48.7

SMAS Montijo - Agua de má qualidade e com cor amarela

Jorge Reis Alves
Jorge Alves apresentou a reclamação
19 de janeiro 2021

Mais uma vez venho demostrar o meu desagrado pela Qualidade da Agua fornecida .
Estamos diariamente a receber Agua nas nossas habitações de cor amarela , que não devia de modo algum ser fornecida a seres humanos .
A agua que chega as nossas torneiras alem de se encontrar impropria para consumo está a causar problemas de entupimento das maquinas , esquentadores , cilindros , torneiras das nossas casas.
Devido a ser um problema recorrente á vários anos , pede-se a rápida solução do problema que esta se a tornar uma situação insuportável,

Data de ocorrência: 19 de janeiro 2021
Jorge Alves
16 de fevereiro 2021
Ex. Srs.

Estou a aguardar resposta, e resolução do problema.

Fiquem bem.

Obrigado.
18 de fevereiro 2021
Em resposta à reclamação apresentada por V. Ex.ª, a qual mereceu a nossa melhor atenção e no que se refere à qualidade da água que abastece a Rua Cristóvão Colombo, cumpre-nos informar o seguinte:

- Os SMAS Montijo cumprem rigorosamente um programa de controlo de qualidade da água (PCQA) e um Plano de Controlo Operacional (PCO) que inclui mais de 3000 análises anuais, efetuadas em vários pontos da rede de abastecimento, sendo que destas 2100 são efetuadas nas torneiras dos consumidores;

- O Programa de Controlo de Qualidade da Água (PCQA) é submetido à aprovação da Entidade Reguladora de Águas e de Resíduos (ERSAR) e rigorosamente monitorizado ao longo do ano por esta entidade e Delegação de Saúde;

- O controlo de qualidade da água cumpre rigorosamente o definido no Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei nº 152/2017, de 7 de dezembro;

- Os SMAS informam a Delegação de Saúde e a ERSAR sobre qualquer inconformidade que ocorra na qualidade da água que distribuem;

- A percentagem de água segura fornecida no concelho de Montijo é de 99,81%, um valor considerado de excelência;

- A eventual ocorrência de cor acastanhada na água da torneira poderá surgir devido à presença de minerais como o ferro e o manganês. Alterações na temperatura ou pressão e velocidade da água, causadas quer por avarias quer pela dinâmica do próprio abastecimento, poderão originar uma turvação castanha, originada pela formação e arrastamento de depósitos destes minerais nas tubagens. Estes elementos estão naturalmente presentes em muitas origens de água e embora desagradável, nas concentrações existentes, não oferecem perigo para a saúde pública;

- No caso concreto do edifício onde reside existe a agravante de ser abastecido por uma conduta de extremo de rede. Este facto faz com que seja um local propício para acumulação de precipitados de minerais, originando a coloração amarela que refere. Atendendo a esta situação, os SMAS estão a desenvolver esforços para efetuar uma obra que permitirá uma melhor circulação da água de forma a resolver esta questão.
São efetuadas descargas regulares na rede com o objetivo de minimizar esta situação.

Sem outro assunto de momento, encontramo-nos ao seu dispor para qualquer outra informação que pretenda, através do site www.mun-montijo.pt ou através do telefone 212 327 768 das 9h às 12h30.

Os SMAS de Montijo
Jorge Reis Alves
Jorge Alves avaliou a marca
14 de abril 2021

O problema de abastecimento de agua com cor estranha amarela e castanha persiste pelo menos 2 vezes por mês a Agua continua com qualidade duvidosa pelo seu tom cor e aspecto.