A marca SIMAR Loures | Odivelas é confiável?
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
30,4%
Taxa de Solução
65,3%
Média das Avaliações
35,3%
Taxa de Retenção de Clientes
38,9%
Ranking na categoria
Fornecimento de Água
...
SIMAR Loures | Odivelas50.5
Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas

SIMAR Loures | Odivelas - Falta de abastecimento de água

Sem resolução
1/10
Pedro Rosa
Pedro Rosa apresentou a reclamação
30 de dezembro 2024
Exmo Senhor Presidente do SIMAR Dr. Nuno Leitão,

Serve o presente para informar que existiu falta de abastecimento de água nos Pedernais, Ramada, no dia 18 de Dezembro.
Importante referir também que, quando contactei o SIMAR a relatar a situação, fui informado que tinha havido uma rotura noturna que despejou o depósito e o SIMAR só percebeu de manhã(!?), tendo nesse momento havido necessidade de cortar o abastecimento, pois o depósito estava vazio. Talvez fosse pertinente uma reflexão sobre a forma negligente como a nossa água é gerida. - A chamada foi gravada pelo SIMAR no dia 18/Dez, pelas 11h08, pode ser consultada.
Solicito novamente uma explicação sobre o que tem sido feito pelas entidades CM Odivelas, JFReC e SIMAR no sentido de reverter esta situação.
Recordo que houve, pelo menos, falta de abastecimento nos dias:

Em 2024:
- 18 de Dezembro
- 02 de Outubro - Noite
- 02 de Outubro - Manhã
- 27 de Setembro
- 17 de Setembro
- 10 de Julho

Em 2023:
- 8 de Setembro;
- 13 de Março;
- 17 de Fevereiro;
- 4 de Janeiro.

Em 2022:
-17 de Setembro;
- 6 de Abril;
- 3 de Abril;
- 31 de Março;
- 27 de Março;
- 24 de Março;
- 18 de Março.
Data de ocorrência: 30 de dezembro 2024
SIMAR Loures | Odivelas
14 de janeiro 2025
Exmo. Senhor,

Em resposta às V/reclamações, registadas nestes serviços com o n.º E/548/2025 e n.º E/551/2025, ambas de 2025/01/04, confirmamos a ocorrência de roturas, respondendo o piquete tão célere quanto possível, quer na suspensão do abastecimento por forma a minimizar perdas de água, quer na reparação da mesma, quer posteriormente no restabelecimento do abastecimento. Apesar de existirem ocorrências localizadas em diferentes locais da rede de abastecimento, poderá haver necessidade de realizar o seccionamento da mesma a partir do mesmo local e afetando a mesma zona de abastecimento.

Dado o carácter imediato e não previsto da ocorrência de água na via pública, em consequência da rotura e a necessidade de realizar o mais brevemente possível a suspensão de abastecimento, não é possível o aviso prévio da sua ocorrência às populações.

Esclarecemos que, a duração das intervenções publicitada pelos SIMAR baseia-se numa estimativa realizada no início dos trabalhos, a qual com o evoluir dos mesmos, poderá ser antecipada ou prolongada, dependendo das dificuldades (normalmente associadas com a presença de outras infraestruturas perto da rede de abastecimento de água) que possam surgir durante a reparação em curso.

De referir que, as causas subjacentes a este tipo de ocorrências englobam uma variedade de circunstâncias, entre as mais comuns são os problemas de assentamento derivados à movimentação dos solos, o desgaste normal da infraestrutura (envelhecimento), as alterações de padrões de consumo, causando flutuações bruscas na velocidade de escoamento e as pressões existentes na rede de abastecimento, como a presença de ar no interior da tubagem. O restabelecimento do abastecimento foi realizado de forma gradual, sendo que as zonas mais altas da área de influência da conduta seccionada, poderão ter um período de recuperação mais elevado.

Cientes que desenvolvemos todas as ações para minimizar o impacto junto da população, lamentamos os transtornos causados pela intervenção efetuada.

Com os nossos cumprimentos,

Os SIMAR Loures e Odivelas
Pedro Rosa
14 de janeiro 2025
Exmos Senhores,


A Vossa resposta não tem qualquer relação com a questão colocada nem faz qualquer comentário à forma descuidada como a água municipal é administrada.

Assim, volto a solicitar uma resposta à minha questão.

Obrigado.
SIMAR Loures | Odivelas
24 de janeiro 2025
Exmo. Senhor,

Em resposta à V/reclamação, registada nestes serviços com o n.º E/2814/2025, de 2025/01/16, confirmamos a ocorrência de roturas aleatórias na zona referida por V/Exa, as quais foram prontamente reparadas pelo serviço de piquete, encontrando-se o abastecimento normalizado.

Mais se informa que, a situação encontra-se em análise de modo a encontrar uma solução para a minimização de ocorrências.

Com os nossos cumprimentos,

Os SIMAR Loures e Odivelas
Pedro Rosa
12 de fevereiro 2025
Exmos Senhores,

Depois da Vossa última resposta, já voltou a faltar o abastecimento de água por 2 (duas) vezes.

Ou seja, mesmo após 18 (dezoito) reclamações, o problema persiste, evidenciando uma mistura de desleixo e inércia para a solução do mesmo.

Enquanto continuar a ter cortes no abastecimento de água de 5 em 5 dias, não posso marcar a reclamação como resolvida.

Cumprimentos,
Pedro Rosa
SIMAR Loures | Odivelas
24 de fevereiro 2025
Exmo. Senhor,

Em resposta às V/reclamações, duas exaradas no Livro de Reclamações on-line, registadas nestes SIMAR com o n.º E/5629/2025, de dia 2025/02/05 e n.º E/6411/2025, de 2025/02/10, outras enviadas por e-mail, registadas com o n.º E/6102/2025, de 2025/02/07 e n.º E/6603/2024, de 2025/02/10 e ainda a outras duas, remetidas no Portal da Queixa, que mereceram os nossos registos n.º E/5770/2025, de 2025/02/06 e n.º E/7042/2025, de 2025/02/12, cumpre-nos informar que, o piquete procede às reparações com a maior celeridade possível, por forma a restabelecer o abastecimento de água.

Relativamente às interrupções de abastecimento, considerando a zona onde reside V.Ex.ª, considerando ainda, que este local de consumo se encontra no extremo da rede pública, todas as avarias, sejam elas roturas ou deficiências de pressão, que ocorram a montante, irão afetar o funcionamento do abastecimento de água.

Acresce informar que, foi adjudicada uma empreitada na zona adjacente ao local em apreço, pelo que, após a execução desta, será efetuado um estudo por forma a averiguar a possibilidade de alteração da origem do V/abastecimento e assim, promover as necessárias melhorias nas condições de abastecimento.

Com os nossos cumprimentos,
Os SIMAR Loures e Odivelas
Pedro Rosa
Pedro Rosa avaliou a marca
10 de março 2025

Após 20 reclamações, o problema continua sem estar resolvido.

Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.