80.2

SMA Abrantes - Faturação

Fernando Gracio
Fernando Gracio apresentou a reclamação
23 de junho 2019

Tenho um Familiar que tem uma casa em Abrantes para férias a qual se encontra fechada durante os meses de Setembro a Junho , mas todos os meses ao Serviços SMA enviam uma factura do com sumo de agua e outros .... Se não á consumo durante os meses que faço referencia o porquê de ter que pagar todos os meses a factura da Água e dos Resididos que as facturas fazem referencia ?

Data de ocorrência: 23 de junho 2019
25 de junho 2019
Relativamente à sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que nas faturas a que se refere não está a pagar consumo de água, mas apenas tarifas fixas. Genericamente, as tarifas fixas dizem respeito aos custos de instalação, operação e manutenção das infraestruturas. As tarifas variáveis têm a ver com o preço dos bens ou serviços que se adquirem. Concretizando, os custos relativos à instalação, operação e manutenção das condutas de água ou rede de saneamento não dependem do uso que delas faça. Pode utilizar a água (ou saneamento ou resíduos) só ao fim do mês, ou 15 dias, ou 1 dia por ano, no entanto tem o direito de quando abrir a torneira ter água. Manter a rede em carga e em bom estado de funcionamento tem custos, independentemente de usar a água diversas vezes. Igualmente, o custo da ida do leitor retirar a leitura do contador, a elaboração da fatura, os custos do correio têm um preço fixo que não depende do consumo lido. Neste aspeto, tanto custa 1m3 como 100m3. O carro do lixo tem de limpar o contentor que serve, independentemente de lá ter colocado 20 Kg ou 1 Kg. Os custos do carro, desgaste, gasóleo são fixos porque o circuite tem que ser feito haja muito ou pouco lixo. Ora, estes custos que existem sempre, só para manter os serviços, são pagos pelas tarifas fixas, que paga mensalmente.
Encontramo-nos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Com os melhores cumprimentos.
Fernando Gracio
25 de junho 2019
Podem informar o seguinte se a pessoa em causa não habita a residência não faz lixo como é que pode pagar igual aos restantes que fazem lixo todos os dias durante durante o ano ? é isto que não cabe na cabeça..... a minha familiar está a pagar mensalmente uma factura de 21,48 € conforme consta a factura nº 19051293, e outras ! Isso pode ser ?
2 de dezembro 2019
Bom dia. A sua familiar apenas está a pagar as tarifas fixa. O valor que refere (21,48€) é referente a 2 meses pois a cliente têm uma fatura bimestral.
Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Com os melhores cumprimentos