Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra

geral@smtuc.pt

SMTUC respondeu à reclamação de Catarina Coelho

SMTUC - Lotação do autocarro em âmbito covid 19

Exma. Senhora Catarina Isabel Nunes Coelho

Reportamo-nos ao seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Em cumprimento do disposto no Decreto-lei n.º 20/2020, de 01 de Maio e da Orientação n.º 27/2020 de 20/05/2020 (atualizada a 20/07/2020), da Direção-Geral da Saúde, foram implementadas nos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), um conjunto de medidas no sentido de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores e utilizadores dos transportes públicos, bem como da comunidade em geral, nomeadamente, a implementação da redução do número de passageiros nas viaturas, correspondente a dois terços do número máximo de lugares disponíveis, a disponibilização de solução antissética de base alcoólica, a higienização das viaturas com a aplicação de Zoono Z-71 e a instalação de um sistema de proteção e delimitação do posto de condução.

Em complemento às medidas acima elencadas, sendo impossível assegurar o distanciamento entre utilizadores, face à legislação em vigor, devem os utilizadores observar o cumprimento das regras de etiqueta respiratória bem como o uso obrigatório de máscara facial.
Sendo os SMTUC um serviço público municipal, tendo por Missão garantir uma oferta de transporte público de qualidade, reiteramos que são tomadas medidas que permitam assegurar a minimização da transmissão da doença.

Na expectativa de continuar a merecer a preferência de V/Exa.ª, apresentamos os mais respeitosos cumprimentos.

Hélio Sérgio Soares Paulino

SMTUC respondeu à reclamação de Sonia

SMTUC - Condutor

Exm.ª Senhora Sónia Nunes,

Reportamo-nos ao seu contacto de 30 de setembro de 2020, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Averiguada a situação, o motorista visado confirmou ter efetuado serviço no dia, hora e linha em causa, muito embora tenha negado os factos descritos no teor da reclamação apresentada por V/Ex.ª, pois, de acordo com a versão que apresentou, afirmou não se lembrar da ocorrência conforme descrita.

Os SMTUC informam ainda que são tomadas medidas que permitam minimizar este tipo de ocorrências, nomeadamente com a frequente sensibilização dos motoristas para o respeito pelas regras e procedimentos em vigor, disponibilizando-se para, caso assim o pretenda, realizar uma acareação entre V/Ex.ª, e o visado, no sentido de esclarecer presencialmente as versões contraditórias que ambos apresentam.

Face ao exposto, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados, na expectativa de continuarem a merecer a preferência de V/Ex.ª.

Ricardo Grade

SMTUC respondeu à reclamação de Joana Pereira

SMTUC - Não parou na paragem do parque

Exm.ª Senhora Joana Pereira

Agradecemos a comunicação de 15 de outubro de 2020, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e oportunamente voltaremos ao vosso contacto.

SMTUC respondeu à reclamação de Nelson Santos
há 2 semanas

SMTUC - Compra bilhete

Exmo. Senhor Nelson Joel Santos,

Reportamo-nos ao seu contacto de 24 de setembro de 2020, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Os SMTUC informam que na sequência das medidas extraordinárias que foram sendo implementadas, no âmbito do Plano de Contingência Coronavírus (COVID-19), nomeadamente no Despacho N.º 130/PR/2020 (Plano de Desconfinamento Municipal), da Câmara Municipal de Coimbra, foi determinada a suspensão da venda de bilhetes de bordo.

Posteriormente, a partir do dia 8 de junho, atendendo à 3.ª fase de desconfinamento e à retoma gradual das atividades económicas, foi reposta a venda de bilhetes de bordo, sensibilizando-se os utentes do transporte público para, sempre que possível, se apresentarem com a quantia certa, minimizando, dessa forma, os contactos com os motoristas, muito embora a sua falta, em momento algum, impedisse os passageiros de acederem às viagens pretendidas.

Averiguada a situação reportada, face às normas internas, amplamente divulgadas pelos motoristas, constata-se que os procedimentos não foram rigorosamente cumpridos, não tendo o motorista agido em conformidade com o estipulado, pois era da sua responsabilidade a obrigatoriedade de facultar troco aos utentes que apresentassem valores superiores ao preço do bilhete.

Face ao exposto, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados, na expectativa de continuarem a merecer a preferência de V/Exa.ª.

Ricardo Grade

SMTUC respondeu à reclamação de Virgínia Franco
há 2 semanas

SMTUC - Aglomerado de pessoas no autocarro

Exm.ª Senhora Virgínia Franco

Reportamo-nos ao seu contacto de 18 de setembro de 2020, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Relativamente ao exposto, informamos que de forma a averiguar a situação descrita terá que nos fornecer dados mais concretos sobre o sucedido, tais como a hora das viagens em que foi constatado este facto.

Apresentamos desde já as nossas desculpas pelos incómodos causados e agradecemos o contributo para a melhoria dos nossos serviços.

SMTUC respondeu à reclamação de Sonia
há 4 semanas

SMTUC - Condutor

Exm.ª Senhora Sónia Nunes

Agradecemos a comunicação de 30 de setembro de 2020, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC respondeu à reclamação de Nelson Santos

SMTUC - Compra bilhete

Exm.º Senhor Nelson Joel Santos

Agradecemos a comunicação de 24 setembro de 2020, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC respondeu à reclamação de Virgínia Franco

SMTUC - Aglomerado de pessoas no autocarro

Exm.ª Senhora Virgínia Franco

Agradecemos a comunicação de 18 de setembro de 2020, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC respondeu à reclamação de Catarina Coelho

SMTUC - Lotação do autocarro em âmbito covid 19

Exm.ª Senhora Catarina Isabel Nunes Coelho

Agradecemos a comunicação de 15 de setembro de 2020, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC respondeu à reclamação de João Gonçalves

SMTUC - Veiculos fazem careiras, e não cumprem horarios

Exm.º Senhor João Manuel dos Santos Gonçalves

Agradecemos a comunicação de 11 de setembro de 2020, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

SMTUC respondeu à reclamação de Joel Paulo

SMTUC - Motorista

Exm.º Senhor Joel Paulo

Agradecemos a comunicação de 10 de setembro de 2020, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.