Fornecimento de Água
SIMAR Loures | Odivelas60.5
Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas

SIMAR Loures | Odivelas - Corte de água sem aviso prévio e ilegal + serviço enganador

Tiago Ferreira apresentou a reclamação
16 de março 2023
Exmos.(as) Senhores(as),

Venho por este meio expressar a minha insatisfação e descontentamento com o serviço prestado pela vossa empresa de água.
Infelizmente, esqueci-me de realizar o pagamento de um mês, assumo a minha responsabilidade. Contudo foi realizado um corte no abastecimento de água sem qualquer aviso prévio, o que é ilegal de acordo com o artigo 92º, n.º 1, alínea c) do Decreto-Lei n.º 194/2009, de 20 de agosto, que estabelece o regime jurídico dos serviços públicos de abastecimento de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos.

De facto, já passei por uma situação semelhante no passado e fui notificado por carta com referências para o novo pagamento e um aviso prévio. No entanto, desta vez, não recebi qualquer aviso. Após entrar em contacto com a empresa, alegaram que um aviso foi enviado, o que é absolutamente falso, pois nem os CTT receberam nem sabem de nada a esse respeito. E meus senhores, existem telefones para contactar clientes, é preciso enviar(ou não) cartas? Complicar e alegar culpabilidade de outras empresas? Como resultado, fui forçado a pagar uma quantia para restaurar o fornecimento de água, o que não deveria ter sido necessário devido à ilegalidade do corte.

Além disso, depois de fazer o pagamento, fui informado que o fornecimento de água seria restabelecido no próprio dia. No entanto, recebi uma chamada de um indivíduo que se identificou como Bruno Figueira da SIMAR, afirmando que não abriria a torneira devido a uma suposta torneira aberta na minha residência. Refutei esta informação, pois não havia torneiras abertas e até estavam em casa (que o Sr. Figueira não sabia nem me deixou dizer/contactar as mesmas). Infelizmente, o Sr. Figueira não permitiu que eu falasse e simplesmente desligou o telefone. Este tipo de comportamento é inaceitável e não é a maneira adequada de tratar um cliente nas duas situações.

Por estas razões, exijo ser reembolsado pelo valor que paguei pelo corte ilegal de fornecimento de água e pelo atendimento deplorável que recebi. Espero que esta situação seja tratada com a devida urgência e que sejam tomadas medidas para garantir que isso não aconteça novamente no futuro.

Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resposta.

Data de ocorrência: 15 de março 2023
20 de março 2023
Exmo. Senhor

Cumpre-nos informar que o assunto exposto, mereceu resposta através do nosso registo S/10388/2023, enviado no dia 2023/03/17.

Com os nossos cumprimentos,

SIMAR - Loures e Odivelas
20 de março 2023
Exmos(as) Srs(as)

Estou a aguardar a resposta dos CTT sobre o aviso de corte por correio registado com a referência que me forneceram no vosso registo acima referido.

Eu não recebi qualquer aviso, e supostamente tendo sido enviado por correio registado então tem que existir algum "vestígio" de onde se encontra esse aviso.

Assim não considero o assunto resolvido, até porque não fui ressarcido do valor que paguei pelo corte que não fui avisado por meio nenhum. Se o problema foi dos CTT tem que se perceber o que aconteceu.

De facto nas duas faturas seguintes refere um valor em atraso, mas não existe qualquer referência a um aviso de corte nem as referências de pagamento do mesmo valor em atraso como seria normal quando acontece uma situação como esta.

Assim como referi anteriormente, contactei os CTT a requisitar essa prova e estou a aguardar o contacto.

Grato pela vossa atenção.
Vamos aguardar mais um pouco.

Com os melhores cumprimentos
21 de março 2023
Exmo. Senhor,

Reiteramos as informações já prestadas. Não obstante, voltamos a referir que no último dia do prazo para pagamento da fatura em apreço, V. Exª recebeu um SMS, as faturas referem sempre os documentos em atraso e no documento extraído do site dos CTT, estes confirmam que o registo foi entregue no dia 2023/02/06.
Nada mais havendo a acrescentar, damos o assunto por esclarecido.
Com os nossos cumprimentos
SIMAR - Loures e Odivelas
21 de março 2023
Exmos(as) Srs(as)

Tudo bem, eu falhei com o pagamento e sou o primeiro a admitir sem qualquer problema. Independentemente do porquê, falhei e ponto final.
Agora o que reclamo é um corte sem aviso prévio que é ilegal ao abrigo da Lei nº 23/96, de 26 de julho tal como a SIMAR sabe. Eu nunca deixava chegar ao ponto de cortarem o abastecimento de água se tivesse recebido o aviso de corte, tal como nunca deixei.
Tudo certo que tem um registo de uma carta registada, e enviaram-me para o comprovar.
Agora que eu não o recebi, não recebi. Se nos CTT dizem que entregaram e sendo carta registada, alguém assinou, eu não fui nem foi ninguém na minha morada, assim, aguardo a resposta da empresa que vocês contrataram para me entregar o aviso de corte para clarificar esta situação.

Mais uma vez grato pela atenção dispensada.
A aguardar a resposta dos CTT

Com os melhores cumprimentos
23 de março 2023
Após vários contactos com os CTT a resposta que eu obtive foi a seguinte

"Lamento , desde já, a situação ocorrida.
Informo que de forma a podermos analisar a situação reportada é necessário abrir um processo de averiguação, no entanto apenas o cliente remetente na qualidade de contratante do serviço de entrega poderá solicitar a abertura do mesmo.

Assim sendo, sugiro que contate o cliente remetente.

Sempre disponível. Conte connosco,
Vanda S.
Apoio ao Cliente"

Caso necessário a referência do meu contato/processo com os CTT é a seguinte SR0016135242: 2023-03-20

Assim aguardo o vosso contacto com os CTT para a abertura de um processo de averiguação (o que já deveriam ter feito desde o início que informei que não recebi qualquer aviso de corte/ carta registada).

Com os melhores cumprimentos.
30 de março 2023
Exmo. Senhor,
Em resposta à V/reclamação registada nestes Serviços com o nº E/17079/2023, de 2023/03/27, que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que já remetemos o assunto em apreço, ao nosso gestor de conta dos CTT, pelo que aguardamos uma resposta.
Com os nossos cumprimentos,
SIMAR – Loures e Odivelas