SMAS de Tomar
SMAS de Tomar
Performance da Marca
53.6
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
81,8%
Tempo Médio de Resposta
23,6%
Taxa de Solução
72,7%
Média das Avaliações
20%
Taxa de Retenção de Clientes
25%
Ranking na categoria
Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Tomar
  • 249 329 890
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Praça da Republica, 4
    2304-909 Tomar
  • geral@smastomar.pt

SMAS de Tomar - Água para beber e afins ou apenas e só para pagar lhes pagar ao final de cada mês?

Sem resolução
1/10
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira apresentou a reclamação
28 de julho 2017

SAMS....

Segundo o Técnico Engenheiro que veio cá a casa após ter feito uma reclamação de que, cada vez que quisesse um copo de água natural tinha que gastar cerca de dois garrafões de 5 litros. Segundo a opinião do mesmo, está situação nada tem a ver com a tubagem porque existem outros casos na zona a queixarem-se do mesmo e alem disso toda a canalização da casa de banho foi renovada à cerca de 4 anos e também tem o mesmo problema. A sanita quem olhar para dentro após fazer uma descarga parece que alguém urinou e não puxou o autoclismo, é um verdadeira vergonha.

Principalmente aos munícipes que vivem na zona da antiga Junta Freguesia de S. Maria dos Olivais.

Caros amigos que residam na zona da antiga Junta Freguesia de S. Maria dos Olivais, tenham cuidado com a água que vos sai das torneiras. Como podem verificar nas fotos, uma garrafa é de água engarrafada e outra foi cheia da torneira de casa. Agora imaginem que colocam essa água na panela para fazer a comida e não dá para ver a diferença da cor.

Esta deve ser uma das razões que todos os meses pago uma determinada quantia, deve ser para pagar está água pura, clara e saborosa que digamos é no mínimo uma mistura de água com areia.

Já cá esteve um Engenheiro Técnico só que acho que deve ser mais para pagar a deslocação do mesmo à habitaçao já que até agora nada mudou.

POR FAVOR, verifiquem bem a diferença da cor entre uma garrafa e a outra e tirem as vossas conclusões. Não acham que para o preço que pagamos mereciamos ter outro tipo de água?

Por uma questão de saber o que tenho andado a beber vou mandar fazer analises por minha conta e risco porque, quero no minimo saber o que ando a meter na bexiga.

Já agora aproveito também para vos demonstrar com fica a água na sanita após uma descarga, é como se tivessem urinado e o autoclismo ficasse por descarregar.
Atenciosamente

Carlos Oliveira

 

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 28 de julho 2017
SMAS de Tomar
15 de janeiro 2018
Resposta enviada ao cliente a 14.08.2017

Exma. Sr.

Sobre o assunto compete-nos informar:

A cor evidenciada na reclamação está eventualmente associada à presença de ferro na água, situação atribuível a fenómenos de corrosão das tubagens em ferro.

A tubagem da rede pública da Zona de Abastecimento em referência não é de ferro. Para além disso, as concentrações de ferro na água distribuída pelos SMAS de Tomar cumprem os valores paramétricos exigidos por Lei (<0,2mg/L).

A responsabilidade dos SMAS termina no ponto de ligação (ponto de encontro entre a rede pública e a rede predial – geralmente no limite da propriedade privada com a via pública, na válvula do ramal que separa precisamente a rede pública da rede predial)

A idade, o estado de conservação e a variação da temperatura das canalizações da rede predial, mormente se a rede predial é constituída por tubagens em ferro, podem alterar as características da água, nomeadamente o sabor, o cheiro e a cor.

A responsabilidade pela conservação e manutenção da rede predial pertence ao condomínio, nas partes comuns da rede predial (coluna do prédio) e a cada um dos proprietários das respetivas frações, a quem compete manter em bom estado de funcionamento os aparelhos sanitários (incluindo os aparelhos de aquecimento da água) e os dispositivos de utilização.

Não são estes SMAS responsáveis por quaisquer alterações das características da água que fornece provocadas pelas tubagens e outros órgãos das redes prediais.

Com os melhores cumprimentos,
Carlos Oliveira
15 de janeiro 2018
Exmos Senhores

A situação que reportei continua e mais, andei a procurar indícios e juntamente com um vizinho chegamos à conclusão que no prédio horizontal que habito todos os condóminos estão na mesma situação ou seja, tem todos o mesmo problema incluindo os condóminos do prédio ao lado pelo que, o problema só poderá ser da rede exterior.
Gostaria de ver esta situação resolvida já que a agua que possuo em casa só serve para regar as plantas e pouco mais.

Com os melhores cumprimentos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira avaliou a marca
22 de setembro 2021

Nada a acrescentar

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.