Fornecimento de Água
Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas

SMAS Loures - Cobrança de valores duplicados

Susana Dias apresentou a reclamação
26 de agosto 2009

Em inicio de 2008 tive um problema de drenagem de águas residuais. Contactei os serviços e os mesmos foram ao local averiguar o que se passava. Informaram-me de que a minha casa não tinha ligação ao ramal de esgotos, pelo que teria que solicitar um orçamento e respectiva ligação. Sem outra hipotese de resolução aceitei o orçamento e pedi a ligação. Após colocação da caixa, eu reclamei porque não fizeram o aterro da caixa onde iam parar as águas. Após algumas trocas de emails e contactos, tive que arranjar quem o fizesse, e foi nessa altura que houve a intervenção de terceiros.
A sua intervenção foi de alertar para o facto de já existir a ligação e os custos com a mesma já terem sido pagos. Após a intervenção da pessoa que já residiu na minha habitação, os serviços vieram a descobrir 3 caixas tapadas com alcatrão, sendo que uma delas estava ligada à caixa onde iam parar as águas. Como não tinha conhecimento e por informação deles em que não existia, dai ter solicitado o serviço. Agora querem que pague o valor restante em falta cerca de 600 euros, já tendo dado 700€ + ou -. Como tal por um erro que foi deles querem que eu pague 1400 euros na totalidade. Eles deviam ter registos dos serviços executados, e deviam suportar o erro que cometeram. Tudo o que foi lá feito foi da responsabilidade dos serviços e câmara visto ser tudo na via pública e inclusivel a caixa onde iam parar as águas também estava na via pública. Gostava de saber a quem mais posso apresentar reclamação sobre os serviços municipalizados. Pois desde o inicio que todo este processo foi mal conduzido pelos mesmos.

Data de ocorrência: 26 de agosto 2009
8 de novembro 2012
Em 2008/06/09 a Sra. Susana Dias deslocou-se a esta Entidade, voluntáriamente e pagou um pedido de elaboração de Orçamento de Rmala de Saneamento para a sua residência.
Depois de vários contactos, em 2008/10/14 é executado o Ramal, ficando a habitação devidamente ligada à rede municipal de drenagem!
Ao ser feito o ramal, é detectado que a ligação já existia, feita incorrectamente, através de uma caixa/fossa, ligação essa clandestinamente, tendo a Sra. Susana Dias alegado desconhecimento da mesma e a anterior proprietária não apresentou qualquer comprovativo de pagamento a estes SMAS de ramal - A ligação não foi feita por esta Entidade!-
Em suma, o que é exigido é o pagamento do trabalho executado e iclusivamente pedido pela ora reclamante!
Finalmente, exigimos que seja reposta a clareza do motivo de raclamação, dado não se estar perante nenhuma cobrança de valores duplicados, mas sim dum cidadão que pediu um serviço e não pretende pagar por ele!
8 de novembro 2012
Resposta à resposta dos serviços:
Como referi anteriormente todo este processo teve inicio porque surgiu um problema e recorri aos serviços responsáveis e por indicação dos mesmos a solução definitiva era efectuar a ligação do ramal, uma vez que não existia.
A ligação que existia e a caixa ainda está visível, é da altura da ligação de esgotos à rede aqui na zona, até porque existe pessoas na zona que o podem confirmar, bem como a senhora que cá morou.
Gostava que os serviços explicassem como fazem uma ligação ao colector principal a um metro, nem tanto da outra caixa e onde a ligação interior é visível e notória que não é clandestina. O colector principal estava visível há pouco mais de 7 anos até porque os vizinhos que vieram morar para cá ainda se recordam de existir o colector.
E quase certamente que para fazerem a ligação deles e colocarem as caixas deles tiveram que abrir a tampa e ver o colector principal a que me refiro, porque o próximo já fica um pouco mais distante.
Indiquei aos serviços que a senhora que cá morava na altura e que por indicação dela descobriram as caixas tapadas, a mesma senhora estava disposta a ir directamente aos serviços comigo, bem como indiquei que daria o contacto ou poderiam vir ao local falar com os moradores da zona e averiguar, mas não o fizeram e não quiseram.
A ligação aos esgotos foi feita há cerca de 20 anos ou mais , mas posso confirmar, e poucas são as pessoas que guardam recibos de 20 anos, até porque pelo conhecimento que tenho só se devem guardar documentos durante 10 anos, após essa data podemos eliminá-los.
Eu PAGO o serviço executado se for indicado por uma entidade superior e responsável pela área de que falamos (a quem já recorri), que não seja os Serviços Municipalizados de Loures, porque desde o inicio que a atitude deles para comigo foi sempre indiferente, desagradavél.
Sempre paguei as minhas despesas, e orgulho-me de ser pobre mas HONESTA, e pagarei se for indicado por uma entidade superior à dos serviços municipalizados de loures, mas certamente que nenhum dos senhores gosta de pagar por um serviço que já existia e desconhecia e que foi mal conduzido, elaborado e registado. Acho que estou no meu direito de reclamar !!!
Obrigada