SMTUC Marca Recomendada Marca do Mês
  • geral@smtuc.pt

SMTUC - Manutenção do bom serviço

Luis Silva apresentou a reclamação
23 de maio 2017

Tal como o titulo descreve, zelar pela manutençao do bom serviço e pela manutençao da paragem na manutençao. Parece confuso? Para mim hoje tambem o foi. Passo a explicar:

Hoje, dia 23-05-2017, na linha 33R saida da Portagem as 08h15 e faz o percurso via Quinta da Romeira ate a Manutençao...ou melhor, até a Praça da Republica...a não ser que os horarios e fim de percurso tenham alterado (eu ate tenho a aplicaçao telemovel que me atualiza automaticamente) e nao tenha reperado, a linha 33R das 08h15 na Portagem, segue, ate a Manutençao, alterando nessa Paragem, que indica Manutençao, para Fora de Serviço. A duvida que se levanta, a linha termina na Praça da Republica?
Mais uma vez pela falta de bom senso de alguns motoristas, alguns, repito, o nome SMTUC esta cada vez mais manchado. 35€ de passe mensal, sem falhas, sem incuprimentos, que se os tiver nao ando de transportes ou sou multado. Plenarios e greves (estao no seu direito) na hora de trabalho dos cidadaos de Coimbra e obrigar pessoas a gastar 10€ de taxi para ir para casa/trabalho. Descontado no passe mensal? Devolvido dinheiro? Nem pensar. O minimo que se pede da parte dos serviços é respeito e bom senso. Mais uma vez, que nao e a primeira, reclamo sobre atitudes de atendimento ao publico.

Hoje 23-05-2017 viajei na linha 33 Manutenção. e logo atras vinha linha 33R Manutençao, essa mesma das 08h15. Entrei na Quinta da Maia e quando ja descia na rotunda do Papa em direccao a praça, reparei, que a linha 33R vinha atras. Toco no STOP, saio na paragem da Praça da Republica e, qual nao e o meu espanto, olho para a linha 33R parada a 4\5 metros atrás mudando o designio do autocarro para Fora de Serviço. Como era de manhã ainda pensei ter-me enganado e meio a dormir confesso, olhei a volta e estava mesmo na praça da republica, e nao na Manutençao... estranho então terem alterado para fora de serviço uma paragem antes. Sei que as regras nao permitem parar e recolher pessoas quando indica fora de serviço, e nisso o motorista tem razao em nao parar e abrir a porta. Pergunto, tem conhecimento que se faz mudança para fora de serviço paragens antes? Tem conhecimento de alguns comportamentos de alguns motoristas? Tem conhecimento sequer do que se vai passando? Parece-me que nao, mas é bom que estejam bem atentos. No trabalhos todos temos as suas regras, e no atendimento ao publico é preciso muita atençao. O motoristas nao foi indelicado, apenas informou que o serviço tinha terminado atravez de gestos. Mas mal. A manutençao é mais abaixo. Perto da Pastelaria Marques, para quem nao conhece. Nao e na praça da republica. Com isto fui obrigado a ir da praça da republica a pe para a baixa... tendo mais essa curiosidade, o autocarro recolhe por ai mesmo, em direccao a guarda inglesa. Qual foi a vantagem de ter alterado a designia para fora de serviço uma paragem antes? Perguntem ao funcionario.

Justifica-se pagar 35e por passe mensal e ter este tipo comportamento? Justifica-se pagar, e ter horarios omitidos e nem um pedido desculpas existir do autocarro que vem a seguir? Justifica-se falta de bom senso e atitudes negativas para com quem contribui para o seu salario?

Nas empresas existem maus e bons profissionais, mas, ou tem muitos maus profissionais ou tenho tido falta de sorte na linha 33.

Desde ja um elogio aos serviços terem aumentado os horarios de algumas linhas como a linha 37, uma das ultimas coisas boas.

E com isto penso ter sido o mais explicito possivel.

Sem mais.

Data de ocorrência: 23 de maio 2017
26 de junho 2017
E-mail enviado a 24 de maio de 2017

Exm.os Senhores

Agradecemos a vossa comunicação de 23 de maio de 2017 cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Informa-se que o processo foi remetido para análise do serviço competente e, justificando-se, voltaremos oportunamente ao seu contacto.

Óscar Carneiro
Chefe de Divisão
(no uso de competências delegadas)
Divisão de Serviço de Produção
TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA (www.smtuc.pt)
Av. de Conímbriga | Apartado 5015 | 3040-951 Coimbra | Portugal
Tel.: (+351) 239 801 100 | Fax: (+351) 239 441 966
26 de junho 2017
Resposta enviada por e-mail em 12 de junho de 2017

Exmo. Senhor Luís Silva,

Em primeiro lugar, o nosso agradecimento pela preferência em viajar com os Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Averiguada a situação, o motorista em causa confirmou os factos descritos na reclamação apresentada por V.ªExa., na medida em que no dia e hora indicados admitiu a mudança do destino para “Fora de Serviço” na paragem da Praça da República, devido a não ter mais passageiros embarcados, levando-o a antecipar o final do serviço, o que constitui uma prática incorreta.

Por esse motivo, os SMTUC apresentam as mais sinceras desculpas devido aos transtornos causados, reiterando que são tomadas medidas que permitam minimizar este tipo de ocorrências, nomeadamente com a frequente sensibilização dos motoristas para o cumprimento rigoroso das normas e procedimentos em vigor.

Face ao exposto e na expectativa que as informações aqui prestadas tenham contribuído para uma melhor compreensão sobre este assunto, encontramo-nos ao seu dispor para os demais esclarecimentos que julgue necessários.

P’ CHEFE DE DIVISÃO DE SERVIÇOS DE PRODUÇÃO
(no uso de competências subdelegadas)
Ricardo Grade
Técnico Superior
Divisão de Serviço de Produção
TRANSPORTES URBANOS DE COIMBRA (www.smtuc.pt)
Av. de Conímbriga | Apartado 5015 | 3040-951 Coimbra
Luis Silva avaliou a marca