SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês
    3041-901 Coimbra
  • geral@smtuc.pt

SMTUC - Direitos

Luis Silva apresentou a reclamação
29 de agosto 2017 (editada a 31 de agosto 2017)

Por certo reparam que já não é a primeira nem segunda ou terceira vez que aqui vos escrevo. Lamento que esta seja uma das poucas formas de reclamar construtivamente junto dos vossos serviços, pelos mais variados motivos.
Poderia mencionar aqui arranques antes da hora da paragem do inicio do serviço, poderia mencionar tambem arranques passado 20 minutos do inicio da hora do serviço (quando as 17h55 ja o autocarro se encontrava na manutençao, com o mesmo motorista e o mesmo veiculo, ou seja, ou nao houve troca de nada). Poderia mencionar a troca de sinaletica do fim de percurso uma paragem antes, obrigando passageiros a ir a pé, poderia mencionar um rol de situaçoes, apenas e só referentes a linha numero 33, a que mais frequento, e as quais ja dei conhecimento aos excelentissimos senhores, poderia faze-lo, mas hoje a situação é grave, muito mais grave que isso, porque erros acontecem em todas as empresas e com maior ou menor compreensão até se podem aceitar.
Se é grave os trabalhadores não terem igualdade e lutarem pelos seus direitos, e muito bem, é mais grave ainda privarem os passageiros, contribuientes e pagantes a tempo e horas, de terem acesso aos serviços durante 15 dias em setembro. Mais grave, desde Janeiro de 2017 que se tem assistido a uma parafernalia de plenarios\greves as quais prejudicam que utiliza todos os dias o vosso serviço, e paga, e bem, para o fazer. A isto meus senhores chama-se egoismo. Os contribuintes não tem culpa nem tem de ser prejudicados a quando de, um direito é certo e respeito, de os trabalhadores do vosso serviço quererem lutar por melhores condições. Uma das perguntas que deixo é: Se eu nao carregar o passe ou nao comprar viagem no autocarro no inicio do mês, por certo não me deixam andar sem pagar, então porque em um mes, que existem no minimo 3 plenarios (ja nem falo dos 15 porque assim como eu muita gente nao ira contribuir para a vossa empresa) não sou eu reembolsado por nao ter serviços para os quais ja paguei com antecedencia? Não venham falar em serviços minimos, que serviços minimos contemplam sempre duas linhas 7T e uma linha 24T, como bem sabem passa pouco mais que isto. Serei reembolsado? Volta a velha questão, 3 dias de taxi ate casa pago minimo 15€ no total, o meu passe custa 35€, vejam bem o prejuizo...
Acho que chega de um serviço assim, felizmente ainda vao tendo alguns motoristas impecaveis que ainda vos mantêm o nome.
É lamentavel que estas situaçoes sejam recorrentes, em que as pessoas falem mas a decisão seja sempre ficar igual ou pior do que já está. Certamente os trabalhadores merecem melhores condiçoes, mas as 16h é a unica hora disponivel? Porque so fazem em setembro plenarios as sextas e segundas? Tem noçao da quantidade de pessoas que estao a prejudicar ou o vosso egoismo está acima disso? Existem varias formas de se fazerem ouvir e actuar, mas esta não é nem será certamente uma delas. Foi pensado fazer plenario por turnos? uns de manha outros ha tarde, para que pelo menos existissem todas as lihnas a funcionar durante o dia, mas com numero de transporte reduzido? Há muitas perguntas para as quais nao terei resposta, e muito menos, conto com reembolso de dinheiro em relaçao as viagens de taxi.

Peço-vos para que sirvam a cidade, e não os vossos interesses pessoais e públicos.
Repensem o que estão a fazer e o mau nome que estão a dar a empresa, que já não é muito.
Sei que vale o que vale o que aqui estou a escrever, mas se todos o fizessemos certamente sentiam a diferença.

Ficarem a aguardar as conclusoes aos 15 dias de plenario do mesmo de Setembro e das alteraçoes praticas e que se notem como melhoria aos percursos passgeiros e ate atendimento de alguns, volto a dizer alguns, motoristas.

Obrigado,

Sem mais,

Data de ocorrência: 29 de agosto 2017
31 de agosto 2017
Exm.º Senhor Luís Carlos da Silva

Agradecemos a vossa comunicação de 29 de agosto de 2017 cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e, justificando-se, voltaremos oportunamente ao seu contacto.

P’ CHEFE DE DIVISÃO DE SERVIÇOS DE PRODUÇÃO
(no uso de competências subdelegadas)
Paulo Vieira de Melo
Técnico Superior
Divisão de Serviço de Produção
TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA (www.smtuc.pt)
Av. de Conímbriga | Apartado 5015 | 3040-951 Coimbra
Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966
6 de setembro 2017
Exm.º Senhor Luís Carlos da Silva

Reportamo-nos ao seu contacto de 29/08/2017, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Relativamente ao exposto cumpre-nos informar que a responsabilidade da convocatória dos plenários e greves é das organizações sindicais ou de trabalhadores, lamentando os transtornos causados no decorrer destas ações.

No entanto os SMTUC tudo têm feito para evitar estas situações, precisamente pelo respeito que os clientes merecem a este Serviço Municipal.

Esperando continuar a merecer a preferência de V. Ex.ª, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

Óscar Carneiro
Chefe de Divisão
(no uso de competências delegadas)
Divisão de Serviços de Produção
TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA (www.smtuc.pt)
Av. de Conímbriga | Apartado 5015 | 3040-951 Coimbra | Portugal
Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966