Sony Portugal

SONY - Assitência técnica - PS4

Nuno Moreira apresentou a reclamação
7 de novembro 2017

Exmos. Srs.,
No seguimento do contacto efetuado no dia 07/11/2017, com o departamento de assistência técnica Playstation, no qual reportei um problema associado ao meu Equipamento Playstation4, indiquei que o mesmo não liga. Foi me indicado que a reparação teria que ser com custos associados, visto o equipamento não se encontrar em garantia.

Posto isto reclamo do seguinte:
O equipamento teria já sido enviado para reparação anteriormente devido a problemas associados com Imagem e Alimentação, tendo a referência de reparação: R-i0wnyg3r7, onde na mesma reparação foi substituída a placa principal (MotherBoard) do equipamento com novo Serial Number: 08274522460674550, onde anteriormente tinha o Serial Number: 03274522467679805.

Tal como supracitado o equipamento atualmente não liga, pelo que pós 1 mês da reparação já teria tido anomalias semelhantes, onde por vezes não ligava e outras vezes estava sempre a reiniciar, porém as anomalias foram ultrapassadas com as recentes atualizações de sistema do equipamento, porém tal como indicado: atualmente o equipamento não liga.

Como já indiquei, ao entrar em contacto com a vossa assistência técnica para resolver esta situação, foi-me indicado que o equipamento se encontra fora de garantia e que a reparação teria custos associados. Ao reclamar esta situação indicaram-me que o equipamento tem uma Garantia associada após reparação de 3 Meses, pelo que no caso de anomalia o equipamento deveria ter sido enviado dentro de esse período.

Segundo o Decreto-Lei n.º 84/2008 que introduziu no Decreto-Lei n.º 67/2003 uma nova norma
(n.º 6 do artigo 5.º) que estabelece que, “havendo substituição do bem, o bem
sucedâneo goza de um prazo de garantia de dois ou de cinco anos a contar da data
da sua entrega, conforme se trate, respetivamente, de bem móvel ou imóvel”.
Portanto, o novo bem goza de um novo prazo de garantia de dois anos.
E segundo a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, “Se o bem for substituído, o novo beneficia de uma garantia de 2 anos. Se apenas uma peça for substituída, esta também beneficia de uma garantia de 2 anos.”

Neste caso o bem em questão trata-se da PlayStation4 e a peça em questão a ‘MotherBoard’ do equipamento, a qual é responsável pelo funcionamento em pleno do equipamento, o qual não está a acontecer atualmente.

Posto isto, e na constante com a Lei Portuguesa relativamente à situação em questão, solicito a reparação ou substituição do equipamento em questão sem qualquer tipo de custos associados.

Segue em anexo o documento da última reparação bem como a carta já vos enviada por email.

Irei ficar a aguardar um contacto por V. Exas, para resolução da situação.

Sem mais assunto de momento e com os melhores cumprimentos,
Nuno Luís

Data de ocorrência: 7 de novembro 2017
7 de novembro 2017
Segue a Resposta me Enviada pela Playstation no dia de Hoje:
"
Caro Sr Nuno Luís,

Desde já gostaríamos de lhe agradecer que tenha entrado em contacto com a nossa Linha Telefónica de Assistência PlayStation.
Lamentamos que esteja a ter problemas com a sua PlayStation 4.

Informamos que a quando do inicio de reparação da sua consola, a partir da chamada realiza a 24/03/2017 09.22 AM, e de acordo com o registo no nosso sistema do número de serie da sua consola, 0327452246767980, esta já se encontrava fora de garantia, tendo passado 1 mês dos 2 anos de garantia que damos aos nossos aparelhos. No seguimento desta reparação, a mesma foi substituída por uma re-condicionada com o número de série 08274522460674550. A reparação que lhe foi prestada foi uma reparação em garantia por somente ter passado 1 mês, como gesto de boa vontade.

Indicamos também que se a sua consola de substituição não chegou em condiciones normais de funcionamento poderíamos ter realizado outro processo de reparação, sem custos, logo após a entrega desta.

Todo este procedimento está de acordo com os Termos e condições de garantia dos nossos aparelhos:

No presente momento já passaram mais de 7 meses da última reparação, que já se encontrava foram de garantia na altura, e que poderíamos ter corrigido se nos tive-se contactado em tempo útil.

Informamos que não iremos reparar o seu aparelho sem custos e somente de acordo com as condições fora de garantia que já lhe indicamos em chamadas telefônicas anteriores.

Não tendo mais nada a acrescentar e caso queria continuar a sua reclamação, deverá indicar um representante legal e indicar-lhe que nos contacte para passamos o contacto do nosso departamento legal.

Cumprimentos

Assistência PlayStation"

Em não concordância com esta situação, agradeço uma resolução ao meu assunto o quanto antes.
Obrigado.
Nuno Moreira avaliou a marca
9 de abril 2020

A marca claramente teria que ter feito a reparação do equipamento levando em conta a lei de garantia de troca após novo numero de série.

A primeira coisa que deve fazer é ir ler BEM a lei que invocou porque citar partes da mesma desvirtua o conteúdo da globalidade.
A segunda coisa é que nem sabe enquadrar o que escreveu. A sua PS4 não foi substituída por uma nova (o tal bem que a lei refere) e aí sim teria dois anos de garantia. A sua PS4 foi reparada ao abrigo da garantia! Portanto a marca cumpriu aquilo a que está obrigada e até foram mais longe aplicando uma garantia de GOODWILL, pois à data da reparação pelos vistos já ultrapassava a data da compra em dois anos.
Posto isto penso que está a reclamar sem razão alguma.
E ainda resta saber em que condições usa a PS4.. provavelmente ligada à WEB sem qualquer tipo de protecção entre outras coisas.

13 de novembro 2017

Boa Tarde,
Dado que concorda com a minha reclamação, dê um jeitinho e fale com os seus amigos comendadores da Sony/Playstation.
Abraço ;)