Automóveis - Marcas

Volkswagen - Mau serviço

Pedro Loureiro
Pedro Loureiro apresentou a reclamação
19 de junho 2019
Venho por este meio, mostrar o meu inteiro desagrado para com a marca e oficina, VOLKSWAGEN, Tecnitagus oficina na zona industrial do feijó.

Tenho um Polo 1.2, do mes de março ano 2011.
Tendo respondendo à ação de chamada relativamente à troca de filtros de partículas de ar, embora este assunto não esteja directamente ligado à reclamação que apresento hoje, serve o mesmo para reforçar o facto, de a marca iludir e induzir o cliente nas boas práticas que outrora eram aplicados no serviço de viaturas, aquando do tempo do meu avô e que agora não passam de um mero fechar de olhos ao cliente, para que este não veja o que realmente se passa.

No dia 26-07-2018, apresentei o meu carro na oficina da VW Tecnitagus, na zona industrial do Feijó, para efetuar uma revisão, tudo correu bem, fez a revisão normalmente.
Porém na factura que me entregam, relativamente ao serviço de oleo, diz e passo a transcrever o vem escrito na factura:
“Serviço a cada 30.000 kms ou 2 anos”
Até aqui tudo bem, até que no mês de março, deste ano (2019), o sinal avisador de oleo acende a luz amarela.
Estranhei porque o carro nem anda muito diariamente, nem tão pouco apresenta ou apresentava sinais de fuga. Como tinha de fazer a inspeção ao carro, apresentei o dito à oficina e disse o que se passava e que era estranho estar a pedir oleo, pois não havia fugas.
O senhor da recepção da oficina disse-me, “realmente é estranho mas às vezes pode pedir, porque gastou mais um bocado..” ok, pensei eu para com a minha ignorância.
2 semanas após sair da oficina acendeu a luz avisadora de avaria no catalisador, dirigi-me a oficina para averiguar a situação.
Estando a recepção da oficina um caos, devido a uma grande afluência, questionei um chefe de oficina sobre a luz da avaria do catalisador, após a pergunta a resposta foi esta; “o carro anda muito em cidade? Ou faz muitas viagens?”, ao qual respondo que é um carro de familia faz 2 ou 3 viagens grandes por ano e de resto anda na cidade, e a isto o sr responde; “pois isto não é um carro para estar parado, precisa de fazer viagens, este carro não é para andar na cidade, vá para a autoestrada, ande a 80 km/h na 4a mudança durante 2/3h ja deve desaparecer a luz”. Perguntei se valia a pena deixar o carro para me resolverem este problema ao qual o senhor me diz que não valeria a pena porque o carro só precisava de fazer a mistura de partículas.

Posto isto e acreditando na palavra de alguém entendedora em veículos automóveis, procedi ao mesmo, embora sempre um pouco de pé atrás por achar que aquela fosse a solução, no final de contas claro que não resolveu nada.

Entretanto a luz do oleo voltou a acender.
Voltei à oficina dia 17-06-2019, pois por motivos de trabalho não consegui deslocar-me antes.
Falei dos problemas que o carro apresenta ao qual me dão um orçamento avultado, o meu problema não é efetuar o pagamento mas sim, encontrarem uma explicação plausível para o porquê da luz avisadora de oleo ter voltado a aparecer e o porquê de este ter de levar 2L de oleo sem apresentar qualquer tipo de fuga, nem ter feito 30 000kms ou passado 2 anos.
Em relação ao catalisador concluíram que afinal tem de se trocar o sensor diferencial de partículas e não andar a 80 km/h durante 2/3h numa autoestrada.
Data de ocorrência: 19 de junho 2019
Volkswagen
21 de junho 2019
Exmo. Senhor Manuel Graça,

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que a mesma foi encaminhada para o respetivo departamento, pelo que brevemente será V.Exa. contactado com os esclarecimentos devidos.

Apoio a Clientes Volkswagen
Tel.: 808 30 89 89