Automóveis - Marcas
SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA

Volkswagen - reclamação por avaria da válvula EGR

Joana Jorge
Joana Jorge apresentou a reclamação
2 de agosto 2017 (editada a 6 de agosto 2017)
Carta de reclamação a Volkswagen Portugal

Sou proprietária de um VW Golf 1.6 bluemotion, que fazia parte do grupo de carros com emissões de NOx superiores aos limites legais.
Fui contactada pelo Concessionário Santagri, em Santarém, no sentido de proceder a atualização de software relativa esta situação, o que decorreu há cerca de um mês. Nesta altura foi-me explicado que após a atualização poderia notar um aumento no consumo de combustível, o que se veio a verificar, mas de que não haveria qualquer avaria no momento. Desde então que mais do uma vez por semana, o carro parecia ter menor potência por períodos. No dia 28 julho de 2017, ao fim de cerca de 150 km de viagem, o carro acendeu luz laranja de avaria pré motora e perdeu a potência, tendo o carro sido rebocado. Dirigi-me ao Oficina da Santagri em 2/8/2017, onde me foi explicado que se tratava de uma avaria da válvula EGR e que dado não ter feito as duas últimas revisões de óleo e filtros na marca, a Volkswagen não assume o reparo. Ora, tenho conhecimento de mais casos de avaria desta válvula após a atualização de software supracitada e que, até meados de Julho, a Volkswagen estaria a assumir a substituição da válvula independentemente das revisões terem sido, ou não, feitas na marca. Será que o número de carros afetados será tão grande que a marca teve que arranjar forma de não assumir a responsabilidade do erro? Por que há-de ser o proprietário do carro, que nada tem a ver com o facto do carro ter emissões poluentes ilegais, a suportar o valor desta substituição?
Fiquei ainda mais descontente quando me foi comunicado que a oficina só teria disponibilidade para a reparação daí a cerca de mais de 15 dias (previsão de entrega em 20.8.2017), sem que me fosse fornecido carro de substituição ou alternativa de oficina onde o serviço fosse mais célere. Este facto condiciona a minha deslocação para o local de trabalho
Pretendia assim que a marca assuma a comparticipação total nas peças e mão de obra ou que garanta não haver qualquer relação entre intervenção de atualização de software relativa às emissões de NOx e o facto de uma válvula que permite a recirculação de gases fique danificada pouco tempo depois.
Grata pela atenção, fico a aguardar resposta no sentido da resolução desta situação ou de prosseguir para esclarecimento através de outras vias
Data de ocorrência: 2 de agosto 2017
Joana Jorge
8 de agosto 2017
Em 7/8/2017 fui contactada pela Santagri, dando indicação que a queixa tinha dado entrada na SIVA pelo que a Volkswagen assumia a totalidade dos custos da reparação e que o meu carro estava pronto neste mesmo dia. Uma avaria que não era assumida como responsabilidade da Volkswagen passou a sê-lo quando se apresenta queixa de modo mais formal... Pode, portanto, concluir-se de que vale a pela reivindicar os nossos direitos.

Olá Joana.
Que tipo de reclamação fez e que documentos lhe entregaram quando foi levantar o veiculo depois da substituição da valvula?
Coloco esta questão porque a minha viatura também ficou parada na estrada e também teve que ser rebocada para a oficina, Auto Maran Coimbra que fez a atualização de software, também é 1.6 mas o problema foi a falencia do 2° injector. Tal como o seu caso também eu não fiz a mudança de óleo na marca e também eles alegaram isso a favor deles.
Acabando a oficina por assumir a reparação, pois fiz queixa no livro e encaminhei para a SIVA que deu parecer negativo alegando falta de nexo causalidade, o que sabemos que não corresponde à verdade.
Apesar de a oficina, a muito custo, ter substituido o injetor, não tenho nenhum documento que prove a substituição do injetor, nem garantia nenhuma caso volte a acontecer, por isso questiono se a si lhe entregaram algum documento.
Exigi também que o meu veiculo tivesse direito a tal Medida de Reforço de Confiança que da garantia após a atualização do software a 11 componentes do veículo, aguardo uma resposta por parte da SIVA.
* PROIBIDO *://info.volkswagen.com/pt/pt/home?tab=faq#NOx

Olá Joana.
* PROIBIDO *://info.volkswagen.com/pt/pt/home?tab=faq#NOx

12 de setembro 2017

Olá a todos os consumidores que possam ler esta reclamação e estar a passar pelas consequências da suposta atualização.

Somos muitos...
Junte-se ao grupo "Clientes do Grupo Volkswagem Diesel - Escandalo das emissões" e à página "Volkswagen Dieselgate - Fraude Emissões"
Pode ver o testemunho de outros consumidores afetados e soluções alcançadas.
Existem garantias que o Grupo Volkswagen está a omitir nas reparações efetuadas, incutindo ao proprietário, ilegalmente, os custos das mesmas.