Solzaima, S.A.

Solzaima - Avaria

Americo Camarinha apresentou a reclamação
9 de janeiro 2020 (editada a 16 de novembro 2020)
Hoje fiquei espantado quando um técnico da solzaima me telefonou perguntando qual era o problema da caldeira pois já tinha enviado um mail a descrever o problema que por acaso até não era na caldeira.
junto cópia do mail:
Boa noite meus Senhores.

Tendo sido instalada na minha residência uma caldeira vossa:

GALÈ-S-Caldeira a pellets 18KwSZM A com o silo opcional

Pela Galécia de Vila do Conde

Tendo eu chamado um técnico desta mesma empresa por um problema com o
silo e esse mesmo técnico falou via telemóvel com um funcionário da
vossa empresa em minha presença que o informou que o mais provável era
ser a placa electrónica do mesmo que estaria com relais que ficariam
colados, e que era necessário accionar a vossa Assistência técnica, o
que foi feito pela empresa onde comprei e me instalou a vossa
caldeira, depois de vários telefonemas para a Galécia foi-me dito que
já estava tudo feito desde o principio e que o vosso técnico iria
entrar em contacto comigo o que é certo é que isso nunca aconteceu,
nem me foi dada qualquer justificação para o sucedido.
Ainda esta ultima quinta feira fui mesmo á Galécia para apalpar
terreno e era mesmo verdade que tinham sido informados pelo vosso
serviço de assistência que me iriam ligar, e mesmo eles ficaram
perplexos de eu ainda não ter noticias vossas.
Se eu investi num silo foi para ficar mais tranquilo. Pois tenho
sessenta e nove anos e tenho que subir a um escadote com um saco de
quinze quilos para por no deposito da caldeira sendo este muito mais
difícil de encher e de acesso que o silo. E os senhores bem o sabem

A lei precisa que a reparação ou a substituição devem ser feitas num
prazo razoável e sem graves inconvenientes para o consumidor, mas tal
não está a acontecer!!! “O que julgam os engenheiros de vossa empresa?
Que indemnização devo pedir pelo transtorno? O que pensam, que eu vou
dizer aos meus amigos e familiares, que a Galécia é a evitar? Ou as
caldeiras SOLZAIMA? A escolha para mim é clara como a água penso que
percebem.

Agora só me falta esperar pelo Pai Natal para ver se com ele a vossa
empresa pensa mais nos clientes que fizeram confiança a uma empresa
NACIONAL pois o que é nacional é bom, mas nem sempre!!!

Estou a enviar esta missiva antes de tomar medidas drásticas que
seriam desagradáveis para todas as partes.

N.B. O vosso Técnico falou com o técnico da Galécia no passado dia 27
de Novembro 2019. E até hoje o carrasco enche o depósito da caldeira
para ter aquecimento ou águas sanitárias quentes. é normal? pergunto
eu!!!!!!!

De Vossas Excelências
Muito Atentamente
É importante que eu sublinhe que o técnico hoje me informou que ia pedir a dita placa electrónica
ou seja mais espera e nada de desculpas da solzaina visto o técnico ser independente
um grande obrigado a mais uma empresa NACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Data de ocorrência: 9 de janeiro 2020
Exmo. Sr. Américo Camarinha,
No seguimento da sua exposição a qual mereceu a nossa melhor atenção, dizer que, o que comunica trata um procedimento normal. O despiste com vista à resolução é o primeiro momento da assistência (normalmente efectuado pelo BO, ou, pelo prorpio técnico, caso restem dúvidas), para que, em conjunto seja possível determinar com maior rigor o tipo de problema e respectiva causa, e nesse sentido, diminuir os pendentes de serviço. Neste caso, existem diferentes versões de silos, bem como, comportamentos distintos para cada uma das versões e respectiva placa.

Neste caso, o mesmo peca por tardio, pois, o mesmo técnico, já teria no passado tentado entrar em contacto consigo para análise da presente avaria (registo no processo de tentativas de contacto).

O técnico ainda ontem coloco em informação a chamada desenvolvida, bem como, a indicação que fará visita para resolução no inicio da próxima semana (atendendo ao tipo de avaria, no caso, no silo externo, isto é, não inviabiliza trabalho com o equipamento a mesma foi considerada com nível de urgência intermédio).

Pelo exposto e por todo o incomodo causado pedimos as nossas desculpas.
Tentaremos ser o mais céleres possível,

Sem outro assunto, Obrigado pela atenção

Melhores Cumprimentos,
Equipa Apoio a Cliente
HGonçalves
10 de janeiro 2020
Peço imensa desculpa de vos informar que o vosso técnico nunca tentou ou entrou em contacto comigo a não ser no arranque da caldeira.
Será portanto necessário apurar verdade, pois fui eu próprio a empresa Galécia e mesmo com esta empresa ele nunca entrou em contacto.
Exmo. Sr. Américo Camarinha,
O técnico será o mesmo que ligou consigo hoje e que irá à sua casa na próxima semana para resolver o problema, não obstante, pode haver alguma falha de comunicação/informação claro está.
No essencial e atendendo ao problema que dispõe a nossa única preocupação é fechar o seu problema no inicio da próxima semana.
Tentaremos ser o mais céleres possível,

Sem outro assunto, Obrigado pela atenção

Melhores Cumprimentos,
Equipa Apoio a Cliente
HGonçalves
10 de janeiro 2020
Não era exactamente esta a resposta que eu esperava dos administradores da firma.
Mas já é um sinal de boa vontade, no entanto será talvez necessário ir além do pedido de desculpas, visto isto se arrastar desde 27 de Novembro de 2019, e para informação vossa não é o funcionário da solzaima que depois de comprar um silo tem de carregar a caldeira com sacos de pellets, mas sim eu!!! penso que é absurdo e só não vê quem não carrega os sacos.
Obrigado
Agora vou esperar sentado para ver os próximos episódios desta novela.
12 de janeiro 2020
Bom Domingo
Com o fim de semana a carregar sacos o carrasco voltou-se para as leis e vamos a elas:
Artigo 6.o Responsabilidade directa do produtor
1 - Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição.

