Automóveis - Marcas

Volkswagen - Pretendo que a avaria seja corrigida

Margarida Maria Souto Cardoso de Azevedo Nicolau
Margarida Nicolau apresentou a reclamação
3 de março 2017

Em termos familiares sempre fomos proprietários de veículos Volkswagen em geral, e do modelo Golf em particular. As razões essenciais da nossa escolha têm sido essencialmente a relação qualidade preço e sobretudo a fiabilidade que o produto demonstrava ao longo dos anos.
Foi com esse espírito que quando necessitámos de renovar a frota optámos pela última versão do modelo Golf, tendo adquirido um a 29 de Setembro de 2014 o qual conduzo com frequência, e meses mais tarde adquirimos um segundo em tudo similar para outro membro da família.
Durante os dois primeiros anos comecei a ficar preocupada por surgirem problemas com o automóvel adquirido a 29 de Setembro de 2014, que me deixaram dubitativa relativamente à qualidade de construção desta versão do produto (MK7), nomeadamente: o desgaste demasiado rápido de uma aplicação da consola central que me originou um ligeiro dano físico, mais especificamente um corte, e o ter ficado literalmente com a pega de abertura da porta lateral traseira na mão pela falta do parafuso de fixação do mesmo.
Mas o mais surpreendente ocorreu no mês de Novembro de 2016 quando verifiquei uma mensagem de avaria no Line Assist, Light Assist e sistema de reconhecimento de sinais de transito.
Comunicado o problema ao concessionário, A.R.A.L. - Agência de Representações e Automóveis S.A., e uma vez realizado o diagnóstico, é me comunicado que a origem da avaria se encontra no módulo da câmara do veículo e que a resolução do problema passaria pela substituição integral do referido módulo o que acarretava custos elevados, cerca de 1600€.
Não me parece normal que um equipamento desta natureza avarie ao fim de dois anos sendo que o mesmo é uma parte autónoma e integrante do veículo, não estando por isso sujeito a uma qualquer possível má utilização por parte utilizadora.
Parece-me claro que se afigura aqui um quadro de deficiência clara da qualidade, e respectivo controlo, do produto em questão.
Esta situação foi comunicada ao apoio a clientes da SIVA Portugal no dia 27 de Dezembro de 2016, a qual acusou a recepção do email no mesmo dia dizendo que a situação seria analisada sendo posteriormente contactada.
De facto fui contactada no dia 10 de Janeiro, dizendo que existem situações fora da garantia contratual que permitem às Oficinas Autorizadas a elaboração de propostas de comparticipação no custo de determinadas reparações em função do tempo de utilização, dos quilómetros percorridos e do rigoroso cumprimento do Plano de Manutenção definido pelo Fabricante, no sentido de uma cortesia comercial.
Foi ainda referido que seria enviada uma cópia do processo à Administração da ARAL de Torres Novas.
Mais tarde recebi um telefonema do apoio a clientes da SIVA Portugal a saber se a situação já tinha sido resolvida.
Até ao presente, e já passaram mais de 2 meses desde a primeira reclamação o problema continua por resolver.

Espero que esta situação sirva de exemplo para ajudar novos clientes a escolherem outras opções na altura da compra de um novo automóvel na ARAL de Torres Novas, uma vez que por parte da mesma não houve qualquer interesse em tentar resolver a situação.

Margarida Nicolau

Data de ocorrência: 3 de março 2017