SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês
  • geral@smtuc.pt

SMTUC - Lotação do autocarro em âmbito covid 19

Catarina Coelho apresentou a reclamação
15 de setembro 2020
No dia 14/09/2020 apanhei o autocarro da Linha 7 das 08h45 na Portagem. Até ao Mercado fui sentada porque existiam muitos lugares sentados disponíveis mas, antes de chegar à Praça da República, levantei-me porque todos os lugares sentados encontravam-se ocupados e havia pessoas em pé na parte da frente.
Quando chegámos à paragem, o motorista pediu-me para me sentar a fim de deixar entrar as pessoas que aguardavam lá fora e eu recusei alegando que assim era impossível manter o distanciamento e cumprir as regras da DGS no âmbito do COVID 19.
O motorista perguntou-me se achava justo que as pessoas permanecessem lá fora e eu respondi que não e que iria reclamar.
A fim de não prejudicar aqueles que utilizam os transportes públicos para irem trabalhar, acabei por me sentar ao lado de outra pessoa.
Data de ocorrência: 15 de setembro 2020
21 de setembro 2020
Exm.ª Senhora Catarina Isabel Nunes Coelho

Agradecemos a comunicação de 15 de setembro de 2020, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e oportunamente voltaremos ao vosso contacto.

Paulo Vieira de Melo
Técnico Superior
Divisão de Serviços e Produção

21 de outubro 2020
Exma. Senhora Catarina Isabel Nunes Coelho

Reportamo-nos ao seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção, agradecendo a preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Em cumprimento do disposto no Decreto-lei n.º 20/2020, de 01 de Maio e da Orientação n.º 27/2020 de 20/05/2020 (atualizada a 20/07/2020), da Direção-Geral da Saúde, foram implementadas nos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), um conjunto de medidas no sentido de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores e utilizadores dos transportes públicos, bem como da comunidade em geral, nomeadamente, a implementação da redução do número de passageiros nas viaturas, correspondente a dois terços do número máximo de lugares disponíveis, a disponibilização de solução antissética de base alcoólica, a higienização das viaturas com a aplicação de Zoono Z-71 e a instalação de um sistema de proteção e delimitação do posto de condução.

Em complemento às medidas acima elencadas, sendo impossível assegurar o distanciamento entre utilizadores, face à legislação em vigor, devem os utilizadores observar o cumprimento das regras de etiqueta respiratória bem como o uso obrigatório de máscara facial.
Sendo os SMTUC um serviço público municipal, tendo por Missão garantir uma oferta de transporte público de qualidade, reiteramos que são tomadas medidas que permitam assegurar a minimização da transmissão da doença.

Na expectativa de continuar a merecer a preferência de V/Exa.ª, apresentamos os mais respeitosos cumprimentos.

Hélio Sérgio Soares Paulino
Técnico Superior
DIVISÃO DE SERVIÇOS DE PRODUÇÃO

3 de novembro 2020
Exmo.(s) Senhor(es),

Agradeço a V/ resposta e sei que foram implementadas medidas de acordo com a legislação em vigor.
No entanto, sabendo que a lotação máxima de um autocarro é em média de 80 pessoas e que 2/3 dessa lotação corresponde a 50 pessoas, como é feito o controlo da lotação?

Atenciosamente
15 de fevereiro 2021
Exma. Senhora Catarina Isabel Nunes Coelho

Antes de mais, as nossas desculpas por responder apenas a esta data, mas por lapso a sua nova interpelação não foi oportunamente detetada.

Assim, na sequência da pergunta colocada, é dever destes Serviços Municipalizados informar que o cumprimento rigoroso do controlo da lotação da viatura é da responsabilidade do motorista, que perante situações em que o limite seja ultrapassado deverá de imediato entrar em contacto com o Centro de Controlo da Rede (SMTUC), para que possa agir em conformidade, com vista à observância do distanciamento físico entre os passageiros.

Paulo Vieira de Melo
P'lo Serviço de Apoio ao Cliente

Catarina Coelho avaliou a marca
18 de fevereiro 2021

A última resposta da marca não responde exactamente à minha questão, razão pela qual não fiquei satisfeita.