SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês

SMTUC - Falta de autocarros constantes do horário

Maria Cristina Marques Almeida
Maria Almeida apresentou a reclamação
19 de junho 2019

Boa tarde, Exmos, Senhores!
Sempre que entramos num transporte público nunca sabemos se chegamos ao destino nesse transporte, noutro ou a pé. É uma aventura!
Esta tarde - dia 19.junho.2019 - a aventura foi muito diversificada no curto hiato de uma hora.
Sou frequentadora do 37, que me leva dos CHUC a casa e o percurso inverso. Eu sou uma pessoa bastante tolerante, tendo em conta que pode haver uma avaria, um momento de má disposição ou até um motorista que adormeceu e se atrasou. Sou tolerante porque me previno, chegando a adiantar-me uma hora em relação ao horário que tenho para cumprir. Passo a explicar: hora de entrada nos CHUC é 8h 30m e às 7h 30m estou na paragem. Desta forma, de manhã, se um autocarro 37 falhar um horário não me transtorna, pois posso apanhar o seguinte e chego a horas ao emprego. À tarde, a mesma coisa, ou seja, não assumo compromisso nenhum com menos de uma hora de diferença da minha hora de saída dos CHUC.
Porém, as dificuldades, incumprimentos, desrespeito (dos SMTUC, não dos motoristas), falta ou ausência de manutenção dos veículos públicos estão a tomar proporções insuportáveis mesmo para os mais tolerantes.
Devo referir que AS MINHAS QUEIXAS NÃO SÃO DIRIGIDAS AOS MOTORISTAS, MAS AOS RESPONSÁVEIS E SUPERIORES HIERÁRQUICOS dos mesmos.
Hoje, venho sinalizar o autocarro 6 com a matrícula 83-MF-19, número 311 (às 16h 48m no hospital); e o autocarro 37 com a matrícula 57-HR-73, número 305 (às 16h 45m no hospital). O 37 das 16h 20m não compareceu.
O motorista do 6 supra referido, uma vez abordado por uma colega minha insurgiu-se comigo sem eu lhe ter dado nenhum motivo para tal. NÃO CULPO O MOTORISTA, MAS SIM A INSATISFAÇÃO QUE O MESMO REFLETIU no desempenho do seu trabalho - prefiro interpretar assim.
Entrámos no 37 acima referido, e o motorista foi incorreto com uma transeunte que o abordou. Já depois da mudança de motorista, junto à igreja S. José, o autocarro não parou numa paragem que uma senhora assinalou. A senhora chamou a atenção, mas a opinião geral foi que O BOTÃO que a senhora pressionou NÃO FUNCIONOU. Já aconteceu o mesmo comigo, mas fui a tempo de procurar outro botão e sair na paragem que eu precisava.
A quantidade de GREVES e PLENÁRIOS parece-me refletir a insatisfação dos funcionários deste empresa.
O público de Coimbra utilizador de transportes públicos NÃO TEM ALTERNATIVA. Lamentável, pois se houvesse concorrência as empresas esmerar-se-iam para oferecer o MELHOR SERVIÇO.
A utilização destes serviços devia ser estimulada e não desmotivante. Por razões de ambiente, de higiene, de gestão (dos particulares e dos nossos políticos ou da CMC), e muito mais razões podia enumerar. Porém, parecem-me óbvias os motivos.
Amo esta cidade! Porém, tenho vergonha dos políticos que a representam. A minha cidade (onde não nasci, mas que adotei) merecia melhor.
VALE A PENA PENSAR NISTO, SE FAZEM O FAVOR!

Data de ocorrência: 19 de junho 2019
24 de junho 2019
Exm.ª Senhora Maria Cristina Almeida

Agradecemos a comunicação de 19 de junho de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e, justificando-se, voltaremos oportunamente ao vosso contacto.

Paulo Vieira de Melo

11 de julho 2019
Exma. Senhora Maria Cristina Marques de Almeida,

Reportamo-nos ao seu contacto de 19 de junho de 2019, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

De acordo com as averiguações internas efetuadas, informamos que a viagem, da Linha n.º 37 com saída do C.H.U.C. às 16h15, não se realizou, por motivo de avaria do sistema de portas da viatura, não tendo sido possível a sua substituição em tempo útil, o que lamentamos.
Relativamente ao comportamento impróprio do motorista, a que alude a reclamação remetida por V/Exa., informamos que o mesmo se encontra ausente por motivo de férias, pelo que oportunamente e caso se justifique voltaremos ao vosso contacto.

Face ao exposto, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados, na expectativa de continuarem a merecer a preferência de V/Exa.ª.

Hélio S. Soares Paulino
Técnico Superior

26 de julho 2019
Exma. Senhora Maria Cristina Marques de Almeida,

Em complemento ao e-mail enviado anteriormente, após as devidas diligências junto dos três motoristas a que alude a reclamação apresentada por V/Exa., no sentido de aferir da qualidade do atendimento prestado, gostaríamos de acrescentar a seguinte informação.

Os trabalhadores chamados a pronunciar-se confirmam ter efetuado os serviços no dia e hora em causa, pese embora não se revejam nos factos descritos por V/Exa., porquanto todos alegam que se dirigiram a V/Exa.ª de modo cordial e educado, respondendo às informações solicitadas, de acordo com o serviço que se encontravam a desempenhar.

Considerando as versões contraditórias que todos os intervenientes apresentam, caso o pretenda, no sentido de as esclarecer, os motoristas visados disponibilizam-se para realizar uma acareação presencial entre V/Exa.ª e eles próprios.

Face ao exposto, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas devido aos transtornos causados, reiterando que são tomadas medidas que permitam minimizar este tipo de ocorrências, nomeadamente com a frequente sensibilização dos motoristas para a atenção e respeito no relacionamento com os passageiros.

Hélio S. Soares Paulino
Técnico Superior

Maria Cristina Marques Almeida
Maria Almeida avaliou a marca
26 de novembro 2021

A minha opinião foi deixada na reclamação. Em que medida? Simples, esta empresa de transportes públicos de Coimbra é competente em circunstância alguma. Ou seja, não cumpre o seu propósito, nos mínimos; da mesma forma é incompetente ou inexistente a responder às reclamações.