Fornecimento de Água
SIMAR Loures | Odivelas60.5
Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas

SIMAR Loures | Odivelas - Poluição sonora - reservatório de água da praceta natália correia

Jorge Matos apresentou a reclamação
12 de outubro 2018

Vivo à 13 anos no mesmo local, junto ao reservatório de água potável da Praceta Natália Correia, em Sto. António dos Cavaleiros.
Desde há alguns meses que surgiu um ruído incomodativo vindo dos equipamentos electromecânicos instalados neste reservatório. Este ruído, muito provavelmente provocado por algum ventilador, bomba ou compressor é especialmente incomodativo no período nocturno, quando há mais sossego ambiente... mas também quando precisamos de descansar.
Não sei se se trata da instalação de equipamentos novos que não estão a cumprir com as normas actuais de emissões acústicas, ou se se tratam de equipamentos existentes com problemas mecânicos.
O certo é que este ruído está a incomodar, pelo menos, os residentes do Nº2 da Av. Infante D. Henrique (com habitações voltadas para este reservatório) e seguramente não está conforme as leis de prevenção do ruído e do controlo da poluição sonora. Recordo que esta lei visa a salvaguarda da saúde humana
e o bem-estar das populações constituindo uma tarefa fundamental dos organismos públicos e do Estado, nos termos da Constituição da República Portuguesa e da Lei de Bases do Ambiente.

Data de ocorrência: 12 de outubro 2018
15 de novembro 2018
Exmo Senhor,

Em resposta à V/reclamação registada nos SIMAR com o n.º E/45952/2018, de 2018/10/15, remetendo a reclamação mencionada em epígrafe e cujo teor mereceu a nossa melhor atenção, cumpre-nos informar que a situação remetida por V/Exa será reportada à Câmara Municipal de Loures para análise e medição do ruído ambiente.

Ao dispor de V. Exa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Os SIMAR de Loures e Odivelas
18 de novembro 2018

Obrigado pela informação prestada e por terem dado seguimento a este assunto.
Como informação complementar acrescento que, durante o período diurno os equipamentos que estão, eventualmente, a gerar este ruído têm um funcionamento esporádico (algumas vezes por hora durante um curto espaço de tempo).
Contudo, no período nocturno (principal motivo da minha queixa) os equipamentos funcionam em modo contínuo durante algumas horas. É este ruído contínuo e incomodativo que eu entendo que não está conforme as leis de prevenção do ruído e do controlo da poluição sonora.
Esta situação ocorre durante a madrugada, normalmente entre a 1:00h e as 3:00h, repetindo-se de novo ao alvorecer.

Na expectativa de que que esta questão se resolva com a brevidade possível, apresento so meus melhores cumprimentos.

Jorge Matos avaliou a marca
6 de dezembro 2018