Smile.Up Marca Recomendada
Smile Up, S.A.
  • A Smile.up Clínicas Dentárias tem como principal objectivo sensibilizar a população portuguesa para a necessidade da manutenção de uma boa saúde oral, promovendo a prática de hábitos para uma vida saudável.
    Apresentamos uma oferta direccionada para todas as idades, com planos de tratamento adaptados a cada membro da família. Temos facilidades de pagamento, clínicas em todo o país e horário alargado em todas as nossas clínicas.

• 220448110
  • Avenida Sidónio Pais, nº379, 2º Piso
    4100-468 Porto
  • info@smileup.pt

Smile.Up - Restaurações mal feitas

Sofia Mac apresentou a reclamação
13 de agosto 2022 (editada a 16 de agosto 2022)
Após pedir consulta através do site, dirigi-me à clinica smileup de vila nova de gaia, com o intuito de higienizar e tratar cáries bem como colocar aparelho para ajudar a resolver problemas estruturais da boca.
Disse que tinha muitas caries a tratar, uma vez que há muitos anos que não ia ao dentista. Tiraram raio x, o medico analisou e apresentaram o plano.
Concordei com o plano pois pensei que todos os tratamentos a realizar estavam já mencionados no dito plano.

- A primeira restauração foi aos dentes 24 e 25.

Como, quando voltei para outro restauro, mencionei ao Dr que tinha muita saliência (que ainda tem), o médico limou com força extrema, até atingir a gengiva – tanto que verifiquei ao sair da consulta ter um corte e sangue -, depois colocou um jato de água (o que foi uma tortura, e mencionei-o ao médico).

O médico procedeu com outros restauros, sem anestesia. Neste dia, supostamente procedeu ao restauro do dente 14.

- Nesse mesmo dia em que me limou o dente, e me cortou a gengiva, passou com a lima por cima dos dentes 22 e 23, ficando uma marca evidente de arranhar de instrumento.

- posto isto, pedi para ser atendida noutro dia, por outro médico.

- Mencionei na clinica que tinha dores no restauro dos dentes 24 e 25, marcaram consulta e o médico apenas olhou dois minutos para os dentes e deu-me um gel para a sensibilidade. Não tocou sequer nos dentes.

Esta semana, dia 8 de Agosto, fui atendida pela Dra que me fazia os restantes restauros, que me alertou para um dente partido que não estava no plano e que devia ser tratado. Ora este dente é o dente 14, que supostamente já tinha sido restaurado.

Por infelicidade, ou não, uma vez que continuo com dores do lado esquerdo - e quando como me doem os dentes 24 e 25-, ao comer pelo lado direito, uma batata frita de pacote, sinto um choque pelo corpo e estive com dores desde esse momento.

Liguei para a clinica na terça dia 9 e falei com a representante Ana. Disse-lhe que estava com muitas dores.

Tendo apenas consulta marcada para esta sexta 12, às 18h, tomei ibuprofen e pensei que aguentaria até à marcação.

Quinta dia 11, dirigi-me à clinica, expliquei que as dores eram tremendas, que algo não estava bem. Sentia a boca dormente ao mesmo tempo que sentia dor.

Uma vez que não havia medico na clinica, pedi para ser atendida sexta de manha e não às 18h, embora fosse com o médico que tinha realizado as tais restaurações.

Marcaram para as 9h30. De referir que cheguei antes da hora, contudo o medico apenas apareceu às 9h49 e fui atendida já perto das 10h.

Expliquei ao médico todas as minhas dores, esperando que este procedesse ao tratamento e este apenas observou a minha boca e olhou para o raiox (realizado em julho) e disse que me ia receitar medicação para as dores, sem sequer analisar os dentes ou realizar outro raiox.

Uma vez que é incomportável passar mais dias com as dores que tenho sentido, e claramente algo estava errado, dirigi-me à clinica dentaria D’avenida, onde aguardei vaga, pois lá só atendem por marcação.

Realizei dois raiosx onde a médica disse que problema era o dente 14. Que o dente 14 tinha uma cárie interna considerável, que o dente estava oco.

Eu disse-lhe que o dente 14 tinha sido tratado pois estava no plano e a médica disse que eu deveria estar a confundir os dentes pois o dente 14 não tinha restauração alguma, tinha apenas um pequeno selante mas não tinha restauração.

Depois deste tratamento dirigi-me à clinica smileup para reclamar e assim o fiz diretamente no livro.

Só neste momento é que o médico na smileup se lembrou de fazer um novo raiox, já após ter sido tratado noutra clinica.

Mencionei novamente os dentes 24 e 25, algo que foi ignorado e que deixasse passar o tempo pois a dor pode passar. Esta restauração, a primeira, da dor de sensibilidade à água fria até agora.

