SMTUC
SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
70,9%
Taxa de Solução
92,9%
Média das Avaliações
42,8%
Taxa de Retenção de Clientes
58,6%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra
  • 239801100
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Avenida de Conímbriga - Santa Clara
    Apartado 5015
    3041-901 Coimbra
  • geral@smtuc.pt

SMTUC - Condução perigosa

Resolvida
1/10
Gustavo Barrote
Gustavo Barrote apresentou a reclamação
25 de agosto 2019
No dia 24 de agosto pelas 19h30 sensivelmente circulava de bicicleta pela estrada a subir Santa Clara a vir pelo Portugal dos pequenitos. A meio do caminho entre o Portugal dos pequenitos e a primeira rotunda nessa subida para Santa Clara o autocarro dos SMTUC número 256 passa literalmente a uns 20cm de distância de mim e a uma velocidade nitidamente excessiva o que fez que a circulação do ar me tivesse sugado na direção do autocarro.
Gostaria de frisar que era uma reta e eu ia a não mais de 30cm do passeio e que nao vinha qualquer veículo em sentido contrário que "obrigasse" o condutor a ter que se aproximar de mim da maneira excessivamente perigosa com que o fez.
Além de ser de lei no mínimo passar a 1,5m o que muito poucos cumprem, esse condutor por muito pouco não me passou com o autocarro por cima. Para quem não sabe um ciclista numa subida não anda perfeitamente em linha reta, a bicicleta vai sendo conduzida com pequenos desvios de direção o que faz que quando nos passam a 20cm do nosso volante seja perigosíssimo. Não é o mesmo que passar a 20cm de algo que está estático.
Ora eu não tenho dúvida que com os dados que forneço vocês podem facilmente verificar quem foi o condutor e agradeço que façam uma refrescamento na sua formação sobre condução irresponsável e perigosa.
Gostaria de frisar que normalmente os autocarros em Coimbra até se comportam muito cívicamente para com as bicicletas mas basta um condutor irresponsável para acontecem acidentes graves. Volto a frisar que um autocarro a passar por mim a 20cm a uns 70km/h não é nada agradável.
Cumprimentos,
Data de ocorrência: 25 de agosto 2019
SMTUC
26 de agosto 2019
Exm.º Senhor Gustavo Garrote

Agradecemos a comunicação de 25 de agosto de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e, justificando-se, voltaremos oportunamente ao vosso contacto.

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Vieira de Melo
DIVISÃO DE SERVIÇOS DE PRODUÇÃO


SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA
Sede: Av. de Conímbriga | Santa Clara | 3040-248 Coimbra
Endereço Postal: Apartado 5015 | 3041-901 Coimbra | Portugal
Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966
www.smtuc.pt | www.facebook.com/TransportesUrbanosDeCoimbra
SMTUC
5 de setembro 2019
Exmo. Senhor Gustavo Barrote,

Reportamo-nos ao seu contacto de 25 de agosto de 2019, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Averiguada a situação, o motorista visado confirmou ter efetuado serviço no dia, hora e linha em causa, pese embora tenha contestado os factos descritos no teor da reclamação apresentada por V/Exa.ª, pois, de acordo com a versão que apresentou:

1. O motorista visado referiu não se recordar do descrito na reclamação, tendo ainda acrescentado que decerto se lembraria da movimentação do ciclista, atendendo à distância tão diminuta a que se referiu o reclamante;

2. Referiu ainda que, no âmbito da sua profissão, pratica uma condução moderada, calma, consistente e responsável, comprovada pela inexistência de participações de ocorrência nos últimos anos (com e sem responsabilidade) no seu desempenho profissional;

3. Por último, refere que naquele local, seria impossível circular a uma velocidade elevada, cerca de 70Km/h, conforme referido;

Os SMTUC informam ainda que são tomadas medidas que permitam minimizar este tipo de ocorrências, nomeadamente com a frequente sensibilização dos motoristas para o respeito pelas regras e procedimentos em vigor.

Face ao exposto, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados.

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo Grade
Técnico Superior
DIVISÃO DE SERVIÇOS DE PRODUÇÃO

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA
Sede: Av. de Conímbriga | Santa Clara | 3040-248 Coimbra
Endereço Postal: Apartado 5015 | 3041-901 Coimbra | Portugal
Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966
www.smtuc.pt | www.facebook.com/TransportesUrbanosDeCoimbra
Gustavo Barrote
Gustavo Barrote avaliou a marca
16 de fevereiro 2022

O tratamento da reclamação foi basicamente dizer que eu menti .

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários

Sr. Gustavo Barrote, este tal JL não tem actividade no perfil do site e dedica-se a fazer comentários ofensivos e inúteis a reclamações legítimas de consumidores insatisfeitos. Eu também fui alvo da sua ignorância e má educação flagrantes. É apenas digno de comiseração, mas deve ser reportado ao administrador responsável pela gestão do site do Portal da Queixa.