80.2
  • geral@smabrantes.pt

SMA Abrantes - Falhas sucessivas no fornecimento de água

Bernardo Ferreira apresentou a reclamação
8 de setembro 2021

Venho por este meio voltar a reclamar a qualidade no fornecimento de Água prestada pela entidade SM Abrantes.

Têm sido sucessivas as reclamações quer junto deste serviço quer outra reclamação já aqui realizada, e nenhumas são as respostas ou soluções apresentadas.

É recorrente existirem falhas no fornecimento de serviço na minha residência, bem como as demais residências na mesma zona, no entanto, o valor das faturas aumenta, o que me parece contraproducente.

Foi já por diversas vezes reclamada a pressão da água, e o único esclarecimento que sabem dar é que esta estará relacionada com a tubagem da habitação, ora, cumpre-me esclarecer que a pressão aumenta ou reduz a cada rutura de água que se verifica, e não me parece que os tubos internos da habitação expandam ou reduzam o seu diâmetro consoante as falhas de Água, sendo que estes tubos são sempre os mesmos.

Em meados de Novembro do ano passado, vi-me obrigado a adquirir uma nova máquina de lavar roupa, pois a bomba da mesma avariou na sequência de uma falha de Água que se verificou ficando a mesma a trabalhar em vazio durante o tempo da rutura e tendo a mesma queimado sem reparação possível. Por essa altura indicaram que iriam substituir um ramal de Água que se encontrava degradado e que causava estas ruturas sucessivas, certo é que as mesmas continuam mesmo após variadissimas intervenções dos profissionais responsáveis.

Tenho uma filha pequena em casa, a qual necessita de realizar a sua higiene normal, bem como a preparação pela manhã para o seu dia de escola, várias são as vezes em que tal não é possível, causando-me atrasos para o trabalho e prejuízos pessoais e monetários.

Nunca em mês algum me foi proposto qualquer acerto na faturação decorrente destas sucessivas falhas, sendo que Abrantes tem das Águas mais caras do pais.

Reclamo deste modo uma solução definitiva para estes problemas recorrentes, quer das falhas de abastecimento de Água, quer da falta de pressão da mesma que se faz sentir após algumas reparações das ruturas. Pretendo também informação acerca de um possível acerto das faturas recorrentes quer do não cumprimento com um correcto fornecimento, quer da despesa à qual fui sujeito na compra de uma máquina por razões alheias.
Data de ocorrência: 8 de setembro 2021
3 de novembro 2021
Dada resposta ao cliente através do ofício 1609 de 20/09/2021, em anexo.
Esta resposta tem um anexo privado
5 de novembro 2021

Agradeço desde já a vossa resposta, à qual me reservo ao direito de responder:

Relativamente às falhas que mencionam ser pontuais, é engraçado, irónico ou qualquer outro adjectivo que lhe queiramos dar, que desde a data da minha reclamação "8/set/2021" até à data da vossa resposta "20/set/2021", existiram mais 2 falhas no abastecimento de água que eu tenha dado conta. Vivi em Lisboa 5 anos e nunca aconteceu, pelo que pontuais não será o termo que lhe aplico, muito embora seja forçado a concordar que, dada a normalidade das falhas neste município, pontual seja o adjectivo correcto. Apelo, no entanto, à mudança desta mentalidade, porque estas falhas de pontuais nada têm (3 vezes num mês).

Adicionalmente, a falta de pressão tal como foi mencionado na reclamação varia conforme vão existindo falhas, umas vezes fica boa, outras nem tanto, outras mais ou menos. Mais uma vez, não creio que no espaço de um mês a ferrugem aumente tanto que obstrua o tubo de forma notável, e ainda menos acredito que na falha de abastecimento seguinte a ferrugem desapareça.

No que diz respeito à avaria da máquina, esta foi diagnosticada pelo técnico e não por mim, aparentemente a bomba ou valvula ou, nos termos de quem nada do assunto percebe, a PEÇA que faz entrar a água, trabalhou muito tempo em seco e queimou, sendo a máquina já antiga não foi possível a sua reparação. Mas a maquina era antiga, mas funcionava, e a despesa de uma nova não teria acontecido tão cedo.

Por fim, e mediante a resposta que obtenho de V. Ex. e as várias comunicações telefónicas com os vossos serviços, fico com a ideia que se preocupam constantemente em desculpar as ocorrências, e em formatar a mentalidade das pessoas para a "normalidade" destas ocorrências. Não é verdade, não é assim! As falhas existem, as falhas existem com frequência, e a preocupação do município deveria ser a mitigação destas ocorrências, focando os esforços de todos neste sentido, ao invés de responder que "é normal", prática corrente deste município.

Sem mais de momento,
19 de novembro 2021
Relativamente à sua reclamação, cumpre-me informar que, estes Serviços Municipalizados reiterem aos esclarecimentos prestados no nosso oficio nº. 1609 de 20/09/2021.
Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Cumprimentos

Rosa Bento
Bernardo Ferreira avaliou a marca
19 de novembro 2021

Não existe forma de resolver um problema com a marca, quando a própria se recusa a reconhecer que existem problemas!