Solzaima, S.A.

Solzaima - Queimador danificado após pouca utilização

RUI MIGUEL DE JESUS MONTEIRO
RUI MONTEIRO apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2019
Em fevereiro de 2018 adquiri uma caldeira Solzaima C24 que foi devidamente calibrada pelo próprio técnico da empresa que entre outras coisas disse que devia usar sempre o mesmo tipo de pellets. Passado algum tempo verifiquei que o queimador tinha uma pequena fissura. Este inverno essa pequena fissura aumentou de modo a que o queimador se deformasse e já tivesse alguma dificuldade em o retirar do local. Perante esta situação e visto que a caldeira se encontra dentro do prazo da garantia, e tem apenas 1200 horas de funcionamento entrei em contacto com a pessoa que a instalou a qual me disse que tudo o que está em contacto com o lume não tem garantia.
Posto isto eu pergunto: o que é que tem garantia?
Se passado um mês o novo queimador estiver igual o que é que eu faço? Ando a comprar um queimador de meio em meio ano?
Escusado será dizer que estou descontente com o serviço da Solzaima e não o recomendo a ninguém.
Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2019
Solzaima
22 de fevereiro 2019
Exmo. Sr. Rui Monteiro
Antes de mais por favor e sempre que disponha de uma questão remeta igualmente para apoio.cliente@solzaima.pt para que possamos ser mais céleres na resposta.

Com relação à questão que coloca, sobre os queimadores é importante explicitar:
1. como de resto está explicito no nosso manual de instruções e condições de garantia o queimador não se encontra ao abrigo da garantia;
2. as razões para tal condição centram-se no facto do produtor não controlar nem mensurar uma série de variáveis que influem no tempo médio de vida deste ou qualquer outro componente em contacto directo com o fogo, mais especificamente, Temperatura de queima, temperatura e humidade de ar ambiente, método de limpeza utilizado, tipo de pellet PCI e análise elementar do mesmo, entre outros, sendo desta forma considerada uma peça de desgaste;
3. Caso disponha de fotos que nos possa remeter teremos a posibilidade de ponderar quais os elementos químicos, ou, outra variável que esteja manifestamente a causar o problema.
Por norma, denota-se:
3.1 Tonalidade esverdeada na superficie do mesmo - este facto indicia presença de enxofre e cloro nas cinzas em quantidades consideráveis, ou, tempo elevado de contacto com estes compostos. Por norma a presença destes compostos está associado a pellets, ou, combustíveis mais herbáceos, ou presença excessiva de casca (no limite presença perto do mar - zona de entrada de ar);
3.2 A ruptura do queimador é denotada em diversos pontos, sendo que, em alguns e não em todos a fractura é tendencialmente associada aos fenómenos de contracção após solidificação das cinzas, sobretudo do composto sílica - este facto está associado sobretudo à propriedade física da fusibilidade das cinzas.

Posto isto, não podemos enviar ou trocar qualquer destas peças em garantia, no entanto caso pretenda podemos enviar as mesmas para a sua morada, bem como, deslocar um técnico para que presencialmente possa verificar qual a fonte para o problema em descrição. confirmando-se o problema e respectiva causa serão apresentados custos com base na tabela de preços da assistência técnica.

Disponível para esclarecimentos adicionais,
Sem outro assunto,