Fornecimento de Água

SIMAR Loures | Odivelas - Infiltração/rotura de esgotos desde 2016

FF FF
FF FF apresentou a reclamação
11 de dezembro 2019
Desde 2016 que envio mails para a SIMAR por causa de uma infiltração de esgotos que demoliu uma parede num espaço em cave que ficou inundada em fezes.
Na data foram tratar do entupimento e foram fazer uma peritagem as tubagens. Oralmente informaram estarem fissuradas e que iríamos receber o relatório.
Por não saberem de quem é a responsabilidade, ou por não quererem assumir a responsabilidade nunca enviaram um relatório a informar dos resultados.
Foram feitas duas peritagens e em ambas as situações informaram das fissuras (sempre verbalmente).
O condomínio do edifício, preocupado com a situação que decorre a 3 anos e com a possibilidade das fundações do edifício estar em situação de risco tem vindo a contactar também o SIMAR que não envia nenhuma resposta.
Pela gravidade do assunto, o condomínio contratou e pagou a uma empresa especializada para verificar os problemas. As fissuras são inúmeras e as tubagens estão todas danificadas.
Enviaram-se vídeos e relatórios para o SIMAR e continua-se sem resposta.
Entretanto o condomínio estudou a possibilidade de fazer as reparações para que a situação não se arrastasse. Foi a Junta de freguesia, a C.M. Loures e ao SIMAR que não permitem levantar nenhuma licença para execução das obras sem um relatório da SIMAR.
VERGONHA!!!! Não respondem, não se responsabilizam, não fazem e ainda impedem de fazer.
18 famílias vivem num edifício de 1970 que terá as suas fundações inundadas em esgotos o que compromete a sua segurança e das respectivas famílias.
Pedem ajuda, tentam resolver por conta própria e a SIMAR nunca se digna a responder e ainda os impossibilita.
Obviamente que temos na nossa posse toda a documentação envolvida ao longo destes anos.
Data de ocorrência: 11 de dezembro 2019
14 de janeiro 2020
Exma. Senhora,

Na sequência da V/reclamação registada nestes SIMAR com o n.º E/52782/2019, de 2019/12/11, que mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos esclarecer que, nos termos do art. 18º do Regulamento do Serviço de Abastecimento de Água em vigor “compete aos proprietários e usufrutuários executar todas as obras necessárias ao estabelecimento, remodelação ou reconstrução dos sistemas de drenagem prediais, bem como custear a execução dos ramais de ligação.”

Ora, pese embora as referidas caixas e parte da ligação às mesmas se encontrem em via publica, estas integram a rede predial, pelo que a responsabilidade, nos termos descritos, pertence aos proprietários a quem competirá a solicitação das referidas licenças às entidades competentes para poderem proceder às reparações necessárias.

Sem prejuízo do exposto, informamos que caso pretenda esclarecimentos adicionais, poderá contactar a nossa Divisão de Fiscalização através da Linha Única de Atendimento 219848500.

Com os nossos cumprimentos,

Os SIMAR de Loures e Odivelas
14 de janeiro 2020
*Exma Senhora,

No seguimento da nossa resposta, somos a retificar a informação acima descrita, pois onde se lê: "nos termos do art. 18º do Regulamento do Serviço de Abastecimento de Água em vigor", deverá ler-se " nos termos do art. 18º do Regulamento do Serviço de Drenagem de Águas Residuais em vigor...".

Com os nossos cumprimentos

Os SIMAR de Loures e Odivelas