Quanto ao dente 14, que não trataram na smile up após ter falado três vezes da dor e de ter estado na clínica, este dente que tantas dores escrusciantes me causou na boca toda, crânio e ouvido, hoje dia 13 de Agosto, após ter sido tratada noutra clínica, e sem tomar medicação alguma para dores, estou finalmente livre de dor. Era tão simples quanto isso. Foi só preciso ver o dente, tirar um raiox e tratar.

Fica obvio que o problema foi uma cárie que não foi tratada embora estivesse no plano. Algo que continuaria pois naquela clinica não me parece que haja o cuidado/tempo necessário para com os pacientes.

Quero acreditar que este modus operandi não é transversal a toda a organização e possa estar apenas circunscrita a um único local.

Subscrevo-me apenas com o seguinte:
Aguardo resposta no sentido de me ser restituído o valor do dente 14, com a noção de que os dentes 24 e 25 já deveriam ter sido resolvidos, uma vez que desde o primeiro momento informei na clinica que sentia dor; e também que o plano tenha término e o ainda em falta do mesmo por não ser efetuado, que esses valores me sejam também ressarcidos: ainda por fazer – dente 11 restauração, destartarização e higienização.
Data de ocorrência: 13 de agosto 2022
22 de agosto 2022
Exma Senhora,

Informamos que estamos já a tratar a sua reclamação através dos meios internos existentes para o efeito. Todo o processo será devidamente abordado e será contactada formalmente pelos nossos serviços.
6 de setembro 2022
Após receber a resposta da smile up à minha reclamação no livro de reclamações há de notar o seguinte:

- em nenhum momento assumem que a restauração foi mal realizada causando dores e danos maiores do que se de facto a primeira intervenção tivesse sido bem feita;

- indicam que o médico que procedeu às "restaurações" não está mais à colaborar com a clínica (o que não me surpreende)

- indicam por escrito algo que vai contra o que foi proferido pela representante da clínica, Ana no dia 12 de agosto. Quando me dirigi à clínica com a minha reclamação - dizendo que na clínica, à qual fui obrigada a recorrer por na smile up as minhas dores terem sido uma vez mais ignoradas, me informaram que o dente 14 não tinha sido tratado, apenas tinha um selante, - a representante Ana afirmou veementemente que isso era impossível, que o dente tinha sido restaurado, até porque na clínica "não tratam dentes com selante, apenas usam selante em crianças" (palavras dela) . Pois que na resposta escrita que recebi, confirmam que o dente foi de facto tratado com selante. Uma contradição coerente com todo o modus operandi da clínica.

- de referir que nesta resposta afirmam ainda que como antes da intervenção não havia dor, só o fizeram superficialmente para salvaguardar o dente.

Devo então considerar que se não causar dor, deveremos deixar um dente com cárie? Quando uma casa está a cair não se pintam as paredes para dar um ar de novo mas sim tratam se as fundações. Enfim.

- não querem devolver o valor do dente 14 por considerarem que foi tratado, foi restaurado. Ora isto não corresponde à verdade! Se o médico apenas olhou para o dente e colocou selante, isto não é uma restauração, é um vender gato por lebre.

- de referir ainda que nesta mesma carta se referem à reclamação que fiz em relação ao dentes 24 e 25 (a primeira restauração). Antes do problema com o dente 14, já tinha mencionado à clínica que tinha dor com o toque de frio e quente nos dentes que tinham sofrido a primeira intervenção. Aliás foi esta mesma intervenção que levou a que tivesse mudado de médico da clínica smile up, cujas restaurações causaram problema desde o primeiro momento.
Após mencionar que sentia desconforto, e porque a representante da clínica tinha no início justificado o pagamento por plano inteiro como uma garantia de que se algo corresse mal nas restaurações, estas seriam revistas sem custos adicionais, fui a uma "consulta" crente de que seria tratada e sair dali sem dor e desconforto. O médico olhou para os dentes e, sem lhes tocar nem intervir de qualquer forma, deu-me duas saquetas de um produto para anestesiar a zona.
Na carta que recebi da clínica, a mesma refere que esta "sensibilidade" é normal aquando das restaurações e que acaba por passar. Gostava de saber quando? Uma vez que passaram dois meses e cada vez me dói mais!

Quanto ao que escrevem como nota prévia, dizendo que têm sempre em consideração o paciente, lamento informar que apesar de bonitas palavras, não passam disso mesmo. Nunca senti por parte da clínica qualquer cuidado com o paciente.

