Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra

SMTUC respondeu à reclamação de João Neves
há 22 horas

SMTUC - Incumprimento horários

Exmo. Senhor João Neves,

Reportamo-nos ao seu contacto de 26 de setembro de 2019, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Analisados os factos descritos no teor da reclamação apresentada por V/Exa., cumpre-nos informar que atualmente, motivado talvez pelo início do ano letivo, regista-se uma elevada densidade de tráfego, contribuindo assim para uma menor fluidez na circulação dos transportes públicos em geral.

Ainda assim, conscientes da realidade, assumem estes Serviços o compromisso de, com a maior brevidade possível, proceder a uma análise detalhada dos horários e atrasos verificados nas Linhas n.º 33 e 33R e, caso se justifique, proceder às necessárias alterações tendo em vista a melhoria da oferta.

Hélio S. Soares Paulino

SMTUC respondeu à reclamação de Luis Silva
há 1 dia

SMTUC - Linha 33, incumprimento de horários estipulados

Exm.º Senhor Luís Carlos da Silva,

Ainda assim, conscientes da realidade, assumem estes Serviços o compromisso de, com a maior brevidade possível, proceder a uma análise detalhada dos horários e atrasos verificados na Linha n.º 33 e, caso se justifique, proceder às necessárias alterações tendo em vista a melhoria da oferta.

Hélio Sérgio Paulino

SMTUC respondeu à reclamação de Susana Figueiredo
há 2 dias

SMTUC - Desrespeito, humilhação e falta de profissionalismo

Exm.ª Senhora Susana Marisa Figueiredo

Reportamo-nos ao seu contacto de 29 de setembro de 2019, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
Averiguada a situação, o motorista visado confirmou ter efetuado serviço no dia, hora e linha em causa, pese embora tenha contestado os factos descritos no teor da reclamação apresentada por V/Exa.ª, pois, de acordo com a versão que apresentou:
1. O motorista visado referiu que iniciou a viagem em Ponte de Eiras com um atraso de cerca de 8 minutos, facto que deixou os passageiros bastante descontentes, face à impossibilidade de conseguir cumprir o horário da viagem;
2. Referiu ainda que na paragem da Estação Coimbra B entrou uma utente que solicitou um bilhete de bordo, tendo apresentado para pagamento algumas moedas de 1 e 2 cêntimos;
3. Devido à necessidade de contar todas as moedas entregues, salientando que essa é a sua obrigação, teve de se justificar perante os restantes passageiros, o que motivou ainda mais reclamações;
4. O motorista salientou que em momento algum poderia recusar a viagem a um passageiro, independentemente do modo de pagamento, ainda que possa ter causado transtornos aos restantes passageiros e gerado descontentamento na utente;
5. O motorista visado disponibilizou-se para, caso assim o pretenda, realizar uma acareação entre V/Exa.ª, e a visado, no sentido de esclarecer presencialmente as versões contraditórias que ambas as intervenientes apresentam.

Os SMTUC informam ainda que são tomadas medidas que permitam minimizar este tipo de ocorrências, nomeadamente com a frequente sensibilização dos motoristas para a atenção a ter nos locais de paragem e o respeito pelas regras e procedimentos em vigor.
Face ao exposto, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados, na expectativa de continuarem a merecer a preferência de V/Exa.ª.

Ricardo Grade

SMTUC respondeu à reclamação de Ana Ferreira
há 3 dias

SMTUC - Falta de transportes

Exm.ª Senhora Ana Ferreira

Agradecemos a comunicação de 04 de outubro de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e, justificando-se, voltaremos oportunamente ao vosso contacto.

