54.4
SNG - Garantia e Assistência Automóvel, S.A.
  • Av. Bernardo Santareno, Nº 54 1º Andar
    2005-177 Santarém
  • geral@sng.pt

SNG Garantia Automóvel - A garantia sem qualquer garantia

Valdo Caires
Valdo Caires apresentou a reclamação
7 de agosto 2017

Venho por este meio expor-vos o meu caso, para o qual solicito ATENÇÃO
Em Maio de 2017, adquiri na empresa “Funchal Motors Circlerotation – COM. AUT LDA”, vosso cliente, sitio Rua Nova Quinta Deão, 59 9050 – 071 Funchal NIPC 513289194, uma viatura de marca Renaut Clio DCI Dinamic S, com a matrícula 77-EA-38.
Em conversações com o vendedor, de nome (comercial) dito comercial do stand, negociamos o valor do automóvel, foi me dada uma garantia de um ano, através da VOSSA empresa SNG-Garantia e Assistência Automóvel, S.A. que, assegurou me o mesmo vendedor, cobria todos os componentes do veículo, com excepção daqueles que se desgastam com o seu uso regular, o vulgarmente denominado “material de desgaste rápido”.
Acontece que o carro ainda nem um mês tinha, aconteceu-me o primeiro contratempo. Detectei um “derrame” na caixa de transmissões o que levou me até à oficina da empresa, localizada no Ricardo Ramos-Automecânica Lda - Santo Antónion, que faz as assistência na minha localização “Funchal”. Aqui, foi diagnosticado que o meu automóvel tinha um derrame, algo que eu próprio os informei.
Recebi após dois dias o meu Renault com a resposta que tudo se encontrava já resolvido e assim que olhei percebi me que realmente onde estava o derrame encontrava-se seco. Não me foi entregue qualquer ficha sobre as reparações efectuadas ou seja nem tenho como provar que a minha viatura por lá esteve. Duas semanas mais tarde, mais coisa menos coisa, voltei a verificar o sitio onde anteriormente tinha o derrame e por surpresa fiquei a saber infelizmente que o que realmente me fizeram foi uma lavagem confirmada pela própria SNG através de um dos seus operadores “Marco” que deu pelo processo ainda aberto. Sabendo o que tinha se passado com o meu automóvel fiquei sem credibilidade perante a tal oficina e recusei me de imediato a reparação na mesma. O operador insistiu e deu me a entender que por mais que quisesse mudar de oficina, a oficina tinha de ser lá e tinha de a deixar para voltarem a fazer um check-up novamente. Achei logo estranho visto que isso duas semanas antes tinha sido feito. Voltei a levar o carro à oficina e confrontei o sr Ricardo, dito dono da oficina que em tom ameaçador tentou me intimidar e negando responsabilidade. Disse me que não me tinha de informar porque eu não lhe pagava mas sim a SNG. Acabamos a conversa com a confirmação para deixar o carro na próxima terça feira 11/07/2017. Sr Ricardo passado um dia ligou me e explicou me que o problema, a garantia não cobria e que não tinha certezas do qual o problema, mas que achava que fosse uma fissura na caixa devido danos sofrido e que de qualquer das formas as componentes não seriam abrangidas pela garantia.
SNG por sua vez fez o mesmo e informou-me que a reparação não era coberta.
Levantei o meu automóvel e levei a outro sitio onde me confirmaram que o problema estava no sensor de marcha traz, que tem uma rosca onde o óleo estava a verter por lá ou pelo próprio interior do sensor. Lá comprei o sensor e problema resolvido. Sinto me revoltado por ser eu próprio a fazer por saber do meu problema e ainda pago um valor para o serviço “SNG” e acabo por gastar do meu próprio bolso para resolver o problema.
Será que realmente a oficina que a SNG pede aos clientes para lá tratarem dos seus problemas resolve alguma coisa e se a SNG não tem forma de satisfazer os seus clientes com um atendimento mais personalizado(“opção de escolha”)? Dos conhecidos que tenho que adquiriram esta garantia tenho conhecimento que nenhum a garantia SNG conseguiu resolver e chego a conclusão que isto nada cobre e nada resolve. Para informação o sensor custou 10 eur em material da concorrência.
Perante o exposto, venho pedir para intervirem em meu nome, NOMEADAMENTE, SABER QUE TIPO DE GARANTIA TÊM ESTES SENHORES, AFINAL! E QUANDO FOI SOLICITADA A REPARAÇÃO E DETECÇÃO DO DERRAME DE NADA ADIANTOU DESCARTANDO-SE DA RESPONSABILIDADE PERANTE UM DOS SEUS CLIENTES.

Data de ocorrência: 7 de agosto 2017
SNG Garantia Automóvel
31 de janeiro 2019
Desde já agradecemos o seu contacto, as questões colocadas ajudam-nos a melhorar e a prestar um melhor serviço.
Atendendo ao seu contacto a SNG lamenta o sucedido. Infelizmente os diagnósticos por vezes não são evidentes e é necessário testar vários componentes para se chegar a um diagnóstico conclusivo, nomeadamente a lavagem de motor efetuada. O nosso objetivo é efetuar um correcto diagnóstico de forma a proceder a uma reparação eficaz. Solicitamos que verifique o Ponto 9 da Garantia, onde estão descritas todas as peças cobertas pela mesma, que indica que o componente identificado no diagnóstico não se encontra contemplado na garantia em causa.
Neste caso em específico, em momento algum a SNG descartou qualquer responsabilidade caso algum componente contemplado na garantia estivesse com problemas, onde seria suportado o custo de reparação.
Caso considere pertinente mais algum esclarecimento estamos ao seu dispor.