Quando liguei no dia 9 de Agosto para a clínica e falei com a responsável Ana, informando a das dores insuportáveis que sentia, desfazendo me em lágrimas de tanto desespero, dizendo que tinha de ser vista por um médico mas que não queria que fosse o mesmo médico que procedeu à intervenção que causara a dor, esta apenas me confirmou que, sendo que eu tinha consulta marcada para sexta, ela - na sexta - iria estar presente com a doutora com quem eu tinha já consulta marcada desde antes desta chamada e iria "ver o que se passa". Em momento algum me disse que me dirigisse à clínica o quanto antes.
Estive com dores intensas em todos os dentes, maxilar, ossos da cabeça, ouvido, até que não aguentei e me dirigi à clínica na quinta feira dia 11, já desesperada, e a Ana me disse que não havia médico e que poderia marcar para sexta de manhã - com o médico que eu lhe tinha pedido para não me tratar mais!!
As dores eram tantas e tão insuportáveis que concordei.
9h30. Esta era a hora marcada.
Cheguei à clínica às 9h12. As 9h30 a rececionista ligou ao médico a informar que tinha paciente. O médico chegou às 9h49. Havia já uma paciente a aguardar para uma consulta às 10h. Entrei e em menos de 5 minutos fui despachada.
Olhou para os dentes, olhou para a radiografia e disse que ia passar receita para medicação para as dores (porque como o mesmo disse "é um fim de semana longo").

Quando um paciente diz que tem dores não basta olhar para a cara do paciente, tem de se analisar e fazer as devidas intervenções para averiguar o que se passa. Desiludida com toda a atitude desta clínica. Desiludida com o péssimo serviço prestado.

ISTO NÃO É UM BOM SERVIÇO AO CLIENTE, muito menos um bom serviço a um paciente.

Estou certa de que se avançasse pela via judicial iria ter os meus direitos salvaguardados, pois qualquer dentista alocado a este caso pelo tribunal iria ver o estado em que deixaram os meus dentes, o 14, mas também os dentes 22 e 23 que têm marcas da lima que o dr usou para com uma forma bruta limar o espaço entre os dentes 24 e 25.

Uma vez que se recusam a devolver o valor dos "tratamentos" do dente 14, 24 e 25, têm agora de devolver os valores dos tratamentos que não foram realizados claramente.

Aguardo comunicação e devolução destes valores. Aproveito para informar que devem anular o cartão saúde.

Irei solicitar este último passo de forma escrita com aviso de recepção, uma vez que na carta que enviaram parecem ter esquecido de mencionar os valores a devolver pelos tratamentos em aberto.
12 de setembro 2022
Ex.ma Senhora,

agradecemos o seu contacto e informamos que iremos dar conhecimento da sua pretensão à clínica em causa.
21 de setembro 2022
Ex.ma Senhora,

já enviamos dois emails com a nota de crédito para V. Ex.ª assinar e enviar e até à data sem resposta da sua parte.
Assim , damos como terminada esta queixa por falta de S/ colaboração.
22 de setembro 2022
A nota de crédito apenas menciona os tratamentos ainda por realizar. Algo que é obrigatório que devolvam.
Quanto ao teor da reclamação nada fizeram. Não está resolvido!
Então estragam me os dentes - eu paguei para sair pior do que entrei; paguei por uma restauração que não foi de fato uma restauração mas sim um "selar" que me danificou ainda mais o dente e me partiu o mesmo, já para não falar da primeira restauração da qual reclamei várias vezes e dizem ser normal ter "sensibilidade".
Paguei por um serviço mal feito, logo quero a devolução do valor pago pelo dente 14. Se não restauraram, tem de devolver o valor.

Já para não mencionar o fato de que mexem nos dentes sem anestesia, pois o médico limou entre os dentes sem anestesia causando me imensas dores, no dia em que "restaurou" o dente 14, e sai da clínica com um corte na gengiva.

Devolverem me o que é meu não é solucionar o que provocou a reclamação.

É descartarem-se de responsabilidade por uma ação mal tomada. E isso é grave.
23 de setembro 2022
Ex.ma Senhora,

a sua queixa já foi remetida à ERS, entidade responsável pela regulação da área da saúde, pelo que, terá de aguardar a sua resolução.
Quanto à Smile Up reiteramos que tudo o que foi efetuado por nós respeita os melhores critérios da prática de medicina dentária.
Lamentamos que não o entenda dessa forma, mas para nós a reclamação está tratada.
Os nossos melhores cumprimentos
A Equipa Smile Up
1 de outubro 2022
Não resolveram a situação. De todo. Incrível falta de ética profissional.
Sofia Mac avaliou a marca
22 de setembro 2022

Péssimo serviço em todos os quadrantes de atuação.