Soltrópico
Soltrópico
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
31,3%
Tempo Médio de Resposta
16,9%
Taxa de Solução
20%
Média das Avaliações
21,7%
Taxa de Retenção de Clientes
16,7%
Ranking na categoria
Soltrópico - Viagens e Turismo, SA
  • 217510230
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Embaixador Martins Janeira, 2C – 1ºD
    1750-404 Lisboa
  • reclamacoes@soltropico.pt

Soltrópico - Perda do voo TP 9014 Boavista

Resolvida
2/10
Augusto Lopes Belo dos Santos
Augusto Santos apresentou a reclamação
19 de setembro 2018

vem, por este meio, reclamar à Soltrópico – Viagens e turismo, S.A., pelos seguintes fatos:
Adquiriu o Pacote Boavista -TAP em voo charter, na Agência de Viagens Abreu no Fórum de Almada (PI1800023770) para cinco adultos;
AUGUSTO LOPES BELO DOS SANTOS;
FILOMENA SILVA RODRIGUESSANTOS;
JORGE MANUEL TAVARES MARTINS;
MARGARIDA ISABEL ROSA CORREIA MARTINS;
ARIANA CORREIA MARTINS,
A 08 de Setembro de 2018, chegou ao Aeroporto da Portela em Lisboa, (partidas), pelas 11H50, acompanhado dos restantes clientes, e foi intercetado junto à porta de entrada, por uma funcionária da TAP que lhe indicou o local onde deveria fazer o check-in.
Depois de algum tempo na fila para fazer o check-in, a funcionária do balcão, informou-lhe que por ser um voo charter da TAP teria que se dirigir ao balcão de check-in no piso superior com os números de 81 a 85. De imediato dirigiu-se ao dito balcão de check-in, onde todos concluíram o processo de check-in, por volta das13H30.
De seguida dirigiu-se para o Controle de Segurança e Controle de Passaportes, onde demorou bastante tempo até que todos concluíssem o dito controle.
De seguida dirigiu-se à porta de embarque 43A, conforme indicação dos dois funcionários da Soltrópico, aquando da confirmação das presenças no processo de check-in. Chegou à porta de embarque 43A, às 14H10, onde todos permaneceram e viram decorrer vários embarques e no quadro informativo continuava a indicar a porta 43A para o voo TAP 9014 Boavista com partida às 15H05. Passado alguns momentos surgiu outra indicação do mesmo voo , passando assim a constar no quadro informativo dois voos TAP 9014 Boavista com a indicação da mesma porta de embarque 43A.
Por volta das 14H45 a porta de embarque para um dos voos mudou para 42A e quando se dirigia para esta, viu que já tinha mudado para a porta 45A, ora, envolvido nesta atrapalhação toda, carregando malas de um lado para o outro, chegou, acompanhado pelos restantes clientes, à porta de embarque 45A, às 14H55, onde três funcionárias da TAP, muito sorridentes, confidenciavam entre elas, (duas estavam fardadas com o logótipo da TAP e blusa branca e saia azul, das quais uma senhora já idosa, com mais de 60 anos e outra mais nova, por volta dos 45 anos e a terceira fardada de preto muito jovem, por volta dos 25 anos), inclusive a funcionária mais idosa deu uma gargalhada, quando nos dizia: “os senhores já perderam o avião... já não podem embarcar porque a porta já está fechada”.
O signatário e os outros clientes nunca ouviram chamar os seus nomes nos altifalantes.
Argumentou de imediato que o autocarro ainda estava parado na plataforma e que estava a vê-lo.
Solicitou, então à Srª. funcionária mais idosa que lhe pusesse em contacto com o superior hierárquico, tendo a mesma retorquido, informando-lhe que só poderia resolver com a Agência de viagens.
Depois de alguma insistência, e o tempo a passar, a Srª. Funcionária mais idosa, fez uma chamada telefónica que passo a citar: “Olha os passageiros atrasados já não embarcam, não é? Não! Não! Não! Pois... Não! Não! Ok! Ok!”
Voltou a sorrir sarcasticamente, dizendo-lhe; “os senhores já não podem embarcar...já perderam o voo!”
Voltou a perguntar a quem se poderia dirigir para resolver a situação, tendo a funcionária mais idosa respondido que só a Agência de Viagens o poderia fazer!
Respondeu ainda com bastante arrogância: “A TAP não tem nada a haver com o voo porque é um voo charter e não da TAP e se quiserem resolver alguma coisa têm que tratar com a Agência de Viagens que vos vendeu as férias!”.
Posto isto, dirigiu-se à loja da Agência de Viagens Abreu no Aeroporto de Lisboa onde uma funcionária da Soltrópico lhe informou que não podiam fazer nada, mas que deveria entrar em contato com a Agência onde tinha adquirido o pacote de férias.
Contatou a Agência Abreu do Fórum de Almada que lhe explicou que tinha duas opções ou perdia o pacote de férias na totalidade, por cancelamento da reserva, ou em alternativa comprava bilhetes de avião no voo com partida do Porto, no dia 10 de setembro às 07H00 com destino à Boavista, com o propósito de usufruir dos restantes dias da reserva no Iberostar Club Boavista, e que neste caso iria fazer tudo que fosse possível junto da Soltrópico, para que os cinco clientes fossem reembolsados com os dois dias (08 e 09 de Setembro de 2018) do pacote de férias.
Não conformado com a situação resolveu, ainda assim, dar instruções no sentido de lhe fazerem a reserva dos cinco bilhetes de avião com partida do Porto e com destino à Boavista.
No dia 08 de Setembro de 2018, regressou de táxi, do Aeroporto da Portela até à sua residência, acompanhado dos restantes clientes, onde lhes deu guarida e de onde partiram, de táxi, no dia 09 de Setembro de 2018, com destino a Gare do Oriente em Lisboa, onde apanharam o Comboio Inter-Cidades das 17H39 com destino à Estação de Campanhã. Depois utilizando o Metro do Porto dirigiu-se para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
No dia 10 de Setembro de 2018, acompanhado dos restantes clientes, partiu às 07H00 no voo QS 2032 da Companhia de aviação Travel Services, do Aeroporto de Francisco Sá Carneiro no Porto com destino à Boavista onde chegou às 09H20.
Chegou ao Iberostar Club Boavista e dirigiu-se à receção para fazer o check-in onde foi informado que a reserva de 08 a 15 de Setembro, em seu nome e dos restantes clientes estava cancelada, desde o dia 08 de Setembro de 2018, por ordem expressa da Soltrópico – Viagens e Turismo, S.A.;
Solicitou de imediato a presença do responsável pela gestão das reservas e depois de alguns minutos disseram-lhe que estavam a resolver o assunto com a Soltrópico.
Depois de aguardarmos cerca de três horas, na receção, do Iberostar e por especial favor, foi-lhe informado que nos iriam disponibilizar dois quartos (2309 e 2310), o que veio a acontecer.

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 19 de setembro 2018
Augusto Lopes Belo dos Santos
Augusto Santos avaliou a marca
18 de abril 2019

Só foi possível resolver o problema quando enviei a reclamação para o Senhor Provedor da APAVT, que convocou as partes envolvidas e apelou para a SOLTRÓPICO viagens e turismo para reembolsar o cliente.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.