Solzaima, S.A.

Solzaima - Reclamação recuperador de calor

José Pardal apresentou a reclamação
11 de novembro 2019
recuperador de calor modelo pa1071x044 - inserível pellets ar - earth 9kw
vou fazer uma breve descrição das avarias decorridas durante o último ano e o ano
corrente desde a aquisição da supracitada máquina montada em 23/01/2018:
1ª avaria em Abril/2018, pellets passavam por baixo da gaveta indo alojar-se na grelha de
saída do ventilador, chegando inclusive a arder. Foi solucionada com visita do técnico da
marca em 7/5/2019, com substituição de vários componentes do recuperador. Ficou parado a partir daí devido ao verão.
2ª avaria em Novembro/2018, com poucas horas de funcionamento, falhas A01 (falha na
ignição) e A02 (chama apagada). Problemas persistiram até visita do técnico da marca em
15/1/2019 com substituição de sonda de fumos, resistência de acendimento e placa
electrónica.
3ªavaria, alarme A04 (excesso temperatura de fumos) apareceu no fim de Janeiro de
2019, nova visita do técnico da marca em 27/3/2019 com substituição da sonda de fumos
e alteração de parâmetros.
4ªavaria, Abril/2019, alarme A04 (excesso de temperatura de fumos), ventilador do
recuperador não trabalha e, sente-se um cheiro intenso a queimado na minha sala com
algum fumo. Foi oferecida mais uma vez assistência técnica que, achei por bem adiar
dado o historial de anteriores intervenções.
Posto isto tudo, tendo ultrapassado todos os limites que a minha boa vontade permite,
exijo uma solução definitiva para este assunto.

Mais declaro que, tenho uma salamandra a pellets, marca Italiana "CADELL", na minha cozinha, com mais horas de funcionamento, mais antiga, montada pelo mesmo vendedor e que, até à data não precisou de substituir qualquer componente.

Muito obrigado
Data de ocorrência: 11 de novembro 2019
13 de novembro 2019
Ex.mo. Senhor José Pardal,
No decorrer da sua comunicação vimos em resposta dizer o seguinte:
1 -Relativamente ás acções realizadas junto do equipamento pelo nosso serviço, já informamos detalhadamente na comunicação enviada anteriormente todos os momentos que a nossa equipa esteve na sua habitação pelo que não temos informação a adicionar;
2- Relativamente ao pedido de substituição do aparelho, a Solzaima já manifestou a sua opinião, não existindo motivos que justifiquem a troca do aparelho sendo que também a relação comercial (compra) foi feita com o fornecedor de serviços, empresa Canaligás.
Posto isto, apelamos para que aceda à marcação de novo serviço para no local podermos mitigar o problema pois ao não permitir a assistência estamos a arrastar a resolução do problema. Como também mencionada na comunicação anterior:
"- Desenvolver o pedido de serviço em aberto, por forma, a mitigar o problema analisando em detalhe a respectiva causa, sendo que, se o mesmo se encontrar dentro do âmbito de garantia, disponibilizar a sua resolução sem qualquer custo para o cliente final; - Fornecer a garantia devida por lei nos componentes já substituídos face à data de intervenção com 2 anos, ou, 6 meses, respectivamente consoante garantia aplicável; - Manutenção geral sem custos de mão-e-obra a desenvolver no decorrer da próxima intervenção com limpeza integral do equipamento e azeramento de horas (a presente intervenção; - Oferta de extensão de garantia 6 meses, como garantia voluntária conforme condições de garantia gerais."
13 de novembro 2019
Boa noite, antes do mais grato pela resposta.
Para início de conversa e de acordo com a lei geral do consumo, posso exigir a troca do aparelho tanto ao vendedor como à marca, não posso exigir à marca a devolução do valor pago ao vendedor. Peças de desgaste rápido são peças que se consomem com a utilização, não me parece que seja o caso por exemplo de uma resistência de ignição, da qual dão garantia de 6 meses.
Posto isto, que garantias a marca me dá que após 4 visitas ao meu domicílio o aparelho ficará a funcionar em condições? Que não vai ser mais uma reparação falhada enquanto o prazo de garantia eventualmente terminará e ficarei com o prejuízo?

Obrigado.
14 de novembro 2019
Exmo. Sr. José Pardal,
A nossa marca existe há mais de 40 anos responsabilizando-se sempre por todas as não conformidades que possam advir da sua activadade e que sejam da sua responsabilidade claro está.
Há data de hoje não temos a noção clara de qual é a avaria que detém no seu equipamento (prossupomos que possa ter algo a haver com o sistema de ventilação atendendo à descrição que desenvolveu), pois, desde o primeiro contacto para resolução que tem negado acesso à sua instalação.
Como já explicito de forma extremamente descritiva não existiu nenhuma intervenção que não tenha sido realizada ao abrigo de garantia, mesmo que, em todas as referidas intervenções (à excepção da intervenção de melhoria efectuando a substituição da gaveta superior) a causa para as mesmas indiciasse má utilização (temperaturas excessivas).
Por fim, as nossas condições de garantia são extremamente claras sendo que estão de acordo com a legislação em vigor.
Pelo exposto e mais uma vez, agradecemos que nos permita verificar a sua instalação desenvolvendo a análise da mesma e referida reparação, caso aplicável. Caso no decorrer da reparação se verifique justificável a aplicação de outra medida, que não as já referidas, ou, a re-avaliação da nossa posição assim o faremos no sentido de garantir o correcto funcionamento do equipamento.
19 de novembro 2019

considerando que:
- O referido equipamento, nunca cumpriu devidamente função a que se destina, pois não houve inverno que não falhasse, por avarias variadas.
- O custo de aquisição do aparelho (sem contar com a mão-de-obra e acessórios), atingiu a importância de 2400 euros, o que, por si só acarreta uma maior exigência de qualidade.
- Tendo em conta o historial da máquina, tenho que, me salvaguardar de avarias futuras durante um prazo razoável que, ao mesmo tempo englobe pelo menos o início do inverno seguinte.