SMTUC
SMTUC respondeu à reclamação de catarinasf
há 1 semana

SMTUC - Reclamação

Exm.ª Senhora Catarina Sanches Fernandes

Agradecemos a comunicação de 07 de outubro de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC respondeu à reclamação de Ângela Roso
há 1 semana

SMTUC - Avarias constantes da linha 6 às 8h00 da manhã

Exm.ª Senhora Ângela Marisa Dinis Roso

Agradecemos a comunicação de 03 de outubro de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC respondeu à reclamação de Susana Figueiredo

SMTUC - Desrespeito, humilhação e falta de profissionalismo

Exm.ª Senhora Susana Marisa Figueiredo

Agradecemos a comunicação de 29 de setembro de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC respondeu à reclamação de Bruno Moura

SMTUC - Autocarro não parou

Exm.º Senhor Bruno Moura

SMTUC respondeu à reclamação de João Neves

SMTUC - Incumprimento horários

Exm.º Senhor João Neves

Agradecemos a comunicação de 26 de setembro de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC
SMTUC respondeu à reclamação de Marta

SMTUC - Atraso e/ou não cumprimento de horário

Exma. Senhora Marta Silva,

Reportamo-nos ao seu contacto, o qual mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Relativamente à ocorrência, indicada no teor da reclamação apresentada por V/Exa., incumprimento do horário da Linha n.º 34T, partida do Pólo II às 8h00, no dia 16 de setembro, cumpre-nos informar que a viagem realizou-se com um atraso de cerca de 13 minutos, em virtude da elevada densidade de tráfego registada nesse dia à qual somos alheios.

Hélio S. Soares Paulino

SMTUC respondeu à reclamação de Luis Silva

SMTUC - Linha 33, incumprimento de horários estipulados

Exm.º Senhor Luís Carlos da Silva

SMTUC respondeu à reclamação de Cidalina Cavaco
há 3 semanas

SMTUC - Reclamação

Exm.ª Senhora Cidalina dos Santos Cavaco,

Reportamo-nos ao seu contacto de 23 de julho de 2019, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Averiguadas as ocorrências, indicadas no teor da reclamação apresentada, e após acareação realizada entre V/Exa. e o motorista visado, atendendo à gravidade dos factos relatados, estes Serviços Municipalizados assumem perante a ocorrência o seguinte posicionamento:

1. Os SMTUC são um serviço público municipal, com fortes preocupações de carácter eminentemente social, tendo por Missão garantir uma oferta de transporte público de qualidade, confiança e adequada às necessidades das populações;
2. Através da sua Política da Qualidade, os SMTUC propõem-se reforçar as competências dos colaboradores, fomentando o espírito de equipa e a focalização na qualidade e no cliente;

3. O Código de Conduta dos Trabalhadores dos SMTUC estabelece um conjunto de princípios éticos e normas de conduta, apresentando-se como uma referência para os utilizadores do serviço prestado por estes Serviços Municipalizados, nomeadamente no que respeita aos padrões de conduta a observar pelos nossos trabalhadores no relacionamento com o público, por forma a incrementar níveis de confiança com os clientes;

4. Pretende-se, com o Código de Conduta, reforçar ainda a confiança pública na qualidade do desempenho individual dos nossos trabalhadores sujeitos a um especial e rigoroso escrutínio público, devendo estes para tal:

a. Assumirem-se como profissionais que dedicam o seu esforço e empenho no cumprimento das tarefas que lhes são confiadas, exercendo a sua atividade diária com o máximo zelo e rigor;

b. Promover o bom relacionamento com as pessoas que interajam no exercício das suas funções, sendo diligentes e cooperantes na realização do interesse público;

c. Agir de modo a que as suas ações sejam adequadas aos objetivos e tarefas a desenvolver.

5. Por conseguinte, os trabalhadores destes Serviços Municipalizados devem usar da maior cortesia no seu relacionamento com os cidadãos e estabelecer com eles uma relação que, presumindo a sua boa-fé, contribua para garantir com correção e serenidade o exercício dos seus direitos e o cumprimento dos seus deveres;

6. Devem ainda, assegurar aos cidadãos o apoio, a informação ou o esclarecimento que lhes seja solicitado sobre qualquer assunto;

7. Face ao exposto conclui-se, referindo que os SMTUC não se revêem nos factos relatados, nem estes correspondem aos valores que defendem, pelo que lamentam a sua ocorrência e os incómodos que daí possam ter resultado para os intervenientes, sendo certo que internamente serão desenvolvidas ações no sentido de evitar futuras ocorrências.

Por último, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados, na expectativa de continuarem a merecer a preferência de V/Exa.ª.

Hélio Sérgio Paulino