Automóveis - Marcas

Volkswagen - Má prestação de serviços

Tiago Fernandes
Tiago Fernandes apresentou a reclamação
9 de dezembro 2019
Venho por este meio apresentar uma reclamação sobre a oficina VAP Veículos Automóveis e Peças, SA Nif: 501523383 , representante oficial da marca VW.

Na data de 29/10/2014 adquiri neste stand um veículo com garantia de 5 anos.

Em Outubro de 2018 mais precisamente no dia 22, desloquei-me à oficina com uma queixa de ruído em determinadas manobras efectuadas pelo veículo. (Deslocação esta apenas 5 meses depois de realizada uma inspecção de rotina Longlife, na qual foi sangrado o sistema de embraiagem) Como resposta a esta queixa foi-me dito que o veículo não apresentava qualquer problema. Acreditando eu num serviço altamente especializado e credível aceitei o que me foi dito. Nesta data o veículo tinha 43 612 Km.

Em Setembro de 2019, no dia 09 voltei novamente à oficina com a mesma queixa de ruído em determinadas manobras. Desta vez a resposta que obtive face ao problema foi que mais uma vez não tinha sido detectado qualquer problema, mas que mesmo assim foram apertados alguns parafusos e tudo verificado novamente. Mais uma vez acreditando eu num serviço altamente especializado e credível aceitei o que me foi dito. Nesta data o veículo tinha 54 908 Km e até aqui foi-me sempre confirmado que o veículo se encontrava dentro da extensão de garantia.

No dia 04 de Outubro de 2019 e já extremamente irritado com a situação regresso à oficina com a mesma queixa e exigindo que o problema fique resolvido de vez. Qual não é o meu espanto quando recebo um telefonema por parte da VAP, em que me dizem que o veículo realmente apresenta um problema na embraiagem, e que o orçamento para um diagnóstico mais preciso seria de 273,68 € pois este tipo de problemas na embraiagem não se encontra coberto pela garantia. Após este diagnóstico os custos de reparação poderiam ir desde os 380€ até aos 700€.

Tendo eu contratualizado e pago uma extensão de garantia que acabava na data de 29/10/2019 perfazendo assim os 5 anos desde a data de compra, refutei qualquer pagamento deste valor e exigi mais uma vez que me fosse entregue a cópia da mesma para que me fosse possível esclarecer as devidas condições de garantia junto do stand. Como resposta a este pedido obtive uma cópia de um contrato realizado entre o cliente VAP e o Concessionário VAP que não se encontra assinado por mim e que nunca me foi mostrado antes.
Na data de compra foi-me dito que 2 anos seriam de garantia legal e os restantes 3 seriam uma extensão paga por mim. Até à data de hoje e após vários pedidos da minha parte nunca me foi dado um comprovativo desta garantia contratualizada e assinada por mim, tendo sido sempre dado como desculpa por parte da oficina, o facto de ser desnecessário a sua apresentação física pois esta se encontra registada em sistema.

Acredito que um veículo com apenas 40 000 kms em situações normais não deveria apresentar este tipo de problemas na embraiagem e não percebo o porquê de só passado 1 ano e após várias reclamações, o problema ter sido detectado.

Ora com tudo isto que descrevi e com o facto de ser um veículo bem estimado,correctamente utilizado, com poucos Km e com todas as reparações e manutenção sempre efectuadas na mesma oficina que é representante oficial da marca sinto-me enganado com aquilo que parece ser um descartar de responsabilidades por parte da VAP.

Agradeço por parte de vossas excelências uma ajuda na resolução deste problema, pois acredito não ser este o tipo de atendimento que representa uma marca como a VW.

Atenciosamente,
Manuel da Costa Fernandes
Data de ocorrência: 9 de dezembro 2019
Volkswagen
10 de dezembro 2019
Exmo.(a) Senhor(a) Tiago Fernandes,

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que a mesma foi encaminhada para o respetivo departamento, pelo que brevemente será V.Exa. contactada com os esclarecimentos devidos.

Apoio a Clientes

SIVA, SA