SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês

SMTUC - Condução perigosa

Gustavo Barrote
Gustavo Barrote apresentou a reclamação
25 de agosto 2019
No dia 24 de agosto pelas 19h30 sensivelmente circulava de bicicleta pela estrada a subir Santa Clara a vir pelo Portugal dos pequenitos. A meio do caminho entre o Portugal dos pequenitos e a primeira rotunda nessa subida para Santa Clara o autocarro dos SMTUC número 256 passa literalmente a uns 20cm de distância de mim e a uma velocidade nitidamente excessiva o que fez que a circulação do ar me tivesse sugado na direção do autocarro.
Gostaria de frisar que era uma reta e eu ia a não mais de 30cm do passeio e que nao vinha qualquer veículo em sentido contrário que "obrigasse" o condutor a ter que se aproximar de mim da maneira excessivamente perigosa com que o fez.
Além de ser de lei no mínimo passar a 1,5m o que muito poucos cumprem, esse condutor por muito pouco não me passou com o autocarro por cima. Para quem não sabe um ciclista numa subida não anda perfeitamente em linha reta, a bicicleta vai sendo conduzida com pequenos desvios de direção o que faz que quando nos passam a 20cm do nosso volante seja perigosíssimo. Não é o mesmo que passar a 20cm de algo que está estático.
Ora eu não tenho dúvida que com os dados que forneço vocês podem facilmente verificar quem foi o condutor e agradeço que façam uma refrescamento na sua formação sobre condução irresponsável e perigosa.
Gostaria de frisar que normalmente os autocarros em Coimbra até se comportam muito cívicamente para com as bicicletas mas basta um condutor irresponsável para acontecem acidentes graves. Volto a frisar que um autocarro a passar por mim a 20cm a uns 70km/h não é nada agradável.
Data de ocorrência: 25 de agosto 2019
26 de agosto 2019
Exm.º Senhor Gustavo Garrote

Agradecemos a comunicação de 25 de agosto de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e, justificando-se, voltaremos oportunamente ao vosso contacto.

Paulo Vieira de Melo

Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966
www.smtuc.pt | www.facebook.com/TransportesUrbanosDeCoimbra
5 de setembro 2019
Exmo. Senhor Gustavo Barrote,

Reportamo-nos ao seu contacto de 25 de agosto de 2019, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Averiguada a situação, o motorista visado confirmou ter efetuado serviço no dia, hora e linha em causa, pese embora tenha contestado os factos descritos no teor da reclamação apresentada por V/Exa.ª, pois, de acordo com a versão que apresentou:

1. O motorista visado referiu não se recordar do descrito na reclamação, tendo ainda acrescentado que decerto se lembraria da movimentação do ciclista, atendendo à distância tão diminuta a que se referiu o reclamante;

2. Referiu ainda que, no âmbito da sua profissão, pratica uma condução moderada, calma, consistente e responsável, comprovada pela inexistência de participações de ocorrência nos últimos anos (com e sem responsabilidade) no seu desempenho profissional;

3. Por último, refere que naquele local, seria impossível circular a uma velocidade elevada, cerca de 70Km/h, conforme referido;

Os SMTUC informam ainda que são tomadas medidas que permitam minimizar este tipo de ocorrências, nomeadamente com a frequente sensibilização dos motoristas para o respeito pelas regras e procedimentos em vigor.

Face ao exposto, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados.

Ricardo Grade

www.smtuc.pt | www.facebook.com/TransportesUrbanosDeCoimbra
Gustavo Barrote
Gustavo Barrote avaliou a marca
16 de fevereiro 2022

O tratamento da reclamação foi basicamente dizer que eu menti .

Sr. Gustavo Barrote, este tal JL não tem actividade no perfil do site e dedica-se a fazer comentários ofensivos e inúteis a reclamações legítimas de consumidores insatisfeitos. Eu também fui alvo da sua ignorância e má educação flagrantes. É apenas digno de comiseração, mas deve ser reportado ao administrador responsável pela gestão do site do Portal da Queixa.