Sixt Marca Recomendada
Japrac, Rent A Car - Aluguer de Automóveis Lda
  • A SIXT é uma empresa de aluguer de viaturas que, atualmente, está presente em 5.000 locais em mais de 105 países.
    O Grupo JAP, grupo centenário do setor automóvel, é detentora da SIXT Portugal.

• +351 255 788 199
  • Rua Central de Mouriz, 464
    4580-590 Mouriz - Paredes
  • reservas@sixt.pt

Sixt - Cobrança indevida (reparação de parachoque)

RAYANE FIGUEIREDO PIMENTA
RAYANE PIMENTA apresentou a reclamação
26 de julho 2020
Olá, venho por este meio relatar uma situação desagradável que está acontecendo da parte da empresa sixt para nós. Estão cobrando o reparo do parachoque frontal no valor de €528. O aluguel da viatura aconteceu no dia 30.06.2020 na agência Aeroporto Shuttle. Porém, o equivoco é um fato e estão cobrando por um dano que já estava no veículo apesar de eu ter enviado fotos tiradas ainda na agência antes de receber a viatura por e-mail, porém a empresa não aceita nossas considerações. Alguns pontos a destacar antes do relato: Nossa reserva foi gerenciada pelo agente Hugo Silva, gerente da agência Tivoli – Avenida da Liberdade que é o nome que consta em todos os documentos referente a reserva, porém a viatura foi levantada na agência Aeroporto Shuttle; a reserva estava programada para ter ínicio as 8AM, porém devido ao Covid-19 a agência estava a funcionar em horário reduzido, a partir das 9AM.

Fiz a reserva de uma Renault Trafic L2H1 com o número de reserva 9900767040, chegamos a agência por volta das 10H, e após assinar todos os papéis referentes a esta reserva (incluindo o documento de inspeção pré-locação), a chave do veículo não estava sendo encontrada. Esperamos por mais de 1 hora até que o agente informasse que a chave não havia sido encontrada e que teríamos que pegar um outro igual, porém esse substituto era o mesmo modelo mais simples e com especificações diferentes: O primeiro tinha jantes de liga leve, gps integrado, era um veículo aparentemente novo e estava higienizado. Sendo que após o levantamento do carro, constatei que o ar-condicionado do veículo não funcionava adequadamente e a viagem aconteceu sem o mesmo.

A partir desse momento o agente criou uma nova reserva com o número 9469906505, o carro nos foi entrega somente as 11:15 conforme documento assinado, porém o veículo era bem diferente do primeiro, aparentava ser um carro usado particularmente pela agência em funções internas, estava sujo, não havia sinalização de que havia sido higienizado, o tanque de combustível estava ¼ abaixo do completo e parecia que ele tinha acabado de ser usado e ser entregue na agência (e possivelmente não tinha passado por uma pós-vistoria referente ao último uso). Questionamos o agente pelo fato do carro estar com bastante arranhões e eles nos tranquilizou dizendo que tinha ciência do estado do veículo, que poderia devolver o carro após o horário e que só seria cobrado algum dano caso destruíssemos o carro. Assinamos o documento de Inspeção pré-locação no qual não constava todos os danos visíveis no veículo, incluindo os do parachoque dianteiro, pois ele disse que as partes plásticas não precisavam ser relatadas. Porém, desconfiados, tiramos fotos e gravamos vídeo de todo o carro.

No dia 15 de julho recebi um e-mail da sixt com a seguinte mensagem:
‘’ Antes de mais, gostaríamos de agradecer a preferência pela Sixt como o seu parceiro rent-a-car.

Estamos a entrar em contacto consigo para lhe informar que aquando a retoma da viatura foram identificados novos danos.

Após uma análise cuidada dos documentos de suporte, concluímos que os mesmos foram feitos durante o seu aluguer.

Mais informamos que a proteção adicionada ao contrato de aluguer é a BF, o que significa que é responsável por danos não registados até ao montante de 600€.

Face ao exposto, informamos que o valor em débito é 528.41€.

