Bijuteria e Acessórios de Moda

Sofia Godinho - Burlas com devoluções

Ana Sofia
Ana Sofia apresentou a reclamação
13 de julho 2021
No passado dia 5 de Maio efetuei uma encomenda online junto da empresa Sofia Godinho Fashion, Lda através da plataforma digital da mesma disponível em https://www.sofiagodinho.com/pt. O produto adquirido tinha o valor marcado de 80,00€ e, no momento da compra, a empresa estava com uma campanha de portes/custos de envio gratuitos. Após o pagamento do artigo, recebi um contacto via email a detalhar os custos da encomenda que confirmavam o preço do produto - 80,00€ e os custos de envio - 0,00€. Após receber a peça, optei pela devolução do produto. Para isso, recorri à transportadora dos CTT, tendo pago os portes de envio, no dia 25 de Maio. A 2 de Junho fui contactada pela empresa a informar a receção do produto. Após contactos reiterados, foi-me finalmente devolvido parte do montante gasto, com o valor de 75,00€. Quando contactei a empresa no sentido de perceber o motivo pelo qual não fui restituída na totalidade do valor despendido, obtive a resposta de que "a devolução não cobre os portes". Após a consulta dos termos e condições disponíveis no site da referida empresa verifica-se, de facto, que consta o seguinte: "As despesas de envio não são reembolsáveis, sendo assim o valor total dos artigos devolvidos é reembolsado, excepto as despesas de envio.". Contudo, quando optei por fazer a compra a esta entidade, os portes de envio tinham o valor de 0,00€ e a despesa que paguei corresponde ao preço total do produto, pelo que não aceito que o valor atribuído ficticiamente a custos de envio me seja imputado.
Data de ocorrência: 13 de julho 2021
Ana Sofia
Ana Sofia avaliou a marca
3 de agosto 2021

14 de julho 2021

A Ana está errada. Os custos de devolução podem ser pagos pela loja por cortesia, mas se a loja não os assumir, o cliente tem de pagar os custos. A loja devolveu-lhe a totalidade do que pagou no momento da compra.

Não, a Ana não está errada, JL! Em compras online, temos direito a devolver o artigo e inclusive tem de ser a empresa a assumir os portes da devolução! Há muitas empresas que se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas. Por isso é que grandes sites de marcas reconhecidas, isto já acontece porque devem ser muito mais fiscalizados que sites pequenos. É só ir ver as leis... ando farta de pseudo sites a quererem enganar os consumidores. Havia de haver mais fiscalização mas vendas on-line.

24 de agosto 2021

Olá Cristina. Tem razão, mea culpa. Confundi a situação, pensei que caisse dentro do citado no artigo 13. Não dá para apagar o comentário, fica aqui o meu esclarecimento :)

DL n.º 24/2014 (contratos celebrados à distância)
Artigo 13.º
2 - Incumbe ao consumidor suportar o custo da devolução do bem, exceto nos seguintes casos:
a) Quando o fornecedor acordar em suportar esse custo; ou
b) Quando o consumidor não tiver sido previamente informado pelo fornecedor do bem que tem o dever de pagar os custos de devolução.