Sony Portugal

SONY - Falha na subscrição playstation plus com falta de informação/aviso, com aumento injusto de valores de venda

Christophe Rocha
Christophe Rocha apresentou a reclamação
30 de novembro 2022
Fiz subscrição para Playstation Plus dia 27/11/2021 no valor de 40€, valor em promoção devido a Blackfriday.

Recebi durante o mês de outubro de 2022, um mail por parte da Playstation Portugal, avisando-me que a renovação da subscrição para Playstation Plus ia ser efectuada de forma automática (40€) sem qualquer intervenção da minha parte, no dia 27/11/2022.

Na data mencionada acima, após verificar que não tinham retirado o dinheiro da minha conta bancária, fui verificar a minha conta Playstation para ver o que se passava e reparei que o meu cartão bancário indicado estava com prazo expirado.

Como prestadores de serviço/vendedor, o dever da Playstation Network Portugal era de me informar sobre o problema com meu cartão bancário na primeira tentativa deles no dia 27/11/2022, e que não se conseguia proceder a minha renovação da subscrição.

Apesar do mail recebido em Outubro dizendo que não precisava de qualquer intervenção da minha parte para a renovação da subscrição, não me foi comunicado qualquer informação relativamente a esta situação de Cartão bancário com o prazo de validade já expirado.

No final do dia 27/11/2022, atualizei ainda os dados do meu cartão (apenas a data de validez e o nº CVV) e a atualização foi registada.

Como tal, no dia 28/11/2022, podiam ter feito uma nova tentativa de renovação enquanto eu podia ainda usufruir do valor promocional da Black Friday, uma vez que meu Cartão bancário já estava apto para poder proceder ao pagamento.

Acresço que liguei, nesse mesmo dia 28/11/2022, ao serviço de apoio da Playstation Portugal para poder arranjar rapidamente solução e proceder ao pagamento dos 40€ da subscrição e continuar a usufruir do serviço e da promoção. Disseram-me que ia ser contactado entre o 28/11 e o 29/11.

Como ninguém me contactou até as 10h00 do dia 29/11, preocupado, liguei novamente para o mesmo serviço para ter novidades.

Recebi apenas, depois, um email informando que não posso mais usufruir da promoção da Black Friday (oferecida entre os dias 18/11/22 - 28/11/22) porque a renovação da minha subscrição foi recusada pelo método de pagamento no dia 27/11/2022. Liguei novamente duas vezes para o apoio para falar direitamente com um responsável superior. Responderam-me que o responsável superior ia me contactar durante o dia 29/11, mas recebi apenas um mail dia 30/11 indicando «Informamos que todos os esclarecimentos dados sobre o seu caso, após analise pela equipa PSN, foram dados dia 29/11/2022. Mais informamos que não vemos razão para uma chamada de supervisor, já que, todos os esclarecimentos já foram dados.»
Data de ocorrência: 28 de novembro 2022