A não esquecer posso perante a lei exigir um novo silo e vou ponderar seriamente no assunto.
Caso não esteja tudo resolvido no principio da próxima semana, ou seja, até quarta feira

Artigo 13.o Alterações à Lei de Defesa dos Consumidores
Os artigos 4.o e 12.o da Lei n.o 24/96, de 31 de Julho, passam a ter a seguinte redacção:
«Artigo 4.o Direito à qualidade dos bens e serviços Os bens e serviços destinados ao consumo devem ser aptos a satisfazer os fins a que se destinam e a produzir os efeitos que se lhes atribuem, segundo as normas legalmente estabelecidas, ou, na falta delas, de modo adequado às legítimas expectativas do consumidor. Artigo 12.o Direito à reparação de danos 1 - O consumidor tem direito à indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos. 2 - O produtor é responsável, independentemente de culpa, pelos danos causados por defeitos de produtos que coloque no mercado, nos termos da lei.»

Também é necessário da vossa parte pensar bem neste artigo da lei. Que até agora tem sido esquecido.

No entanto tenho uma sugestão para a equipa de apoio ao cliente, talvez fosse útil a essa equipa acompanhar os vossos técnicos em reparações esporádicas para assistirem ao vivo aos problemas dos vossos clientes e não frente a um computador a enviarem mensagens sem nexo, ou seja, sem ver ao vivo as dificuldades dos mesmos, visto no meu caso já se arrastar já à mais de um mês.

E tudo isto é para não me alongar mais.

Obrigado pela vossa compreensão
Américo Camarinha
P.s. na imagem o escadote a caldeira a pequena porta da onde se põem as pellets o silo e a grande porta de fácil acesso
Esta resposta tem um anexo privado
13 de janeiro 2020
Exmo. Sr. Américo Camarinha,
Temos perfeito conhecimento da legislação em vigor, bem como, direitos e deveres que assistem à nossa empresa enquanto entidade produtora.
Como referido anteriormente estamos a acompanhar a sua reparação, pelo que, tentaremos ser céleres na sua conclusão,
Obrigado pela atenção,
13 de janeiro 2020
Bom dia
Ainda bem que têm conhecimento,mais não seria de esperar de uma empresa conceituada no mercado tanto a nível nacional como internacional.
16 de janeiro 2020
Boa tarde meus senhores
Hoje finalmente ficou a minha avaria resolvida.
No entanto ainda continua sem resposta o meu pedido de indemnização, pelo tempo de espera e de "carrasco" que não é de 20 de Dezembro de 2019 como fui informado pelo vosso técnico, mas sim do pedido de reparação pela parte da Galécia de vila do Conde empresa que me vendeu e montou o equipamento.
Também fui informado pelo vosso técnico que a peça que foi substituída a acabaria a garantia ao mesmo tempo que a garantia da caldeira o que não é a realidade ora vejam: "As peças colocadas gozam de um prazo de garantia de 2 anos,
independentemente do prazo da garantia do bem reparado.
Todavia, assegure-se que, quando levantar o bem após a reparação,
lhe é fornecido documento contendo a descrição das peças que foram colocadas.
Este documento é essencial para garantir os seus direitos em situação de reaparecimento da avaria."
Agora só me falta esperar pela proposta de indemnização, que espero seja o mais rápido possível
Assim como do e-mail da descrição da reparação.
Muito Atentamente
16 de janeiro 2020
Exmo. Sr. Américo Camarinha,
Agradecemos a sua informação a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Com relação à sua exposição, e compreendendo a mesma, informar que, de acordo com as condições de garantia não faremos qualquer proposta de indemnização.
No caso, a peça que foi substituída goza, ela mesmo de 2 anos de garantia, contra defeitos de fabrico, face data de intervenção, segundo as condições de garantia Solzaima e demais legislação em vigor, bem como, a garantia do silo (peça onde está integrada a placa), parte do equipamento que ficou privado na sua utilização é prolongado (face data de factura) automaticamente de 30 dias. Tempo que mediou entre o registo do pedido de serviço e a intervenção, nomeadamente, 16-01-20 data de serviço e 18-12-19 data de registo em sistema (com 1 dias de tolerância face ao erro registado de introdução no site).
Com relação à intervenção a mesma encontra-se em integração, durante o dia de amanha ficará disponível para envio.
Pelo que consultamos o envio foi solicitado para américomaria@gmail.com que deverá dar erro devido ao carater acento colocado erradamente.
Nesse sentido e caso não o receba durante o dia de amanha, por favor, informar para que possamos enviar uma cópia via e-mail apoio.cliente@solzaima.pt
Obrigado pela atenção
Americo Camarinha avaliou a marca
16 de novembro 2020

Ficam escondidos atrás de legislação em vigor e para eles o cliente é nada por isso é que eu ponho esta bela pontuação