Aceito que, o técnico se desloque mais uma vez à minha habitação sob as seguintes condições:

- Extensão de garantia sob as mesmas condições da garantia legal, em um prazo de 10 meses (até 28 de Novembro de 2020);
- Manutenção geral de acordo com a vossa oferta (limpeza geral, azeramento, etc.);
- Instalação de quaisquer peças que sejam abrangidas com a garantia de 6 meses mediante orçamento prévio, no caso de não aceitar, não me será cobrada qualquer importância pela deslocação.

Desejava ainda (não sendo mandatório), alguns esclarecimentos se:
- O vendedor (Daniel Rogério) é reparador autorizado;
- Se a resistência que o supracitado montou corresponde à especificação do fabricante;

Posto isto tudo, aconselho vossas excelências a ponderar bem a minha proposta, que, considero razoável, tendo em conta que, até agora sou o único lesado por esta aquisição e que, estou disposto a fazer valer os meus direitos dos quais já estou plenamente informado.

Com os melhores cumprimentos

19 de novembro 2019
Exmo. Sr. José Pardal,
Atendendo à sua solicitação, concordamos em:
- Prolongar a sua garantia conforme condições de garantia e respectiva legislação em vigor até ao dia 28 de Novembro de 2020;
- Efectuar uma manutenção preventiva conforme Check-List sem custos para si a realizar durante a próxima intervenção;
- Análise e correcção da avaria actual caso a mesma se encontre em garantia. Caso a avaria não se encontre dentro do âmbito de garantia será explicito em orçamento. Caso o orçamento não seja aceite não será cobrado qualquer valor pela deslocação;

Com relação às questões remanescentes dizer-lhe que todas as solicitações de garantia devem ser sempre dirigidas à marca sem excepção cabendo à mesma a decisão sobre o encaminhamento e resolução da mesma, não obstante, a entidade informada dispõe de formação e informação em produto ministrada na Solzaima, pelos nossos técnicos, sendo, igualmente, cliente Solzaima. A questão referida sobre a resistência já foi explicita anteriormente, por favor, verificar nossa comunicação, 10 do presente ano, ponto 4.b.
O seu serviço foi colocado à data em fila para agendamento, atendendo ao tempo médio para serviço o mesmo poderá demorar cerca de 1 a 2 semanas.

Obrigado pela atenção,
Tentaremos ser o mais breves possíveis.
20 de novembro 2019

estando de acordo, fico a aguardar o vosso contacto para marcação.

Os meus agradecimentos

20 de novembro 2019

estando de acordo, fico a aguardar o vosso contacto para marcação.

Os meus agradecimentos

28 de novembro 2019
Exmo. Sr. José Pardal,
No seguimento da intervenção realizada no dia de ontem damos o processo como encerrado, sendo que, agradecemos a sua atenção para os problemas verificados pelo técnico, bem como, as solicitações de correcção solicitadas pelo mesmo.
No caso, e como fora anunciado efectuou-se uma manutenção preventiva na óptica do equipamento conforme manual de instruções, bem como, e atendendo à condição do ventilador (muito embora o estado da envolvente - humida e com sujidade - indiciar que a causa para a avaria em questão possa estar, em hipótese associada a causas externas e alheias ao equipamento) o mesmo foi substituido.
Esta resposta tem um anexo privado
29 de novembro 2019

durante a próxima semana, darei sem falta um "feedback" do comportamento do aparelho.
Efectivamente existia sujidade (cinza e fuligem) nas condutas internas do equipamento, não se encontrou vestígios de humidade no interior no depósito dos pellets. Quanto ao ventilador em questão encontrava-se limpo e rodava à mão.
Olhando em retrospectiva e por hipótese talvez a origem dos problemas (temperaturas de fumos) infelizmente fosse sempre do referido ventilador...
Quanto à questão da humidade, aconselho a remeterem o relatório da intervenção ao vosso cliente vendedor/instalador uma vez que o mesmo efectuou as alterações que entendeu ao nível da chaminé, e aguardarem comentário.

Mais uma vez agradeço a disponibilidade para encontrar uma solução que satisfaça ambas as partes e despeço-me com os melhores cumprimentos

6 de dezembro 2019
Boa noite,

até agora não ocorreu qualquer tipo de falha no recuperador, agradecia no entanto, o envio do relatório da última intervenção e se possível as fotos tiradas na mesma altura.

Com os melhores cumprimentos

9 de dezembro 2019
Bom dia
Como solicitado segue, em anexo, o relatório de intervenção.
As fotos anexamos na anterior resposta, mas dado o tamanho da mesma apenas conseguimos anexar 1.
Obrigado
Esta resposta tem um anexo privado