Soltrópico

Soltrópico - Exigência de indemnização por incumprimento do contrato

Elisabete Silva
Elisabete Silva apresentou a reclamação
25 de julho 2019
Vimos por este meio comunicar a V/ Exas. que, na viagem a Saidia Marrocos organizada pela Soltrópico através da iCligo - My Favourite Experience, Eventos Turísticos, Lda , entre 30 de Junho de 2019 e 8 de Julho de 2019 ocorreram factos que denotam negligência por parte da mesma, bem como desrespeito pelos direitos dos clientes.
Em meados de Fevereiro, contratei uma semana de férias com o meu namorado e filho numa estância balnear dotada de todas as infraestruturas habituais nos circuitos turísticos internacionais, com alojamento no hotel Oásis Blue Pearl Beach & Spa , de 5 estrelas.
Estas condições aliciantes pareciam ser sobejamente confirmadas pelos link’s e descrições que nos foram apresentados, onde eram descritos pormenores e condições próprios de um hotel desta categoria.
No entanto, chegados ao local (perto das 5 da manhã), fomos conduzidos para o hotel Oasis Saidia Palace, que apesar das 5 estrelas atribuídas de nada tinha de luxuoso, muito pelo contrário: os quartos e as áreas comuns aos mesmos, denunciavam falta de higiene, bem como várias situações degradantes que infra mencionaremos.
Manifestámos imediatamente a nossa insatisfação ao guia do transfer e na recepção, e ambos não sabiam explicar o sucedido, acabando mesmo por nos “enrolar” pois mal falavam e percebiam português.
Ora , a partir daqui tudo começou mal.
Fomos confrontados com um hotel que além de não ser o escolhido e contratado de nada tinha que o fizesse ser credenciado como um hotel de 5estrelas ( 3 estrelas seria justo, e ... )
Fomos surpreendidos com o hall daquela unidade cheio de abajur’s, sofás velhos e outros restos das obras que se encontravam a decorrer na altura, e que duraram as férias todas.
Qual não foi o nosso espanto quando entramos no elevador que fazia ruídos constantes, tinha mosquitos mortos no quadro, não tinha o varão que deveria ter e que quando parou no 2º andar mais parecia uma montanha russa ( ver vídeo e foto).
Depois de recebidas as malas, foi hora do duche e deparamo-nos com o hall do wc cheio de humidade e a banheira cheia de ferrugem ( fotos ).
Hora de descansar e somos novamente deparados com mosquitos esborrachados no tecto, almofadas impossíveis de abranger com o pescoço e 4 pequenas janelas sem qualquer cortinado. À hora que nos deitamos não foi sequer possível dormitar com a claridade.
No dia seguinte, questionamos a recepção e os mesmos alteraram as almofadas e apenas pediram a um funcionário para colocar de raiz uns varões e uns cortinados em 3 das 4 janelas, sendo que fui “obrigada “ a colocar a colcha da cama dobrada em 4 para tapar a claridade e assim se manteve até ao final (foto).
Curiosos pelo que poderia ainda acontecer, o pequeno almoço disponibilizado, bem como as restantes refeições, foram sempre muito fracas. Com pouca variedade e num ambiente de stress, sempre a levantarem os pratos sem que praticamente terminássemos o que estávamos a comer.
No buffet do pequeno almoço não havia uma coisa tão simples como iogurte, a manteiga era servida aos cubinhos e tinha um sabor a ranço .
A variedade do buffet era muito pouca, passando quase sempre por ovos e frango.
A sobremesa tinha um aspecto sempre muito artificial e a fruta não passava de melancia, meloa e melão!
Durante toda a estadia as bebidas eram servidas mesa a mesa, como que racionadas e sempre quentes.
Nos intervalos das refeições o serviço de TI foi péssimo e muito pouco variado – ovos, melancia, panquecas e nacos de baguete com cebola e um fiozinho de atum!
Chegada a hora de tentativa de relax eis que decidimos ir à praia.
Para o efeito, foram-nos fornecidas toalhas velhas e desbotadas.
O acesso à praia era constantemente “assombrado” pelo desleixo por parte deste hotel, com caminhos que exigiam a nossa atenção, onde nem sequer o acesso se encontra alcatroado e onde surgem buracos tapados com pedaços de madeira reaproveitados e com mau aspeto. Este acesso é feito lado a lado com todo o entulho que retiraram do anterior hotel : mobiliário danificado, bem como candeiros e outros objectos com mau aspecto também estes fruto da reestruturação deste Palace (fotos).
Quando optamos pelo hotel contratado – Oásis Blue Pearl - foi- nos foi falado num bar de praia de apoio ao hotel, também este fechado e em obras.
Ainda a conhecer o hotel, e após estadia nas cadeiras da piscina eis que nos deparamos com um horrendo WC de apoio a todas as piscinas, onde é inconcebível usarem um saco plástico pendurado para colocar o papel higiénico usado !! ( fotos)
Para já, e como deve ser possível de espectar as nossas férias estavam estragadas!
Quando pensávamos já nada mais poder estragar as nossas férias, eis que decido tentar unir as camas e deparo com um agrafo na cabeceira de uma das camas e sangue em ambos os colchões.
Para nós, isto já ultrapassa tudo o que possa ser aceitável para tentarmos ultrapassar o engano de que tínhamos sido vítimas.
Entre sucessivas reclamações com o responsável da venda da viagem em causa, só na sexta-feira dia 05-07-2019, a recepção pede um contacto da nossa parte e decide alterar o nosso quarto, o que desde logo dissemos que não iria evitar esta e se necessário outras reclamações.
Também este quarto teve os seus defeitos e o elevador desta ala tinha um cheiro abominável a humidade, que à posteriori apontamos com a pessoa que nos tinha encaminhado para o mesmo.
Na área de refeições, por variadíssimas vezes sentimos cheiro a esgotos, e ao longo de todo o hotel pontualmente eram encontrados fios eléctricos desprotegidos indevidamente, paredes sujas e ladrilhos partidos colocando em risco quem viaja com crianças.
Pelas razões apontadas, consideramos que as nossas expectativas foram totalmente frustradas e que a operadora não cumpriu minimamente o contrato celebrado.
Resumindo:

O hotel ainda não está acabado e continuam a vender como estando finalizado.
Fomos alocados num hotel por decisão de terceiros sem qualquer consulta ou opção de escolha com condições físicas que estão muito longe do que se espera numa estadia num regime de TI numa valência de 5 estrelas.
Não é passível de admitir que tomem decisões do nosso tão merecido período de descanso, sem qualquer consulta, considerando isto um abuso.
Desta feita, sinto que fomos claramente vitimas de uma alteração contratual feita de uma forma unilateral, sem qualquer conhecimento prévio, e sem aceitação da nossa parte, o que constitui evidentemente uma grave ofensa aos nossos direitos como consumidor, ainda mais quando o serviço que nos foi prestado foi de péssima qualidade conforme descrito.
Assim, vimos, por este meio, exigir a restituição do montante total pago (mil quinhentos e vinte euros euros), já que temos todo o direito de ser compensados pelos incómodos e prejuízos que a situação descrita provocou.
Cabe-nos informar que a entidade em causa juntamente com o hotel enviou um pedido de desculpas com uma proposta de indminização no valor de 128€ .
Ressalvo que passei uma semana com os nervos à flor da pele, sem descanso e em stress e é esta a proposta enviada como indmenização!!

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos apresentando os nossos melhores cumprimentos,

Elisabete Silva

Nuno Barbosa