apoio a Clientes Volkswagen), é vaga, não responde às questões colocadas e afasta-se de qualquer responsabilidade. Assim, e para que não haja duvidas nas respostas seguinte vou discriminar os pontos:
1. A VW vendeu-me um carro com defeito. Foi um defeito propositadamente criado pela própria marca no sentido de enganar os testes de emissões de de gases exigidos pela União Europeia. A existência do defeito é factual, pois o tribunal europeu obrigou à criação do FIX. Ora, um cliente que compra um artigo com defeito, ainda por cima deliberado pela própria marca, deve ter direito, pelo menos, à devolução do artigo. Factual é também a indemnização da VW ao clientes no EUA, onde foi obrigada a assumir as suas responsabilidades.
2. O FIX da VW dá problemas, daí que tenha sido obrigado a deixar o carro na AutoMaran imediatamente após a sua instalação! Foi factual e imediato! Não aconteceu por acaso! Ângela Pereira diz que não há relação entre o FIX e as avarias que o sucederam, mas como podemos ver no artigo da DECO, https://www.deco.proteste.pt/auto/automoveis/noticias/lesados-da-volkswagen-em-discurso-direto, é evidente o incremento de problemas após o FIX. Quanto à compensação das avarias causadas pelo FIX, Ângela Pereira refere-se à mesma como "cortesia comercial só poderá ser implementada se estiverem cumpridos os requisitos necessários." - requisitos que não especifica nem estão definidos e qualquer parte no site da SIVA! De realçar que a resposta difere daquela dada pelo responsável da ARAL, Marco Silva.
3. Foi-me negado o serviço de assistência em viagem da VW, para a qual cumpria todos os requisitos! Fiquei parado na autostratada A2, de noite, em véspera de feriado, porque supostamente não teria feito as revisões na marca (e tinha feito uma no mês anterior). Sobre este tema, nem uma palavra da VW. Onde está a compensação por uma assistência para imprevistos quando a mesma me foi negada quando precisei dela? É ter um seguro e não o poder accionar quando dele se precisa. Não há responsabilidade da SIVA no incumprimento deste serviço?
8 de fevereiro 2021
Portanto, a VW não responde durante 10 meses e queixa é fechada!
Dá mesmo vontade de ser cliente VW novamente!
Ricardo Jorge Lima Figueiredo Oliveira
Ricardo Oliveira avaliou a marca
8 de fevereiro 2021

Não responde! Péssimo atendimento!