Parques de Estacionamento

Sociparque - Multas de estacionamento

Alina Pereira
Alina Pereira apresentou a reclamação
8 de março 2021
Venho por este meio expor o meu descontentamento perante a vossa empresa. Primeiramente gostaria de fazer-vos entender o porquê deste descontentamento. Sendo recentemente moradora de Vila Verde, deixa-me boquiaberta o facto de ter que fazer o pagamento de uma avença mensal para poder deixar as compras em casa ou para não ter que andar carregada para o carro quando saio de manhã para ir trabalhar. Caso não faça o pagamento desta avença ou então não coloque um ticket no carro levo uma multa de 6,8€. É mesmo que coloque o ticket corro o risco de que o prestador de serviços da vossa empresa fique à espera que o tempo passe ao lado do carro para passar a multa ainda no minuto em que o ticket expira. O que se chama o caça à multa. Também já tive multas que foram passadas no qual não tive qualquer notificação e outras que foram passadas dentro do tempo em que ainda tinha direito a estar estacionada no local.
Gostaria de saber como é que posso resolver esta situação visto que estou bastante intrigada com todas as multas que tive que pagar desde janeiro até agora, uma vez que estamos em estado de emergência e que o prestador de serviços é um fumante que está constantemente sem máscara a passar multas e a falar com os habitantes da vila. Notei também que neste momento várias cidades como Porto, Lisboa, Coimbra e etc estão com o pagamento de parquímetros suspensos, penso também ser pelo facto de estarmos em estado de emergência e porque a prestação destes serviços não é de teor urgente ou necessária esta função estar em trabalho. Quando questionei isto a um dos prestadores de serviço a resposta foi que a lei não está clara por isso eles iriam continuar a trabalhar.
Após ler os vários decretos referentes a este assunto, visto que desde que foi declarado o estado de emergência houve uma suspensão das atividades de prestação e este tipo de serviços não está definido como uma das excepções não deveriam fazer este tipo de prestação de serviços tal como grandes cidades já demonstraram ao suspender o pagamento dos parquímetros.
Gostava também de referir que já tentei entrar em contacto várias vezes com a empresa e sem qualquer sucesso. Ficam de devolver a chamada porque a colaboradora responsável está sempre ocupada e até agora nada. Já passaram pelo menos 2 meses.
Data de ocorrência: 8 de março 2021
Sociparque
Boa tarde D. Aline.

Analisado o conteúdo do seu email, remetido á Sociparque, cumpre-me informar que A Sociparque, através dos seus vigilantes efetua serviço de controlo e vigilância na zona que lhe foi concessionada, de estacionamento de duração limitada, controlada por parcómetros, atuando com a devida prudência e tolerância, por isso, de acordo com as circunstâncias; Ao fiscalizar a viatura em questão o vigilante verificou que a mesma não era detentora de tiket de estacionamento ou se era, o mesmo não se encontrava visível, encontrando-se, por isso, em incumprimento, pelo que lhe foram emitidos os correspondentes avisos de incumprimento. De acordo com o código da estrada o talão de estacionamento deverá ser colocado no tablier do veículo de forma que seja totalmente visível do exterior. A não exposição total do mesmo , mesmo que por motivo de descuido ou esquecimento, obriga ao pagamento do aviso emitido. De refereir que o vigilante da Sociparque, coloca sempre o respectivo aviso de incumprimento na viatura, a Sociparque não tem como garantir que este não seja retirado por terceiros.
Para que se possam evitar situações como estas, a solução será; ou retirar um ticket que consiga abranger um periodo de tempo mais longo ou a aquisição de uma avença de residente.

Estamos á vossa inteira disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

sociparque
Alina Pereira
8 de março 2021
De acordo com o código da estrada o talão de estacionamento deverá ser colocado no tablier do veículo de forma que seja totalmente visível do exterior. E assim, tal como o que está de acordo com o código da estrada estava o talão. Caso não o vosso colaborador não o tenha visto, eu não tenho qualquer responsabilidade. Relativamente ao vosso funcionamento sendo uma prestação de serviços não essencial e estando nós em estado de emergência não deveriam os vossos funcionários estar a cumprir o que o estado obriga? Quando a isso não tive nenhuma resposta e quanto ao resto parece-me que estão simplesmente a tentar se desresponsabilizar pelo sucedido.