SMAS de Almada
  • geral@smasalmada.pt

SMAS de Almada - Saúde pública

Luís Correia apresentou a reclamação
7 de junho 2022
A montante do Parque Multiusos da Sobreda começa uma linha de água que atravessa todo este parque ao dispôr da população indo depois unir-se a outras linhas de água que atravessam todas uma zona urbana indo desaguar no mar da palha em Corroios. Acontece que nessa linha de água são despejadas águas de saneamento básico que se deslocam assim a céu aberto ao longo de todo o percurso mencionado. Tirei duas fotos no local mais visível, coordenadas Charneca de Caparica
38.634597, -9.194251, para que se aprecie o problema. Creio que nos dias de hoje não é aceitável o perigo que tal acarreta para a saúde pública bem como para a poluição que provoca. Ou alguém está a fazer descargas ilegais para a linha de água ou existe deficiência nos coletores de esgoto.
Data de ocorrência: 7 de junho 2022
22 de junho 2022
A Marca respondeu que enviou técnicos e estes apuraram ser as descargas de águas pluviais. Falso, mostra uma absoluta irresponsabilidade e facilitismo. O problema de saúde pública mantém-se. Reproduzo a resposta que dei à marca:

"Exmos. Srs.

Lamento informar mas estão completamente enganados. Tive a oportunidade de observar por diversas vezes e ao longo de vários anos a ocorrência que mencionei e não tenho qualquer dúvida, pelo cheiro, pelos detritos e pela cor, que as águas referidas não são pluviais mas sim descargas de esgotos domésticos. Tenho a acrescentar que a mencionada anomalia não é permanente mas ocorre esporadicamente como se alguém fizesse descargas de vez em quando ou houvesse um qualquer transbordo.

É natural que os técnicos não vejam água de esgoto quando esta já secou contudo uma qualquer análise à terra negra exposta permitiria concluir que é efetivamente água de esgoto.

Posto isto deixo três sugestões:

- Os técnicos entram em contato comigo e eu vou mostrar onde se podem confirmar as minhas palavras (tel. 932723241);
- Os técnicos fazem devidamente o seu trabalho com as análises respetivas.

Considero que a reclamação não se encontra encerrada. Isto não é um problema meu. É um problema de saúde pública, grave, tendo em atenção os locais por onde passa e desagua a ribeira, que não pode ser apreciado de modo displicente como depreendo das vossas palavras.

Repito, conheço muito bem a diferença entre aguas pluviais e água de esgoto doméstico. Infelizmente o nosso Concelho sofreu com isso durante muitos anos e eu tenho idade suficiente para reconhecer facilmente a diferença.

Posto isto peço, humildemente, como cidadão responsável e preocupado, que analisem seriamente o problema e o resolvam."
Luís Correia avaliou a marca
14 de julho 2022