Grupo Solverde
Grupo Solverde
19.0
Solverde - Sociedade de Investimentos Turisticos da Costa Verde S.A.

Casino de Chaves - Novo escândalo!

Ricardo Nicolau
Ricardo Nicolau apresentou a reclamação
18 de junho 2022 (editada a 29 de agosto 2022)
No dia 15 de Junho por volta das 20h15 dirigi-me à caixa do Casino de Chaves, para levantar 5000€ para jogar na roleta do mesmo Casino. Para meu espanto a empregada pega no telefone, e liga para o Diretor do Casino de Chaves. Ao qual me foi negado pela 1a vez em toda a minha vida que frequento Casinos de Portugal e Casinos de Espanha o levantamento ou compra de fichas para jogar. Questionei o porque à empregada da caixa, pelo que não me soube prestar quaisquer esclarecimentos. Então eu solicitei a presença imediata do Diretor, para me esclarecer o que se estava a passar. Ao qual a justificação foi que a partir deste dia eu não poderia levantar mais dinheiro ou fichas com os meus 2 cartões VISA débito que possuo da Binance e da Crypto.com.
Eu questionei o porque disso, sendo que possuo estes cartões há 1 ano e meio, e nunca tive quaisquer problemas e dificuldades em utilizar os mesmos, seja em todos os Casinos de Portugal e Espanha, quer como em todas as compras do dia a dia no Continente, Pingo Doce, em todos os restaurantes, cinemas, até na própria autoridade tributária (finanças) eu já lá paguei os meus impostos, como IUC ou IMI com estes mesmos dois cartões. Em todos os locais que possuam TPA´s estes cartão são aceites, como qualquer outro cartão VISA débito de um banco nacional.
Esse Sr. diretor do Casino informou-me que eles teriam contatado o Banco de Portugal, e perguntado a opinião deles sobre a utilização destes mesmos cartões como forma de pagamento, e que como são entidades estrangeiras, que não estariam abrangidas pelos 100.000€ do fundo de garantia de depósitos de Portugal. E que seriam cartões ligados a crypto moedas, como se por sinal em Portugal fosse proíbido o investimento em crypto moedas. Não sabem do que falam. Como é possivel a direção de um Casino ser tão incompetente, para dar argumentos tão ridiculos como estes?
O mais importante é que estes cartões têm várias licenças para puderem operar a nível europeu e mundial. São cartões e instituições que têm licenças e são supervisionados pela própria VISA.
Ainda para mais, tratam-se de cartões pré-pagos. Ou seja, são cartões que para os utilizar, eu tenho que os carregar primeiro com EUROS€ e só depois é que posso fazer pagamentos/compras com os mesmos.
Utilizei estes 2 cartões neste mesmo Casino dezenas e dezenas de vezes desde Dezembro de 2021. Todos os meses me desloquei a este casino no minímo 2 dias por mês.
Sempre levantei valores de 5000€ até 16.000€ . Nunca nunca houve qualquer tipo de problemas nas transações com estes mesmos cartões. O casino não corre qualquer riscos nestas transações, porque tal como indiquei tratam-se de cartões VISA débito pré-pagos, logo só permitem a utilização se previamente carregados com euros€ .
Euros€ esses que são transferidos de um dos meus bancos nacionais, para estas companhias gigantescas a nível mundial.
Só para se ter noção a BINANCE é patrocinadora oficial do Futebol Clube do Porto. E vêm estes senhores de um Casino por em questão a credibilidade dos cartões da Binance e da crypto.com ???
Se não sabem, nem conhecem... que estudem primeiro. Eduquem-me antes de cometerem estas barbaridades que fizeram comigo neste dia.
A crypto.com tem 1 bilhão de clientes. Têm noção disto? A crypto.com movimenta provavelmente mais dinheiro que todos os bancos juntos que operam em Portugal.
Tal como eu expliquei ao diretor, o cartão da crypto.com nada tem a ver com as cryptos concretamente. São contas separadas. O cartão da crypto.com apenas funciona com euros€. Ou seja eu carrego o cartão pré-pago com euros€ , e gasto em euros€. Algo falso que esse Sr. me tentou justificar com as dúvidas do próprio Casino para a partir deste dia ter me proibido de utilizar estes 2 cartões dentro do Casino de Chaves.
Questionei esse Sr. diretor se o Casino das outras dezenas de vezes que eu me desloquei lá e fiz os pagamentos com estes cartões não recebeu os devido valores? Ele respondeu que sim que tinham recebido direitinho os valores. É obvio, estamos a falar de cartões emitidos pela própria VISA. Repito: VISA internacional.
E estes incompetentes, desrespeitam públicamente um cliente, um cidadão. Fiz 200 KM para jogar 2 dias, e me divertir... E sou impedido de jogar, sou impedido de levantar fichas e dinheiro, sou impedido de me divertir com base em que? Com base na falta de respeito e irresponsabilidade da direção deste Casino, em quererem fazer-se mais inteligentes, e fazerem este papel imbecil de por em causa a credibilidade destas 2 enormes instituições (BINANCE & CRYPTO.COM) fazendo me sentir mal e insinuarem como se eu tivesse a cometer alguma ilegalidade.
