SMAS Montijo

SMAS Montijo - Qualidade da água canalizada para consumo humano

Susana  Martins
Susana Martins apresentou a reclamação
7 de setembro 2022
A água fornecida pelos serviços municipalizados de água e saneamento do Montijo apresentava uma cor amarelada, com resíduos sólidos visíveis a olho nú e com cheiro a esgoto. Nesse dia tomei banho, bem como a família com esta água. Quando me apercebi da situação, tivemos de usar água engarrafada para terminar o banho, lavar os dentes e a louça. Passámos a comprar garrafões de água para o consumo, para cozinhar e lavar os dentes e nos piores dias para lavar a louça à mão.
Tinha também a máquina de lavar roupa a funcionar com roupa branca. Ficou toda amarela, tendo de a lavar 3 vezes para retirar parte da sujidade que ficou impregnada nos tecidos.
Considero esta situação intolerável, que ainda por cima se repetiu inúmeras vezes durante o mês de julho de 2022. Tendo em conta o valor cobrado por metro cúbico de água consumida e o valor cobrado por tratamento de águas residuais e de resíduos sólidos neste município é no mínimo exigível que a água esteja sempre em quantidade e em qualidade de excelência. Como tal condição não se verifica e eu não tenho opção de consumir de outra água, exijo que o SMAS seja objeto de inspeção e de coima, bem como seja exijido que os consumos de água sejam cobrados a valores muito inferiores condizentes com a péssima qualidade de água, que na verdade não é potável nem depois de fervida, nem para cozinhar ou lavar pessoas, animais e equipamentos. Nestes casos, gostaria ainda de saber como poderei ser ressarcida dos gastos extraordinários que tive e tenho com água de garrafão e com a lavagem repetida da roupa (água, detergente)?
Aguardo uma resposta à minha reclamação.
Data de ocorrência: 29 de junho 2022