Fornecimento de Água

SIMAR Loures | Odivelas - Falta de água

Ricardo Alfeirão
Ricardo Alfeirão apresentou a reclamação
1 de outubro 2022
Boa noite. Possuo uma sala de provas/garrafeira na Avenida Dom Dinis em Odivelas e encontro-me sem água desde o passado dia 29 de Setembro. A SIMAR informou da suspensão do serviço durante o dia 29 até ás 16 horas, mas este procedimento foi esquecido para as restantes horas do dia 29, bem como do dia 30. Desta forma, após a realização de uma prova no dia 29, fui obrigado a cancelar a do dia 30 pois não tenho como lavar a loiça. Sinto-me lesado no prestígio e credibilidade do meu espaço, pois embora não tenha sido por algo que eu pudesse controlar, fui obrigado a cancelar um evento em cima da hora, por falta de aviso prévio. A isto juntar-se os prejuízos financeiros daí decorrentes. Gostaria de saber se está falta de consideração pelos clientes da vossa parte é motivo da vossa preocupação ou se em virtude de possuírem o monopólio da distribuição de água no concelho e sendo este um bem essencial, as necessidades dos vossos clientes são supérfulas e arquivadas. Na esperança de obter uma resposta da vossa parte, deixo esta reclamação por sentir que os comerciantes da área estão a ser lesados e prejudicados por uma empresa que deveria ter mais cuidado para com os seus clientes.
Data de ocorrência: 1 de outubro 2022
11 de outubro 2022
Exmo. Senhor,
Em resposta à V/reclamação registada nestes Serviços com o nº E/44588/2022 de 2022/10/04, que mereceu a nossa melhor atenção, confirma-se a ocorrência de roturas, cujas falhas de abastecimento abrangem a V/zona de residência, respondendo o piquete de forma tão célere quanto possível, quer na suspensão do abastecimento, por forma a minimizar perdas de água e danos a terceiros, quer na reparação da mesma e posteriormente no restabelecimento do abastecimento.
Mais se informa que, devido à necessidade de ligação de novas infraestruturas de abastecimento, ao reservatório de Odivelas, no âmbito da empreitada de remodelação em curso, foi necessário proceder à suspensão de abastecimento a partir do mesmo, sendo que em sequência do ocorrido, verificou-se a formação de bolhas de ar na rede de distribuição, as quais motivaram na sua deslocação várias roturas.
Esclarece-se que, apesar de existirem ocorrências localizadas em diferentes locais da rede de abastecimento, poderá haver necessidade de realizar o seccionamento desta, a partir do mesmo local e afetando a mesma zona de abastecimento.
Dado o carácter imediato e não previsto da ocorrência de água na via pública, em consequência da rotura e a necessidade de realizar o mais brevemente possível a suspensão de abastecimento, não nos é permitido o aviso prévio à população.
Apesar de no caso em apreço, ter existido um comunicado informando da interrupção de abastecimento à população, dado o surgimento de roturas a jusante do local de realização dos trabalhos programados, não foi possível repor o abastecimento, sem que as mesmas fossem primeiro reparadas.
De referir que a duração, das intervenções, depende das dificuldades (normalmente associadas com a presença de outras infraestruturas, junto da rede de abastecimento) que possam surgir durante a reparação em curso.
Lamentando os transtornos causados, apresentamos os nossos cumprimentos,
SIMAR – LOURES E ODIVELAS
Ricardo Alfeirão
Ricardo Alfeirão avaliou a marca
30 de novembro 2022

A minha opinião é que não vai haver alterações no processo, caso as coisas voltem a acontecer. Não há uma análise para se ver o que correu menos bem, de forma a evitar prejuízo da parte dos clientes. É necessário prevenir e isso não acontece.