Assim sendo, pedimos que analise toda a documentação em anexo e, se tiver alguma informação adicional relevante à nossa análise, agradecemos que nos envie o seu feedback em resposta a este email nos próximos 5 dias úteis.

No caso de ausência de resposta, após este período, o débito será realizado utilizando o mesmo método de pagamento do aluguer.

Adicionalmente, conforme os termos e condições do contrato de aluguer, iremos proceder também à cobrança da taxa de análise e cobrança de danos (35€).

Em nome da Sixt, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Car Condition

4580-590 Paredes
Tel.: +351 255 788 199
Mail:car.condition@sixt.pt
Internet:www.sixt.pt
Facebook:www.facebook.com/sixt.pt
Mobile: www.sixt.pt/mobil

JAPrac rent-a-car, Aluguer de automóveis, Lda.
4580-590 Paredes’’

Anexado ao mesmo e-mail um orçamento de reparação no valor citado acima e com 2 descrições de serviços para a mesma peça, produzido pela empresa JAP Rent-a-Car, a qual a sixt pertence. E descrevendo a pintura dessas duas partes do parachoque, sendo que o parachoque do veículo em si não vem originalmente pintados. Se realmente o dano da viatura fosse de minha responsabilidade, eu arcaria com as despesas. Porém nem o valor cobrado condiz com a realidade. Procurando em lojas especializadas pela peça original, ela é encontrada pelo valor de €179,41 (https://www.motordoctor.pt/para-choques/renault/trafic/trafic-iii-caixa/120239-1-6-dci-125) , o que demonstra uma cobrança indevida por parte da empresa.

Além dessa cobrança indevida, houveram cobrança de abastecimento, Serviço de abastecimento (Mesmo tendo provas que o carro foi entregue com ¼ abaixo do cheio como citado acima) e valores de pedágio superiores ao correto. O valor de pedágios de Lisboa – Porto é de aproximadamente €22, passamos pela cidade de Fátima o que aumenta o valor para €24, porém a futura enviada foi no valor de €39,50.

Apesar de todos os argumentos e provas que enviei, a empresa desconsidera e mantém todos esses excessos de cobrança. Tentei resolver de todas as maneiras, inclusive tentei contato com o agente Hugo Silva por telefone o que não foi possível pois o telefone que consta nas faturas leva a central de atendimento da sixt e não posso ir a Lisboa apenas para resolver uma questão da qual não sou responsável. No e-mail que respondi a sixt (anexado abaixo) me disponibilizei a comparecer a agência onde o carro foi devolvido para esclarecimento do caso, e responderam desconsiderando o que eu afirmava e reiterando a cobrança do reparo.
Espero que o problema seja solucionado da melhor maneira possível.

‘’From: Car Condition
Date: 15 July 2020 at 08:44:12 GMT+1
To: "david.ferreiraeng@gmail.com"
Cc: Car Condition
Subject: SIXT PORTUGAL - RA 9469906505 // 9058419141

Estimada Sra. D. Rayane Pimenta,

Face ao exposto, informamos que o valor em débito é 528.41€.

Em nome da Sixt, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Car Condition

4580-590 Paredes
Tel.: +351 255 788 199
Mail:car.condition@sixt.pt
Internet:www.sixt.pt
Facebook:www.facebook.com/sixt.pt
Mobile: www.sixt.pt/mobil

JAPrac rent-a-car, Aluguer de automóveis, Lda.
4580-590 Paredes’’
Data de ocorrência: 26 de julho 2020
27 de julho 2020

Desde já agradecemos pela sua exposição, pelo que será dado o devido seguimento interno e logo que possível ser-lhe-à dado pelo departamento competente uma resposta conclusiva.

Atentamente,
RAYANE PIMENTA
28 de julho 2020
Nao nos foi dado negum parecer ainda sobre o caso e nenhuma solucao foi dada nao acho justo dar como resolvida quando nao foi solucionada a questao.
RAYANE PIMENTA
13 de janeiro 2021
Continuo sem resposta por parte da Sixt nada ainda foi resolvido total descaso!!