Solinca Health Clubs

Solinca - Health And Fitness, S.A.

Solinca Health Clubs - Impedimento de frequentar a piscina por excesso de sócios

Sandra Barreiros apresentou a reclamação

No dia 22/09/2019 dirigi-me ao Solina Oeira onde expus a minha necessidade: fiz natação de competição, tinha procurado uma piscina na zona da minha residência que permitisse efetuar alguns treinos a título pessoal, mas a dificuldade foi imensa pois só tinha disponibilidade a partir das 17h30, hora a que todas as piscinas se dedicavam a aulas não disponibilizando qualquer hipótese de natação livre.
A funcionária aí presente, de pronto informou que o Solinca apesar de ter aulas de natação disponibilizaria várias pistas de natação livre (4 ou 5, foi a informação prestada) e que por esse motivo eram uma opção. Foram apresentadas as várias modalidades, mas fui informado que para a natação livre a única possível era a mais elevada 19,90€ a cada 2 semanas, ou seja, eu pagava a mensalidade mais elevada e teria acesso ao que pretendia: natação livre ao final do dia nas vezes que pretendesse.
Fui colocado, sem qualquer opção, perante um contrato de 52 semanas, sem haver qualquer vantagem associada (não havia por exemplo a hipótese de não ter uma fidelização e ter uma mensalidade mais elevada, ou mesmo de experimentar 1 semana!).
Fiz várias tentativas para usufruir da piscina e foram todas infrutíferas pela quantidade desproporcional de pessoas que utilizavam a piscina e a fila das restantes que aguardavam a sua vez (geralmente mais 20). Quando questionei um dos treinadores das aulas, informou-me que aquelas horas era sempre assim e que só estavam abertas 2 pistas, o que era bom porque geralmente era 1. Fiz a derradeira tentativa, com bastante esforço, para ir de manhã, cheguei às 7h20 e....havia aulas de hidroginástica e uma fila interminável de pessoas a aguardar pacientemente a sua vez de utilização de 1 das 2 pistas livres.

Por pago o valor máximo que me solicitaram para utilizar um serviço que não me pode ser prestado por excesso de utilizadores e pela má fé com que fizeram o contrato ao omitir esta questão, solicitei a desvinculação do contrato, que nem considero válido (no campo da assinatura do Solinca, encontra-se uma assinatura carimbada com o nome de uma pessoa diferente da que estava no local...), no prazo do período de reflexão de 30 dias, pelos seguintes motivos:
1) Não tive opção na assinatura do contrato acerca do seu período de duração;
2) Não obtive qualquer vantagem em fidelizar por 52 semanas, não havia outra opção, pelo que paguei o que me foi solicitado para utilizar o serviço (teria preferido pagar mais se houvesse a opção sem fidelização, o valor nunca foi um problema);
3) Expus de forma clara as minhas pretensões e foi-me assegurado pela funcionária de front office que o Solinca cumpriria a sua obrigação;
4) O Solinca, ainda que no contrato assinado por mim não preveja qualquer obrigação, não cumpriu com a sua obrigação básica de disponibilizar o acesso contratado à piscina;
O pedido foi negado, sem ter sido dada qualquer opção e assumindo que existia o problema 1 pista vs excesso de sócios!

04 Nov2019
Solinca Health Clubs adicionou uma resposta

Caro Francisco Barreiros,

Recebemos a sua reclamação, que reencaminhamos para o departamento respectivo.

A situação relatada será analisada e receberá resposta brevemente.

Obrigada.

Departamento de Gestão da Qualidade Solinca