Solinca
SC Fitness, S.A.
  • Lugar do Espido, Via Norte
    4470-177 Maia
  • cliente@solinca.pt

Solinca Classic - Cobrança indevida após suspensão por doença justificada com declaração médica

Sílvia Carvalho
Sílvia Carvalho apresentou a reclamação
1 de outubro 2021
Desde dia 9 de Agosto 2021, data em que era suposto voltar ao Ginásio com a reabertura das aulas de grupo, entrei em contacto com o Apoio ao Cliente do Clube Solinca- Foz (D. Isabel Silva), para informar que não me seria possível voltar ao ginásio por me encontrar em isolamento profilático e posteriormente ter desenvolvido um problema articular que não me seria possível praticar Actividade Física, pelo que pedi a suspensão da frequência e respetivo pagamento por motivos de saúde (um direito previsto no contrato) enquanto o problema não fosse diagnosticado e devidamente tratado.
Qual não foi o meu espanto quando continuo a receber o aviso para cobrança das quinzenas, apesar de ter cancelado o débito bancário como havia informado anteriormente. Tendo iniciado a comunicação por escrito para pedir esclarecimento sobre esta questão, à qual só me respondiam automaticamente pedindo o comprovativo, e eu perguntava que tipo de comprovativo pois não havia lugar a qualquer pagamento, sem nunca me terem respondido em concreto.
Apesar de nunca me terem respondido, aconselhada por uma amiga advogada, enviei uma declaração médica no dia 15/9/2021 a confirmar esta situação, atestando "que a minha situação clínica me impede de realizar exercício físico, por um período de tempo indeterminado" com data de 15 de Setembro - a data que consegui uma consulta de urgência na minha USF.
Qual não é o meu espanto novamente quando dia 24/9 recebo um novo aviso de cobrança de mais uma quinzena, além das anteriores (cobradas INDEVIDAMENTE!), aliás estes pedidos de cobranças foram as únicas comunicações que fui recebendo do Solinca-Foz, ao longo de quase 2 meses, apesar dos inúmeros mails que fui enviando a pedir esclarecimento desta situação.
Só quando enviei um e-mail de reclamação bem exaltado a reclamar da mediocridade e do mercenarismo do apoio ao cliente DESTE CLUBE DA FOZ - recebi uma resposta a 27 de Setembro, com uma explicação sem pés nem cabeça repetida a 1 Outubro e ignorando todo o histórico enviado, a informar que só podem aceitar o cancelamento após o dia 20 Setembro, quando o atestado é de dia 15 (!!), e se não pagar até dia 01 Outubro terão que cobrar mais uma quinzena (INDEVIDAMENTE!) a partir de 4/Outubro... pois as condições de cancelamento não permitem aceitar qualquer documentação de cancelamento em caso de incumprimento.
Mas a minha questão mantém-se, primeiro eu não estou a solicitar o cancelamento mas sim a SUSPENSÃO desde dia 9 Agosto por motivos de saúde (algo que está previsto no contrato!), e segundo quem está em incumprimento é o Solinca- Foz pelas cobranças indevidas que está a fazer, após ter recebido um pedido de suspensão desde 9 Agosto, ao qual nunca respondeu, a não ser com pedidos de cobranças...
Pelo aqui exposto, e toda a documentação que o comprova e tenho gravada, infelizmente devo dizer que a atitude desumana e mercenária (em pleno período pandémico!) do Apoio ao Cliente do clube em questão - Solinca Foz - do qual sou sócia fundadora desde 4 Setembro 2016 com as quotas sempre em dia!), que de apoio ao cliente nada tem, uma vez que se destina única e exclusivamente às cobranças, é no mínimo vergonhosa e mancha o bom nome do grupo a que pertence.
Anexo a respectiva documentação bem como todo o histórico de comunicação com o cliente, e fico a aguardar uma resposta de resolução deste problema por parte do Apoio ao Cliente do GRUPO SOLINCA, caso contrário avançarei com um processo de reclamação contencioso.
Data de ocorrência: 9 de agosto 2021
Solinca
4 de outubro 2021
Cara Silvia Carvalho,

Recebemos a sua reclamação, que encaminhamos para o departamento respetivo.
A situação relatada será analisada e receberá resposta brevemente.

Obrigado,
Departamento de Gestão da Qualidade Solinca
Sílvia Carvalho
Sílvia Carvalho avaliou a marca
27 de novembro 2021

Não recomendo o solinca foz pois a atitude é puramente mercenária e o apoio ao cliente não existe, limita-se a fazer cobranças... ainda por cima indevidas. Prefiro pagar o dobro num ginásio que tenha uma atitude correcta para com os seus clientes.