Entretanto contatei o Banco de Portugal que nega os factos que o Casino de Chaves me proferiu, pois se estes cartões não fossem "legais" se não tivessem as devidas autorizações para operar em Portugal e em todo o Mundo, o Banco de Portugal já teria atuado, e estariam já proibidos da utilização dos mesmos no circuito bancário nacional. São cartões que eu posso efetuar levantamentos em qualquer Multibanco nacional. Etc Etc Etc. São aceites em toda a rede nacional de TPA´s de todos os comerciantes do País. E agora passado 1 ano e meio, estes Srs. decidiram ser diferentes de todos os comerciantes do País e Casinos, e proibir-me da utilização dos mesmos dentro das suas instalações!? E ninguem nos defende a nós cidadãos destas barbaridades feitas por estes Srs. do Casino de Chaves??? Eles fazem o que bem querem e lhes apetece???
Em local nenhum do Casino esta exposto que este tipo de cartões é proibido a sua utilização. E pelo que me informei na lei do jogo isso tambem não existe. Como tal foi uma decisão tomada unilateralmente pela direção do Casino de Chaves, e isto irá ter graves consequências para a imagem e bom nome deste Casino de Chaves, pois irei expor isto públicamente o máximo que eu puder. E vou gastar um bom dinheiro é verdade, mas já mandatei um famoso Advogado nestas questões de Casinos e lei do jogo, para me defender e fazer valer os meus direitos enquanto consumidor e cidadão.
Estes senhores estão a incorrer em diversas infrações nesta situação, tal como o meu Advogado me informou, e isto irá trazer graves consequências para a imagem da Solverde e para o Casino de Chaves concretamente.
Só para terem noção, a crypto.com tem 4000 trabalhadores, imagine-se bem. E estes Senhores apenas conhecem NOVO BANCO´s , Millenniuns BCP´s, EuroBic´s, Caixas Geral de Depositos, etc etc... Até dá vontade de rir, perante tanto desconhecimento e a ignorância demonstrada por estes Srs. em ter tomado a atitude que tomaram, e com as justificações sem nexo nenhum que me deram, para me terem banido da utilização total destes 2 cartões dentro do seu Casino de Chaves.
Deixo aqui em anexo vários print´s de algo que esses Srs. não o fizeram, antes de terem tomado esta medida radical comigo, pois caso tivessem feito o trabalho de casa, teriam se poupado a este vexame que vão passar, e caso não me seja levantado o impedimento de eu utilizar estes cartões neste Casino de Chaves, irei até tribunal e irei exigir uma indemnização a estes Srs. e todas as custas judiciais e de advogado que irei suportar. Mas vos garanto que esta luta irá até ao fim. Porque não vos admito que sujem o meu bom nome, pois eu não cometi nenhuma ilegalidade. Já vocês estão a fazer-lo, pois não esta exposto em lugar nenhum do Casino que este tipo de cartões não se podem utilizar nas suas instalações. Nem sequer o banco de Portugal tem estas duas instituições proibidas de operar em Portugal, nem estes dois cartões VISA débito não estão proibidos de operar em Portugal. Assim sendo o que o Casino de Chaves me fez, vai de encontro contra tudo o que é plausível e justificável perante um comerciante ou local de jogos como é o Casino de Chaves, de negar ao cliente de pagar com um meio de pagamento devidamente autorizado para operar em toda a parte do Mundo incluíndo Portugal. Na lei de jogo apenas estão proibidos de utilizar cartões bancários que sejam de empresa. De resto todo o tipo de cartões particulares são aceites, sem qualquer excepção.
Devo tambem frisar ainda, que no Casino de Chaves ao efetuar um levantamento de 5000€ em dinheiro ou fichas é me cobrado uma taxa de levantamento de 17,56€ . Esta taxa ainda por cima sou eu que a pago, sendo que assim o próprio Casino não perde nem 1 cêntimo nestas operações de levantamento de dinheiro ou compra de fichas. A taxa que a própria VISA cobra por estas transações, o Casino imputa ao cliente/jogador esse encargo.
Mais um motivo que não existe qualquer lógica nesta tomada de posição por parte do Casino de Chaves!!!
Agora entendo porque venho verificando que o Casino de Chaves esta quase sempre às moscas, pois... pudera. A tratar assim os únicos clientes que têm??? Surreal isto ! Um autentico escândalo...

PS: Pretendo um pedido de Desculpas, e que me seja autorizado imediatamente a utilização destes dois cartões VISA débito na caixa do Casino de Chaves, como sempre aconteceu durante 7 meses.
Data de ocorrência: 15 de junho 2022
Ricardo Nicolau