Soltrópico

Soltrópico - Voo cancelado e viagem não efetuada

Verónica Antunes
Verónica Antunes apresentou a reclamação
31 de agosto 2022
Comprei uma viagem da vossa operadora através de uma agência com o Nº 298062. Na data de 1 de Julho ia viajar com o meu marido e o meu filho de 8 anos para Cabo Verde no voo TP1549 das 21h40 m. Por volta das 21h20 as portas para embarque continuavam fechadas, no painel informativo mais tarde apareceu a indicação que às 22h30 dariam mais informações, por volta das 22h20 começamos o embarque e às 23h e qualquer coisa começamos a ver as pessoas a saírem da porta de embarque e a indicarem que o voo tinha sido cancelado, nessa altura uma funcionária começou a informar os passageiros que o voo tinha sido cancelado mas sem quaisquer informações sobre o motivo do cancelamento e o que deveríamos fazer a não ser que devíamos ir buscar as malas, todos nos dirigimos para o groudforce e todos nos andaram a empurrar para o balcão da tap para nos informarem da nova data do voo para dessa forma depois ou solicitarmos as malas ou as deixarmos lá para seguirem no voo em que fossemos, por precaução o meu marido ficou na área interior das chegadas perto do balcão da groudforce e eu e o meu filho saímos para ir ao balcão da tap, quando nos deparamos com o balcão fechado depois de na groudforce nos terem dito para lá irmos. Falei com a minha agência que tentou perceber quando seria o próximo voo e o mesmo seria no dia 3 de Julho às 09h20, como tal solicitamos as nossas malas uma vez que não sabíamos se iríamos viajar ou não, uma vez que pagamos por uma viagem de 7 dias e não por uma viagem de 5 dias que podia ou não acontecer. O meu marido fez o pedido de bagagem e deram-lhe primeiramente a indicação que só por volta das 04h/05h da manhã é que teríamos as malas. Por esta altura o caos no aeroporto era total pessoas a dormir no chão, em bancos e onde houvesse lugar e eu com uma criança de 8 anos e eu própria com atestado de incapacidade de 60% encontramo-nos a dormir no chão frio do aeroporto sem uma única informação sem ninguém para nos poder dirigir para um hotel, e assim pernoitamos no aeroporto e no dia seguinte as malas não continuaram a aparecer e indicaram-nos para voltar no Domingo.
Depois de todo este processo de alguma forma até traumático e pelo qual não queríamos voltar a passar e sem malas tivemos que cancelar a nossa viagem tão esperadas, não tínhamos condições físicas, nem psicológicas e nem malas para podermos fazer a viagem, cancelamos a viagem com a agência no dia 2 de Julho.
Relativamente às malas fomos contactados no dia 8 de Julho pelo aeroporto de cabo verde a informarem que duas das nossas 3 malas se encontravam naquele aeroporto e ninguém sabia do paradeiro da terceira mala.
Já fizemos uma reclamação online e outra presencial na TAP e contactamos a seguradora no sentido de reavermos o dinheiro da nossa viagem, a seguradora indicou que assim que a TAP respondesse deveríamos enviar a resposta para eles com o motivo do cancelamento do voo.
Ontem recebi a resposta da TAP, que alega que o motivo foi externo, devido ao rebentamento do pneu de um avião na pista, mas eu estava lá e saíram outros voos de outras companhias para cabo verde às 22h40 e inclusive lá um funcionário deu-nos indicações que o voo foi cancelado porque os funcionários não queriam fazer horas, e todos temos visto as noticias e eles não estão a querer assumir as responsabilidades utilizando o avião como desculpa para um problema de fundo que nada tem a ver com isso.
Por todos estes motivos vimos solicitar junto da Soltropico o reembolso da viagem que não realizamos e que pagamos, não seria justo nem correto pagarmos por uma viagem de 7 dias que passaria para 5, sem bagagens que só conseguimos reaver no dia 12 e uma outra que ainda não reavemos, e por motivos de saúde causados por todo o stress que ter dormido no chão do aeroporto me causou.
Data de ocorrência: 31 de agosto 2022
Verónica Antunes