SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês

SMTUC - Falta de comparência do autocarro 37 e falta de educação do motorista

Ana Santos
Ana Santos apresentou a reclamação
15 de maio 2019

A quem de direito da Divisão de Serviços de Produção dos Serviços Municipalizados de Transporte Urbano de Coimbra (SMTUC),

Venho por este meio expor os factos que me levam, hoje dia 15 de Maio de 2019, a fazer uma reclamação perante os SMTUC.

1) Ontem, dia 14 do mês supra mencionado, pela 17:28h apresentei-me na paragem dos CHUC para recorrer aos serviços de transporte da linha 37 Vale das Flores. O qual não foi possível uma vez que o autocarro que faz o horário das 17:35h, como me vim mais tarde a aperceber, não compareceu.
2) O horário da linha 37 Vale das Flores tem um espaço temporal de 15 min entre autocarros no horário referido.
3) Às 17:28h quando me apresentei na paragem não estava presente qualquer informação no placar informativo digital sobre a chegada da viatura.
4) Às 17:30 foi disponibilizada a informação que o autocarro demoraria 20 min a chegar, o que seria impossível num horário regular, uma vez, que o horario do mesmo tem um espaço de 15 min entre viaturas.
5) O autocarro da 17:50 chegou atrasado por 2 minutos, pouco relevante, ainda assim mais um atraso.
6 ) Ao entrar na linha seguinte, que até ao momento por falta de informações disponibilizadas pela parte dos SMTUC não sabia ser a linha seguinte, cumprimentei o motorista dizendo "Boa tarde!", não obtive qualquer resposta, ainda assim perguntei se aquele autocarro fazia o horário es 17:35h aqui o motorista já se dignou a responder-me, no entanto muito rudemente que aquele autocarro era o das 17:50h. Quando referi que então o colega das 17:35 não compareceu, o motorista respondeu de uma forma muito agressiva e mal educada quase a gritar que isso não tinha nada a ver com ele e que como já tinha dito aquele autocarro era o das 17:50 e estava dois minutos atrasado. Ainda balbuciou qualquer coisa que já não consegui entender e dirigi-me para um lugar vago.

Na verdade, consigo compreender a falta de compromisso dos autocarros para com o horário estipulado, por muito que tenha sido um grande incómodo uma vez que tinha assuntos de extrema responsabilidade para tratar e que poderia ter sido penalizada por falta de comparência. Entendo também, que por certos motivos a informação não tenha sido disponibilizada por estes serviços, pois por vezes existem imprevistos. O que não consigo de todo entender e muito menos posso aceitar é a falta de educação que foi, perante mim, demonstrada pela parte do motorista, com a agravante de que o meu discurso foi sempre da maior cordialidade e educação.
Grata pela atenção e na esperança que este tipo de situações não se repitam perante nenhum cliente dos SMTUC.

Ana Santos

Data de ocorrência: 15 de maio 2019
17 de maio 2019
Exm.ª Senhora Ana Santos

Agradecemos a comunicação de 16 de maio de 2019, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e, justificando-se, voltaremos oportunamente ao vosso contacto.

Paulo Vieira de Melo
DIVISÃO DE SERVIÇOS DE PRODUÇÃO
3 de junho 2019
Exma. Senhora Ana Santos,

Reportamo-nos ao seu contacto de 16 de maio de 2019, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Averiguadas internamente as ocorrências descritas, no teor da reclamação apresentada por V/Exa.ª, cumpre-nos informar que: 1. A viagem da Linha n.º 37, com saída do CHUC (praceta Mota Pinto) às 17h35, foi efetuada, tendo ainda de acordo com os nossos registos internos, decorrido dentro do horário programado;

2. O motorista visado, viagem da Linha n.º 37, com saída do CHUC (praceta Mota Pinto) às 17h50, confirma ter efetuado o serviço no dia e hora em causa, pese embora não se reveja nos factos descritos por V/Exa.ª, alegando que sempre que lhe é solicitado, transmite as informações inerentes ao desempenho das suas funções.

Considerando as versões contraditórias que ambos os intervenientes apresentam, caso o pretenda, no sentido de as esclarecer, o motorista visado disponibiliza-se para realizar uma acareação presencial entre V/Exa.ª e ele próprio.

Face ao exposto, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas pelos transtornos causados, na expectativa de continuarem a merecer a preferência de V/Exa.ª.

Hélio S. Soares Paulino
Técnico Superior
DIVISÃO DE SERVIÇOS DE PRODUÇÃO
Sector de Controlo de Rede (Ext. 328)

SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA
Sede: Av. de Conímbriga | Santa Clara | 3040-248 Coimbra