Sony Portugal

Sony - Desilusão e frustração com a marca!!!

João Gomes
João Gomes apresentou a reclamação
9 de janeiro 2010

Venho fazer uma reclamação em relação ao serviço de assistência e apoio ao cliente da Sony.
Penso que, tal como aconteceu comigo, muitos consumidores poderão vir a ser enganados pela imagem de qualidade e fiabilidade que a marca cultiva, sendo, depois da compra, prejudicados pela falta de assistência e atenção que a Sony (deverei dizer apenas Sony Portugal?) dá aos seus clientes.

Passo então a descrever o problema que tive.
No final de Julho passado, adquiri uma câmara fotográfica SLR da Sony (A200 K) na loja Worten. Esta câmara vinha integrada num kit que incluía ainda uma objectiva Sony SAL-1870.
No momento da compra, não notei nada de anormal no artigo, até porque associava uma imagem de fiabilidade e confiança à marca e por essa razão estava descansado e pouco preocupado.
Contudo, no final de Agosto (altura em que estive de férias e tive mais tempo e oportunidades para explorar a câmara) ao olhar atentamente para a objectiva, fiquei surpreso ao ver que, numa aresta interior (portanto, completamente inacessível a qualquer agressão exterior), a cobertura estava a saltar, podendo vir a soltar-se e a obstruir a passagem de luz na objectiva.

Como é fácil de perceber pelas imagens que anexei, este tipo de estrago não seria possível de provocar através duma agressão exterior. Obviamente, trata-se de um defeito de origem.

Este facto abalou um pouco a imagem de fiabilidade que associava à Sony. Ainda assim, pensei que fosse apenas um pequeno problema que facilmente seria resolvido pela marca.
Fiz aquilo que é recomendado pela marca: contactei directamente a Sony. Usando um formulário no site da Sony, disponibilizado para o efeito, fiz o pedido de reparação ou substituição do equipamento.
Esperei duas semanas sem obter qualquer resposta.
Repeti o contacto e, novamente, não tive qualquer resposta por parte da Sony.

Notar, pouco tempo depois de uma compra, que o artigo que adquirimos, novo e supostamente em óptimo estado, tem defeito é algo que desilude qualquer pessoa. Mas não obter depois qualquer resposta por parte da marca quando se pede a reparação do artigo que tem um defeito, no qual não temos qualquer responsabilidade, e do qual somos os únicos prejudicados, é uma desilusão muito maior e inaceitável.

Vendo-me sem soluções, e já completamente desiludido com a Sony, resolvi contactar a Worten, também por email, que me respondeu com brevidade, pedindo-me que me dirigisse a uma das suas lojas.
Assim fiz. Foi necessário entregar na loja todo o equipamento como vinha de origem (câmara e objectiva) e esperei quase 30 dias para que me fosse devolvido reparado.
Felizmente, o problema ficou resolvido. Houve uma pequena peça plástica do strap da câmara que não vinha na caixa, quando a abri em casa após a reparação do equipamento. Mas preferi, depois de tantas complicações, já não me preocupar com o assunto.

Durante os quase 30 dias de reparação (mais as semanas que esperei por resposta até me dirigir à Worten), a Sony finalmente contactou-me dizendo que não poderiam substituir o equipamento e que me deveria dirigir à loja onde o comprei para que me fosse reparado.
Respondi-lhes dizendo que já o tinha feito e manifestando a minha desilusão em relação à marca. Mas já não obtive qualquer resposta, explicação ou pedido de desculpas por parte da Sony.

Não sei se a solução que me foi apresentada pela Sony (pedir a reparação à loja) é legalmente aceitável. Provavelmente será.
Mas isso em pouco altera a imagem com que fiquei da marca e opinião de que não disponibilizaram um bom serviço de pós-venda, nem sequer deram atenção ao assunto.
Na verdade, o que é publicitado pela marca é que deverá ser a Sony a dar a garantia e a assistência e não a loja.
Aliás, na maioria das lojas, quando, ao adquirir produtos de electrónica, pergunto pela garantia, sempre me explicam que a garantia (e, sobretudo, a assistência dada em garantia) é disponibilizada pela marca e que por essa razão devo sempre contactar directamente a marca e que será esta a dar a assistência. Dizem ainda que o poderei fazer em qualquer ponto da União Europeia.
Foi por isso com surpresa que recebi a resposta da Sony pedindo que me dirigisse à loja. Felizmente a Worten dá assistência aos produtos que comercializa. Mas noutra loja o problema poderia ter sido maior.
É também por isso que acho inaceitável a forma como a Sony (não) resolveu o problema e, sobretudo, acho que não poderá nunca ser considerado um bom serviço de garantia e assistência.
Num pequeno problema que tive com outro tipo de equipamento de uma outra marca (um computador portátil), a marca em questão respondeu no dia seguinte ao meu pedido de assistência, recolheu-o na minha morada e devolveu-o reparado poucos dias depois.

Optei por este equipamento em detrimento de equipamentos da mesma gama de outras marcas (alguns mais conceituados) apenas porque pensava que a opção por esta marca representaria um investimento seguro para futuro, devido à fiabilidade e ao reconhecimento da Sony. Não fosse isso e teria certamente optado por um equipamento da mesma gama da Canon ou Nikon.
E neste momento, só posso sentir-me desiludido. Espero em breve poder vender este equipamento para comprar um equipamento Canon ou Nikon, como me tinham previamente recomendado. E é esta informação que penso ser útil a outros consumidores para que não passem por situações semelhantes.

Ao invés de poder aproveitar e desfrutar dum produto pelo qual paguei, só tive problemas e confusões, vendo-me privado, durante muitos dias, de poder usar aquilo pelo qual paguei. É esta imagem de desilusão e frustração que agora associo à Sony.

Despeço-me grato pela atenção que me tenham disponibilizado.
Cumprimentos

Data de ocorrência: 9 de janeiro 2010
João Gomes
João Gomes avaliou a marca
30 de dezembro 2020

Dada a situação, não posso confiar nos produtos desta marca.