SMTUC

Maria Almeida apresentou a reclamação
26 de novembro 2021
Exmo. Senhor
Presidente da Câmara Municipal de Coimbra,
É com muita consternação que volto a contactar V. Exa para apresentar queixa do serviço prestado pela linha 37 dos SMTUC.
Devo referir que durante muitos anos, fui de opinião que a população de Coimbra estava bem servida de transportes públicos. Surgia uma avaria esporadicamente. Ocorria um atraso de tempos a tempos. Tudo isto era absolutamente compreensível do meu ponto de vista. Nos dias que correm acontece exatamente o oposto, ou seja, raras vezes podemos fazer uma viagem sem intercorrências. E todos nós sabemos que isso é verdade.
Após um curto período de acalmia, as condições têm-se deteriorado dia após dia.
E surge esta notícia nos jornais: José Manuel Silva deu hoje “os parabéns aos SMTUC pela brilhante ideia de mandar instalar uma lindíssima barreira de 8000 euros que esconde 37 autocarros imobilizados e sem manutenção, deixando linhas mal servidas” in Notícias de Coimbra
Falando muito sério, sinto-me no direito e na obrigação de perguntar:
- Isto é apenas uma brincadeira de mau, muito mau gosto? Aguado resposta, se faz favor.
De outro ponto de vista, e apesar de esta não ser a solução correta para com os conimbricenses, não seria preferível rever e ajustar os horários de forma a serem cumpridos na íntegra?
Citando, de novo, os media passo a parafrasear a seguinte notícia: O vereador e presidente dos SMTUC negou que esteja a esconder autocarros e acusou a oposição de fazer “palhaçada”. in Notícias de Coimbra
Desculpe, senhor vereador e presidente dos SMTUC, mas tenho que concordar que é uma “palhaçada” só que dirigida à população de Coimbra. Tenho certeza que isto é apenas a ponta do iceberg. E atrevo-me a afirmar que estão a insultar a nossa inteligência. Os utentes destes transportes públicos presenciam e são vítimas da falta de recursos, das avarias. Portanto, solicito que não insultem a nossa inteligência e respeitem a dignidade da população que V. Exas. afirmam defender, etc. etc. etc.
Resta-me acrescentar um assunto que julgo crucial: “Reiteradamente tenho - Dr. José Manuel Silva - defendido nesta Câmara (Municipal de Coimbra) que é urgente resolver esta injustiça para com os motoristas dos SMTUC, (…) o caminho não se faz com conflitualidade social, nem com o exercício musculado do efémero poder, mas com ações concretas para a resolução dos problemas das pessoas que em cada momento se nos deparam”. in Notícias de Coimbra
Eu - como muitos outros - não vou desistir de clamar pelos meus direitos. Entretanto, continuarei pacientemente à esperar pelas vossas respostas. E, por favor, façam-me acreditar, de novo, que vamos ter a nossa Coimbra de volta.
Aguardando de V. Exas. a vossa melhor atenção, apresento os meus melhores cumprimentos,
Cristina Almeida

Coimbra, 26.11.2021
Data de ocorrência: 26 de novembro 2021
SMTUC
9 de dezembro 2021
Exma. Senhora Maria Cristina Marques Almeida

Reportamo-nos ao seu contacto de 26 de novembro de 2021, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Após consulta dos nossos registos internos, cumpre-nos informar que, por motivos relacionados com dificuldades operacionais, verificaram-se alguns constrangimentos pontuais na Linha n.º 37, tendo como consequência a supressão de algumas viagens.

Certos da melhor compreensão, lamentamos os transtornos causados, reiterando que nos encontramos a envidar todos os esforços, no sentido de repor a normalidade do serviço público de transporte e, esperando continuar a merecer a sua preferência, apresentamos os mais respeitosos cumprimentos.

O SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE

www.smtuc.pt | www.facebook.com/TransportesUrbanosDeCoimbra
Maria Cristina Marques Almeida
Maria Almeida avaliou a marca
18 de dezembro 2023

Ineficaz. Incumpridora. Insuficiente no serviço que se propõe prestar ao público. Esta incapacidade prolonga-se há muito no tempo.

Os problemas com a linha 37 são constantes e permanecem no tempo. Por mais reclamações, tudo continua igual (sem autocarro ontem às 8h00, nem hoje...).
Não basta justificarem com 'dificuldades operacionais' e supressão de algumas viagens ou 'sabe a linha 37 é muito comprida e é a vida'...
Se os vossos ordenados ou do 'cérebro' que gere os smtuc estivessem indexados à satisfação dos clientes, já teriam tomado algumas medidas, como por exemplo:
- se não há pessoal/viaturas suficientes, alterem os horários diminuindo a frequência de passagem e informem os clientes. Mais vale termos certeza que um autocarro passa de 20 em 20 minutos do que enganarem a população com frequências de 5 em 5 ou 15 em 15...
- caso não tenham ainda GPS nas viaturas coloquem e caso notem constrangimento avançam com viatura suplente e condutor de piquete. Bem isso só quando galinhas tiverem dentes...
Bom trabalho!
João Carvalho